Blog
Levels of high
5 min

Quanto tempo dura o efeito da cannabis e quão intenso pode ser

5 min

Se não costuma consumir marijuana, ou se é a primeira vez que a utiliza, provavelmente questiona-se sobre quanto tempo irá durar o efeito e qual será a sua intensidade. Na realidade, estes aspetos variam consideravelmente, dependendo de vários fatores. Neste artigo, vamos analisar os principais fatores que influenciam a duração e intensidade do efeito, para que possa desfrutar da experiência de forma segura.

Se ainda não está familiarizado com a canábis, pode pensar que o efeito de estar "pedrado" é igual para todas as pessoas. No entanto, à medida que observa mais gente a experimentar esta planta, rapidamente percebe que não é bem assim. Tal como acontece com as pessoas e com as próprias plantas de canábis, os efeitos podem variar bastante. Duas pessoas podem consumir exatamente a mesma quantidade da mesma erva e vivenciar sensações completamente diferentes.

Então, como saber de que forma vai reagir ao consumir canábis, ou como irá reagir alguém que conhece? Como pode estimar a duração e intensidade do seu efeito? O que poderá sentir nos diferentes estados de estar "pedrado"? Vamos abordar todas estas questões e esclarecer outras ao longo deste artigo.

diferentes níveis de estar pedrado

Quanto tempo dura o efeito da canábis?

Duração do efeito da canábis

A verdade é que não existe uma resposta exata para esta pergunta. Cada pessoa é única, com um organismo e um estilo de vida diferentes, o que influencia a forma como processamos substâncias e absorvemos nutrientes. Por isso, o efeito da canábis pode durar mais tempo em algumas pessoas do que noutras. De uma forma geral, fumar tende a provocar alterações percecionáveis apenas durante algumas horas. Já os comestíveis de canábis normalmente prolongam o efeito, durando pelo menos o dobro do tempo.

Nível de tolerância do consumidor

O primeiro, e talvez o mais relevante fator, será a tua tolerância ao THC. Se estás no início da tua experiência e deste apenas algumas passas numa variedade de potência média, é provável que o efeito dure até três horas. Por outro lado, quem fuma todos os dias não sente este impacto da mesma forma. Mesmo que consumam mais do que tu, o efeito não costuma prolongar-se por mais de algumas horas. O mesmo se aplica aos comestíveis, mas, neste caso, o tempo de efeito geralmente duplica.

Teor de THC

Outro elemento fundamental a ter em conta é a quantidade de THC presente no que está a consumir, seja fumar ou ingerir, pois quanto maior for o teor de THC, mais prolongado será o efeito. Se é um consumidor ocasional e escolhe uma variedade com cerca de 15% de THC, como a Royal Dwarf, o efeito típico dificilmente ultrapassará as duas horas. No entanto, a mesma pessoa pode sentir-se sob o efeito durante três a quatro horas se optar por um produto como a Banana, cuja concentração de THC ronda normalmente os 28%.

História relacionada

As 10 variedades de canábis mais fortes e potentes

Método de consumo

CONSUMPTION METHOD

Pode parecer que estamos apenas a falar de fumar versus ingerir canábis, mas a questão é mais complexa. Na verdade, até entre os diferentes tipos de fumo existem distinções. Por exemplo, charros e blunts proporcionam efeitos quase imediatos, que podem durar entre 1,5 e 2 horas. No entanto, os blunts tendem a ser mais intensos devido ao seu tamanho maior e à presença do papel de tabaco. Fora isso, a experiência é bastante semelhante.

História relacionada

Joints, blunts e spliffs: quais são as diferenças?

Os bongs levam a rapidez dos charros e blunts ainda mais além. Aqui, consome-se a quantidade equivalente a várias passas de um charro de uma só vez, o que resulta numa moca intensa e duradoura, que pode estender-se até cerca de três horas.

Depois, entramos no universo das canetas vaporizadoras e dos concentrados, também conhecidos como "dabs". Para além do efeito quase imediato, estes concentrados apresentam níveis de potência entre os 65% e os 85%. Apesar de normalmente se utilizar pequenas doses, é fácil consumir demasiado. O efeito pode prolongar-se entre três e seis horas.

Naturalmente, os comestíveis proporcionam o efeito mais prolongado de todos. Podem demorar até duas horas a fazer sentir os primeiros efeitos, mas, quando o fazem, a sensação dura. Em doses elevadas, até consumidores frequentes poderão sentir-se sob efeito durante mais de seis horas. Quem consome ocasionalmente pode continuar sob o efeito durante até doze horas.

Quantidade consumida

QUANTIDADE CONSUMIDA

Isto é bastante simples de compreender. Se consumir apenas o necessário para sentir um ligeiro efeito, a duração do seu estado alterado será mais curta. Se, pelo contrário, exagerar ao ponto de mal conseguir levantar-se, é provável que o efeito dure bem mais tempo.

INTERAÇÕES COM CERTOS ALIMENTOS E BEBIDAS

Os canabinóides são lipofílicos, ou seja, têm afinidade com gorduras. Embora este fator não seja o mais determinante, influencia a forma como o organismo absorve estas substâncias. Se consumiu alimentos ricos em gordura, parte do THC será absorvido e, por isso, o efeito poderá ser menos intenso. No entanto, com o estômago vazio, a experiência pode prolongar-se e ser mais duradoura. Além disso, beber álcool enquanto consome cannabis também pode intensificar e prolongar os efeitos, embora não recomendemos esta combinação, sobretudo se não tem experiência prévia com a planta — especialmente o consumo excessivo de álcool.

Os diferentes níveis de estar sob o efeito

OS DIFERENTES NÍVEIS DE PEDRADA

Agora que já sabes quanto tempo pode durar o efeito, está na altura de abordar o quão tranquilo ou intenso pode ser estar pedrado. Provavelmente já ouviste alguns destes termos a serem usados de forma semelhante, mas, na verdade, há nuances entre eles, que podem variar consoante a pessoa.

SENSIBILIDADE

Esta expressão também é utilizada entre quem bebe, mantendo o mesmo significado em ambos os contextos. Já não estás sóbrio, nem deves conduzir, mas consegues manter algum controlo. A música soa melhor, a comida parece mais saborosa e até o dia parece mais luminoso.

ALTERADO

HIGH Cannabis

Estar ligeiramente animado já é divertido, mas é nesta fase que a verdadeira festa começa. É aqui que vais começar a rir-te com pequenas coisas, a perder-te nos teus pensamentos e a sentir aquela típica fome repentina. Também convém não esqueceres de beber água com frequência a partir deste momento, porque a boca seca pode ser incómoda e a desidratação não é saudável. O termo "high" pode ser usado de várias maneiras, e "lit" é uma expressão bastante comum para descrever este estado.

PEDRADO

Quando imagina aquele consumidor típico de cannabis relaxado no sofá (ou um hippie num festival de música), provavelmente já chegou à fase de estar completamente "mocado". Normalmente, este estado está associado a variedades indica, mas pode acontecer com qualquer tipo, desde que o efeito seja suficientemente intenso. A partir daqui, as vontade de petiscar aumentam drasticamente e é normal tropeçar nas palavras. Os sentidos ficam apurados: todas as músicas parecem incríveis e qualquer refeição sabe a um verdadeiro banquete.

Outras gírias para este estado incluem "arrasado", "completamente fora", "nas nuvens" ou até "rebentado".

História relacionada

5 variedades de canábis que vão mesmo abrir-lhe o apetite

COMPLETAMENTE MOCADO/QUEIMADO

BAKED/BLAZED Cannabis

Se alguma vez conversaste com um amigo sob o efeito de cannabis e reparaste que ele não prestava atenção ao que dizias, mesmo olhando-te e acenando, provavelmente estava completamente "baked" ou colado ao sofá. É aquela fase em que passas de estar sentado para te deitares confortavelmente no sofá. De petiscar qualquer coisa, passas a devorar tudo o que houver na despensa. Quando chegares a este ponto, o melhor é parares de fumar. Se foi um comestível que consumiste, não terás outro remédio senão esperar que passe. Nesta fase, também se costuma dizer que a pessoa está completamente "cozida".

QUEIMADO

Por fim, este estado não está tanto relacionado com o que sentes no momento, mas sim com a forma como te sentes depois de um efeito intenso. Provavelmente já terás adormecido quando chegares a este ponto, ainda que nem sempre seja o caso. No entanto, o verdadeiro desconforto costuma surgir no dia seguinte. Se estiveres mesmo exausto após uma sessão prolongada, é provável que enfrentes aquilo a que muitos chamam popularmente de "ressaca de canábis". Podes sentir uma ligeira dor de cabeça, dificuldade em voltar a adormecer depois de acordares e, por vezes, náuseas. Não desesperes; estes sintomas costumam desaparecer após algumas horas de descanso e uma refeição.

Recuperar de um efeito de canábis

RECUPERAR DE UM EFEITO DE CANNABIS

Depois de um dia animado a experimentar diferentes sensações com cannabis, é natural sentir-se cansado e pronto para uma boa noite de descanso. Provavelmente sentirá uma sensação de bem-estar, satisfação, e até a realização de uma aventura produtiva (com um toque de humor). Seja como for, esta é a altura ideal para comer um snack saudável e, de seguida, deitar-se e desfrutar de algum tempo de qualidade com a sua almofada, rumo ao mundo dos sonhos.

Luke Sumpter
Luke Sumpter
Detentor de uma licenciatura em Ciências da Saúde Clínica, Luke Sumpter dedica-se há mais de sete anos ao jornalismo e à escrita, explorando a ligação entre a ciência e o mundo da canábis, unido pela sua paixão pelo cultivo de plantas.
Efeitos Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa