Blog
Stoner Snacks in Amsterdam
6 min

Top 20 snacks para experimentar em Amesterdão quando bate a fome

6 min

Amesterdão é mundialmente conhecido pela sua relação com a cannabis. Mas, quando passeias pelas suas ruas encantadoras e começas a sentir os efeitos, aparece aquela fome irresistível. Quer te apeteça algo doce ou salgado, temos sugestões para ti! Descobre a nossa seleção dos melhores petiscos típicos de Amesterdão — perfeitos para saborear enquanto estás sob o efeito.

Nota do editor: Esperamos que gostes destas sugestões de snacks para quando estás pedrado! Todas foram escolhidas de forma independente pelos nossos redatores e colaboradores que vivem na fabulosa cidade de Amesterdão. Para que saibas, a Zamnesia não recebe qualquer compensação por recomendar estes produtos ou marcas — simplesmente apreciamo-los verdadeiramente!

A expressão “Quando em Amesterdão…” já é do conhecimento geral. Escolheste uma variedade premium de erva num dos muitos coffeeshops que tornaram a capital holandesa famosa. À medida que o efeito relaxante se instala, aproveitas o ambiente vibrante da cidade e as vistas para os canais. Mais cedo ou mais tarde, porém, começas a sentir fomes e só pensas em comer.

Está na altura de procurar uns verdadeiros petiscos! Felizmente, existem muitos clássicos holandeses e especialidades locais ideais para satisfazer os desejos quando estás sob o efeito. A nossa lista das 20 melhores sugestões vai inspirar-te a escolher algo doce ou salgado para trincar.

20. Um Broodje Hans no De Kaasboer

Os habitantes e trabalhadores da zona dirigem-se ao De Kaasboer para provar o famoso "broodje Hans" (a sandes do Hans) à hora de almoço. Esta delícia, dedicada ao proprietário Hans, consiste num pão quente recheado com spianata calabrese, um salame italiano picante. Leva ainda queijo, tomate, rúcula e pimentos. Irresistível! Prove esta iguaria na Tweede Tuindwarsstraat 3.

19. O grande clássico nacional: Queijo holandês

Snacks de Amesterdão: Queijo holandês

Não é por acaso que a Holanda é mundialmente reconhecida pelo seu queijo — ele é, simplesmente, irresistível! Em Amesterdão, encontrará inúmeras lojas tradicionais de queijo, mas também poderá saborear uma seleção destes queijos nos menus de snacks de muitos bares. Experimente queijos maturados, Edam, Gouda ou até mesmo queijo fumado e delicie-se com o sabor típico holandês.

18. Gelado premiado

Sacie o desejo por algo doce com um refrescante sorbet numa geladaria local. A IJscuypje é uma reconhecida geladaria holandesa, com várias lojas espalhadas por Amesterdão, onde pode experimentar sabores típicos do país, como bitterkoekjes ou speculaas. Se preferir um autêntico gelado italiano, visite as premiadas Monte Pelmo ou Massimo, na zona de Jordaan.

17. Um clássico incontornável: tarte de maçã holandesa

Amsterdam Stoner Snacks: Dutch Apple Pie

Praticamente todos os cafés e restaurantes dos Países Baixos têm tarte de maçã (appeltaart) na ementa. Esta especialidade holandesa é tão apreciada aqui como noutros países, distinguindo-se pela sua massa amanteigada e recheio generoso de maçã com canela. Nas pastelarias mais reputadas encontra versões requintadas, mas até as mais acessíveis, à venda em supermercados como o Albert Heijn, são surpreendentemente saborosas.

16. Bolachas deliciosas da Van Stapele Koekmakerij

Se é fã de bolachas, não pode mesmo deixar de passar nesta pastelaria! A Van Stapele Koekmakerij prepara as bolachas mais deliciosas da cidade. Às vezes, há uma pequena fila à porta do edifício histórico na Heisteeg 4, mas os biscoitos de chocolate macio com um irresistível recheio de chocolate branco derretido valem bem a espera.

15. Salsicha fumada holandesa — Rookworst

Snacks para apreciadores em Amesterdão: Rookworst

Os americanos têm o cachorro-quente. Os alemães, a currywurst. Já os neerlandeses destacam-se com o seu sucesso nacional: a rookworst. Esta salsicha fumada tradicional está disponível em qualquer talho local, mas é nas lojas HEMA que, dizem, se encontra a mais saborosa de todas. Existem várias lojas HEMA espalhadas por toda a cidade.

14. O sonho de qualquer amante de chocolate: Tony’s Chocolonely

O chocolate é o prazer irresistível de muitos de nós e sabe ainda melhor quando estamos descontraídos. A marca holandesa Tony’s Chocolonely permite-lhe saboreá-lo sem culpa, já que produz as suas tabletes de forma ética, com cacau 100% livre de exploração laboral. Encontre estas barras coloridas na maioria dos supermercados. Sugerimos vivamente o sabor de caramelo e flor de sal!

13. Fast food diretamente da parede

Snacks de Amesterdão: Fast food diretamente da parede

Como assim? É verdade, leu bem. Desde os anos 60 que a cadeia de snack-bars FEBO permite que retire o seu petisco diretamente da parede. Os clássicos holandeses, como o kroket ou a frikandel, ficam expostos em compartimentos de vidro nas paredes. Basta inserir uma moeda na ranhura para abrir uma das pequenas portas e escolher o seu snack.

12. Fast food sem carne na VJFB

Se está com "fome de leão" após fumar, nada apetece mais do que um pouco de comida de conforto. Em vez de apostar nos típicos petiscos gordurosos, porque não experimentar uma opção "menos pesada" no VJFB? O "Vegan Junk Food Bar" tem já quatro espaços em Amesterdão e é conhecido pelas suas alternativas vegetarianas: prove shoarma sem carne, hambúrgueres ou nuggets, numa carta cheia de sabores que vão surpreender o paladar.

11. Mini panquecas holandesas—Poffertjes

Amsterdam Stoner Snacks: Poffertjes

Este doce típico holandês é presença obrigatória em praticamente todas as ruas do centro de Amesterdão. No entanto, a melhor experiência é provar poffertjes acabados de fazer numa banca de mercado. Estes pequenos e fofos panquecas são servidos com açúcar em pó e xarope de caramelo, permitindo-te terminar a tua dose de doçura da melhor forma.

10. Faz uma paragem no Maoz Vegetarian

O Maoz Vegetarian é uma conhecida cadeia de restaurantes de falafel, presente em vários pontos da cidade. Aqui, entregam-lhe um pão grande, já com alguma falafel, para que possa completar ao seu gosto na salada bar, repleta de opções frescas, e escolher o molho que preferir. Pode rechear com couve, cebola, pimentos e outros ingredientes a seu gosto.

9. Explosão de doçura: Freakshakes

Snacks para fumadores em Amesterdão: Freakshakes

Às vezes, um batido tradicional não chega para acalmar a gula. Se quiseres ir mais longe, experimenta pedir um freakshake no REE7, SNCKBR, Corner Bakery ou Bulls and Dogs. Estes batidos extragrandes vêm cobertos com todo o tipo de gulodices: donuts, chocolates, bolachas e rebuçados, tudo junto para uma explosão de sabor.

8. Comida de alma do Suriname — Roti

O Suriname, localizado na América do Sul e antigo território sob domínio neerlandês, encontra-se refletido nos variados restaurantes e pequenos espaços de restauração espalhados pela cidade. Aproveite para descobrir pratos autênticos como o pom ou o roti, verdadeiras iguarias que são sinónimo de conforto e sabor. Seja numa refeição completa ou num sanduíche quente, também disponíveis para levar, delicie-se com esta cozinha exótica.

7. Kibbeling — peixe frito à moda neerlandesa

Amsterdam Stoner Snacks: Kibbeling

Outro petisco tradicional holandês, muito apreciado e que sabe ainda melhor quando comprado diretamente numa banca de rua ou numa praça central da cidade, é o famoso peixe panado e frito conhecido como kibbeling. Em muitos dias, pode encontrar este snack em plena Praça Dam, no coração de Amesterdão. Normalmente feito com bacalhau, é servido acompanhado de um molho cremoso à base de maionese e alho.

6. Uma sanduíche do amor da Gouden Tent

Ao passear pelo mercado Ten Kate, vai encontrar inúmeras iguarias irresistíveis. No entanto, o famoso broodje liefde (sanduíche do amor) da Gouden Tent merece especial destaque. Esta delícia combina tudo o que precisa para satisfazer o apetite: falafel, molho de hummus com legumes grelhados, patê de beringela, alface, tomate, jalapeños e tzatziki.

5. Um pouco estranho, mas delicioso — Kapsalon

Amsterdam Stoner Snacks: Kapsalon

A origem deste prato inusitado é alvo de muitos debates, mas há algo em que todos concordam: é irresistível quando apetece um petisco rápido. Em qualquer snack-bar de inspiração oriental, podes pedir kapsalon. Esta iguaria consiste numa base de batatas fritas, coberta com carne de döner ou shoarma, além de queijo derretido e outros ingredientes a gosto.

4. Uma oferta interminável na mercearia noturna da vizinhança

Em Amesterdão existem algumas lojas nocturnas, mas a Sterk destaca-se claramente pelo seu tamanho e variedade. Situada na De Clercqstraat 7, está aberta até tarde, sendo possível encontrar quase tudo—desde snacks doces e salgados, gelados, produtos de pastelaria e até pratos quentes ao estilo delicatessen. Durante a semana encerra à 1h da manhã, enquanto à sexta e sábado está aberta até às 3h.

3. As melhores batatas fritas em Amesterdão

Snacks para fumadores em Amesterdão: batatas fritas

O Vleminckx Sausmeesters é um verdadeiro tesouro escondido numa rua secundária no coração de Amesterdão. É fácil passar despercebido, não fosse a fila que se estende pela esquina. Desde 1887, as suas batatas fritas são um sucesso absoluto. Mas não fique só pela nossa opinião, prove e tire as suas próprias conclusões. Simplesmente as melhores batatas fritas e molhos da cidade!

2. Delicie-se num buffet de doces

Desperte a sua criança interior e visite lojas como a Jamin ou a Candy Freaks, onde as prateleiras estão repletas de caixas com todo o tipo de guloseimas. Pegue num saco e encha-o com os seus doces preferidos. O valor a pagar será calculado pelo peso no momento de passar na caixa.

1. O irresistível doce holandês—Stroopwafels

Snacks de Amesterdão: Stroopwafels

Os tradicionais stroopwafels existem desde 1810 e rapidamente se tornaram um dos doces mais apreciados dos Países Baixos. São compostos por duas bolachas finas tipo waffle com um recheio de caramelo no meio. Pode encontrá-los à venda em qualquer supermercado, mas nada se compara ao sabor daqueles ainda quentes vendidos nas típicas bancas de stroopwafels. A mais famosa está no mercado Albert Cuijp. Se quiser experimentar uma versão mais requintada, visite a Van Wonderen.

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Notícias Principais listas
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa