7 razões para usar incenso
O incenso não tem de ser reservado apenas a rituais religiosos ou momentos de introspecção. Pode ser utilizado em casa, no escritório ou simplesmente para disfarçar odores indesejados. Nunca houve melhor altura para explorar as potencialidades do incenso e, como verá, queimar incenso pode tornar muitas atividades mais agradáveis.
Embora o budismo, o hinduísmo e o cristianismo tenham recorrido ao incenso para atrair boa sorte ou agradar uma divindade, os benefícios do incenso vão muito além dessas práticas. O que muda é que muitos líderes espirituais já conheciam o poder de queimar incenso muito antes de a ciência conseguir explicar os seus efeitos.
Queimar incenso traz mais benefícios do que imagina
O nosso olfato está diretamente ligado ao cérebro, não existindo qualquer barreira entre um e outro. Por isso, basta um aroma para sermos instantaneamente transportados para um lugar, uma memória ou até mesmo para recordar alguém. Os cheiros conseguem igualmente despertar a imaginação, permitindo-nos idealizar situações que nunca vivemos. Mesmo quando utiliza incenso de forma prática, em vez de espiritual, o aroma libertado é muito mais agradável do que o de humidade ou fumo antigo, por exemplo.
Para além disso, acender incenso pode trazer uma energia renovada a diversas atividades do dia a dia.
MEDITAÇÃO
A meditação é, sem dúvida, uma das primeiras atividades a beneficiar com o uso de incenso. O objetivo principal da meditação é esvaziar a mente, concentrando-se num elemento sereno e constante. Este ambiente propício intensifica os sentidos, permitindo notar até as mais pequenas mudanças ao nosso redor. Para elevar a sua prática meditativa, experimente queimar Aastha Nag Champa ou Goloka Nag Champa Dhoop.
Ambos provenientes da Índia, berço da tradição de queimar incenso, o Aastha Nag Champa destaca-se pelas suas notas florais que eliminam odores desagradáveis, criando um espaço limpo e propício à concentração total. Já o Goloka Nag Champa Dhoop é igualmente eficaz a neutralizar cheiros e oferece um aroma agradável, ideal para centrar a mente durante a meditação. Estes aromas tradicionais, usados há séculos em rituais hindus, são sinónimo de espiritualidade e confiança comprovada ao longo do tempo.
Relaxamento e sono
Desfrutar de uma noite tranquila ou de momentos de relaxamento é algo que todos valorizamos. Embora a tecnologia moderna tente, muitas vezes, perturbar este equilíbrio, o incenso pode ser um excelente aliado para recuperar o bem-estar. Tal como certos aromas ajudam a concentrar-se durante a meditação, também podem facilitar o abrandar da respiração e, consequentemente, do ritmo cardíaco.
Queimar incenso é uma prática versátil e pode ser facilmente combinada com outras actividades relaxantes, como um banho quente ou ouvir uma seleção de música calma. Se estiver indeciso quanto à fragrância a escolher, a lavanda é uma excelente opção. Esta planta contém linalol, um terpene conhecido pelo seu efeito relaxante e sedativo natural, sendo perfeito para usar antes de dormir.
Os benefícios do linalol têm comprovação científica, o que faz com que o relaxamento com incenso vá muito além de tradições antigas — é, de facto, uma ferramenta essencial para reequilibrar o bem-estar mental numa era dominada pela tecnologia.
Como encontrar inspiração e dar asas à criatividade
Já pensou como pode ser curioso o facto de nunca ter visto cerejeiras em flor, mas que um aroma semelhante seja capaz de despertar imagens vívidas na sua mente? Não importa se a imagem criada corresponde exatamente à realidade. O importante é que uma fragrância ativa a imaginação e pode dar origem a novas ideias ou conceitos. Visto deste prisma, utilizar incenso para estimular a criatividade torna-se uma escolha natural. Quem trabalha todos os dias no mesmo sítio, ou passa o tempo em casa rodeado pelas mesmas paredes, sabe como pode ser difícil encontrar inspiração quando mais precisa dela.
O aroma tem o poder de transportar a nossa mente para lugares onde não estamos fisicamente. Assim, conseguimos libertar-nos da rotina e usar essas sensações para incentivar a criatividade. O Palo Santo, uma árvore típica da América do Sul, é um dos melhores exemplos disso. Bastante usado em cerimónias de Ayahuasca, este aroma é valorizado pelas suas propriedades reenergizantes.
Fazer amor
Desde tempos ancestrais, o olfacto desempenha um papel fundamental nos rituais de sedução e na atração entre parceiros. Apesar de o processo de encontrar um companheiro se ter tornado mais complexo ao longo dos séculos, no essencial, continua a reger-se pelos mesmos princípios básicos. O aroma pessoal tem o poder de aguçar o desejo, despertar pensamentos agradáveis e criar o ambiente perfeito para o romance.
Para além de nos permitir focar totalmente na pessoa amada, recorrer a certos perfumes pode ajudar-nos a aceder aos nossos instintos mais básicos. O incenso aromatizado com almíscar penetra profundamente nesses impulsos mais primitivos do ser humano. Originalmente, o almíscar era uma essência extremamente rara, extraída das glândulas reprodutivas de mamíferos. Apesar de isolado não ser propriamente agradável, o incenso Sai Baba Nag Champa alia o almíscar a óleos, flores e outras ervas naturais, criando uma combinação harmoniosa e envolvente.
Purificação do seu espaço habitacional
Não há sensação que se compare a uma boa renovação do nosso espaço. Seja ao deitar fora roupas antigas, reorganizar livros e filmes ou transformar completamente uma divisão, o ambiente revitalizado é verdadeiramente revigorante. Contudo, há um detalhe essencial que não deve ser esquecido: o aroma do espaço.
O olfacto tem um poder incrível; é capaz de nos transportar para memórias e lugares do passado num instante. Depois de tanto esforço a redecorar, não há nada pior do que ser lembrado do antigo pelo cheiro que ficou para trás. Para completar a renovação física, é fundamental dar também uma nova energia ao ambiente. A sálvia branca, tradicionalmente usada pelos povos nativos americanos, é reconhecida pela sua capacidade de purificar e abençoar espaços, além de eliminar odores indesejados. Na próxima vez que desejar purificar a sua casa, experimente o incenso de sálvia branca e desfrute de um espaço com uma energia completamente renovada.
Yoga
O yoga é reconhecido como uma prática que promove tranquilidade e harmonia interior. Contudo, para quem ainda não domina posturas como o gato, a respiração vitoriosa ou a torção bharadvaja, encontrar a concentração certa pode ser um desafio. A música, por vezes, é demasiado intensa e acaba por distrair em vez de ajudar. O mesmo acontece com perfumes fortes ou fragrâncias artificiais, que podem encobrir o odor do esforço, mas acabam por prejudicar a concentração fundamental para desenvolver flexibilidade.
Talvez já tenha percebido qual é a alternativa perfeita—o incenso. Discreto e sem nunca causar distração, o incenso cria uma atmosfera agradável e é frequentemente utilizado em sessões de yoga para potenciar a concentração. O incenso Nag Champa tem uma longa tradição associada a práticas de meditação, rituais espirituais e sessões de yoga, sendo altamente valorizado pela sua qualidade. Felizmente, não é preciso viajar até à Índia para experimentar o poder revigorante do Ajaro Nag Champa durante a prática de yoga. Ideal para todos os níveis, proporciona a clareza e o foco necessários para atingir as posturas mais exigentes.
Aumentar a positividade
Praticamente todas as religiões partilham a ideia de energias positivas ou de karma. Oferecer presentes, cultivar o altruísmo ou manter uma atitude positiva perante a vida são formas de espalhar aquilo que também recebemos de volta. Se a rotina de trabalho, o tráfego caótico e o barulho dos vizinhos têm minado o seu otimismo, talvez esteja na altura de recuperar alguma energia positiva—e rápido.
Uma forma simples, eficaz e relaxante de atrair boas energias é queimar incenso. No entanto, não é qualquer incenso que serve. Para beneficiar verdadeiramente, escolha Nag Champa que contenha sândalo na composição. Esta madeira é considerada sagrada na Índia e é usada para abençoar, purificar e curar. O incenso de sândalo ainda hoje é utilizado para consagrar altares e invocar boas influências—algo de que todos precisamos. Desligue a televisão e coloque o telemóvel em silêncio. Após escolher um espaço para serenar, dedique alguns minutos a respirar o aroma reconfortante do sândalo.
Repita mentalmente pensamentos positivos e, se alguma vez duvidar do poder do karma, lembre-se desta frase: se o mereço, o universo irá conceder-mo.
-
4 min 10 Maio 2021 O incenso deixa-o sob efeito? Os pauzinhos de incenso contêm uma variedade de ingredientes de origem vegetal, muitos deles ricos em fitoquímicos—como os terpenos—capazes de provocar mudanças subtis na consciência humana. No...
-
3 min 8 Setembro 2020 Como fazer incenso de ervas para criar um ambiente relaxante... Como fazer paus de incenso Fazer paus de incenso é um processo simples. Basta seguir as nossas instruções para criar peças incríveis que vão perfumar o ambiente com aromas únicos.
-
2 min 6 Novembro 2017 O melhor incenso para relaxamento e sono Na Zamnesia, oferecemos uma vasta seleção de ervas. O incenso herbal é uma opção segura e económica para relaxar. Descobre as nossas melhores opções de incenso para acalmar a mente, o corpo e o...
-
1 min 8 Janeiro 2016 As origens do incenso Nag Champa Nag Champa é uma mistura exclusiva de ervas utilizada para criar aquele aroma icónico de incenso. A sua utilização é tão comum que o próprio cheiro se tornou praticamente sinónimo de incenso –...