
5 medicamentos que podem melhorar o foco, aumentar a concentração e ajudar nos estudos
Cansado de se sentar à secretária e ver o aborrecimento aumentar enquanto a atenção se perde algures online? Então, esta lista de substâncias pode ser a solução. Estes compostos ajudam a melhorar o foco, aumentar a concentração e podem até estimular a criatividade.
Já alguma vez se sentou à secretária a tentar escrever um trabalho ou uma tarefa e sentiu aquela vontade constante de fazer qualquer outra coisa? Como se o seu cérebro insistisse que a procrastinação era uma opção muito mais apelativa do que concluir aquilo que tem em mãos?
Não há dúvida de que fazer uma pausa merecida durante períodos de trabalho intenso é benéfico, mas se a sua concentração está sempre a desaparecer ao ponto de optar sistematicamente pelo alívio imediato de procrastinar, talvez valha a pena procurar uma ou duas substâncias que ajudem a melhorar o foco, aumentar a atenção e, em última análise, elevar a qualidade e a quantidade do seu trabalho.
Há muitos motivos que podem dificultar a sua capacidade de concentração durante longos períodos, sendo que, por vezes, basta estar exausto ao final de um dia comprido. Se percebe que o seu foco se está sempre a perder e acha que seria vantajoso aumentar a produtividade e o tempo de trabalho, veja as substâncias sugeridas abaixo — podem muito bem levar o seu desempenho nos estudos a um novo patamar.
YERBA MATÉ
O yerba mate é um chá tradicional da América do Sul, preparado a partir das folhas e dos caules da árvore Ilex paraguariensis. Esta infusão é normalmente servida numa pequena taça, conhecida como "mate", com água quente e uma palhinha metálica.
Yerba mate funciona como estimulante e energizante graças ao seu teor de cafeína, mas também contém teobromina, responsável por um efeito estimulante mais suave.
Este chá é, ainda, uma fonte rica de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos. Relatos de consumidores referem que estes compostos ajudam a equilibrar o efeito provocado pela cafeína, tornando a energia proporcionada pelo yerba mate menos intensa do que aquela que habitualmente se associa ao café e a outras bebidas altamente cafeinadas. Por isso, o yerba mate é frequentemente escolhido como uma excelente alternativa enquanto se estuda, já que potencia a concentração sem provocar nervosismo ou ansiedade.
BRAIN-E
Brain-E é uma fórmula em cápsulas criada para potenciar as capacidades cognitivas durante várias horas. Entre os principais componentes desta combinação destacam-se a colina, o extrato de casca de salgueiro-branco, a cafeína e um complexo de aminoácidos. A seguir, analisamos de perto alguns destes ingredientes e como podem impulsionar o teu desempenho nos estudos.
-
COLINA
A colina é um nutriente fundamental para o organismo humano. Para além disso, parece desempenhar um papel relevante no desempenho cognitivo, sendo precursora do neurotransmissor acetilcolina e associando-se à diminuição das capacidades cognitivas em situações de perda de neurónios colinérgicos.
Um artigo intitulado "The relation of dietary choline to cognitive performance and white-matter hyperintensity in the Framingham Offspring Cohort", publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, analisou a relação entre o consumo alimentar de colina e a função cognitiva. Os autores confirmaram que uma maior ingestão deste nutriente está relacionada com uma melhoria do desempenho cognitivo.
-
CAFEÍNA
A cafeína é também um dos principais componentes desta fórmula para potenciar as capacidades cerebrais – e não é por acaso. Todos conhecem bem o efeito estimulante da cafeína, muitas vezes obtido através de uma chávena de café – um verdadeiro aliado quando é preciso melhorar o foco durante períodos de estudo ou trabalho intenso. Porém, os benefícios da cafeína podem ir para além do simples aumento da atenção e abranger até a melhoria da memória.
Segundo um artigo publicado na revista Nature, intitulado "Post-study caffeine administration enhances memory consolidation in humans", a cafeína poderá ter um impacto positivo na consolidação da memória. Embora os autores ressalvem que ainda não são conhecidos os efeitos a longo prazo desta substância na memória, sugerem que a cafeína pode melhorar o desempenho da memória até 24 horas após a sua ingestão. Este efeito merece ser considerado durante sessões de revisão e poderá ser uma excelente ajuda na preparação para exames ou tarefas profissionais exigentes.
Noz de cola
A noz de cola provém da árvore de cola, pertencente ao género Cola, nativa das florestas tropicais do continente africano.
As nozes de cola possuem cafeína e teobromina, funcionando como estimulantes naturais que ajudam a manter a concentração durante o estudo, a leitura ou a escrita. Estes frutos também contribuem para acelerar o metabolismo e favorecer a digestão, além de poderem reforçar o sistema imunitário.
Microdosagem de cogumelos
A microdosagem de cogumelos mágicos está a tornar-se cada vez mais popular a cada ano que passa. Até mesmo inovadores e empreendedores em Silicon Valley, nos Estados Unidos, estão a recorrer a esta técnica para ganhar vantagem sobre a concorrência.
Como o próprio nome indica, o conceito de microdosagem é bastante simples. Fica no extremo oposto da chamada dose “heróica”, esta sim capaz de proporcionar experiências psicadélicas intensas. Com a microdosagem, o objetivo é consumir uma quantidade tão pequena que não se registam efeitos alucinatórios. É aquilo que se designa por dose "subperceptível".
Em vez de desencadear uma viagem, a microdosagem de cogumelos pode ser um excelente apoio na concentração durante os estudos. Os benefícios geralmente apontados passam por maior criatividade, níveis de energia superiores e um incremento na capacidade de foco.
UMA CIÊNCIA À MARGEM
Apesar de existirem poucos estudos reconhecidos sobre o universo da microdosagem, o Dr. James Fadiman, autor de "The Psychedelic Explorer’s Guide", tem recolhido relatos de pessoas que praticam a microdosagem há vários anos. Até agora, os testemunhos recolhidos indicam resultados extremamente positivos.
Fadiman recomenda uma rotina de microdosagem com a seguinte estrutura: tomar uma microdose ao domingo, observar os efeitos residuais na segunda-feira e fazer uma pausa na terça. Depois, tomar nova microdose na quarta-feira e voltar a observar os efeitos residuais na quinta. Sexta e sábado servem para descanso. Este processo deve ser repetido durante um ciclo de 10 semanas, seguindo o seu quotidiano habitual e anotando os efeitos sentidos.
No que diz respeito à dosagem de cogumelos mágicos, considera-se que uma microdose ronda normalmente os 0,2-0,5g, embora tudo dependa do peso corporal e da sensibilidade individual à substância. A microdosagem pode funcionar como um impulso à criatividade e concentração, especialmente para quem se dedica ao estudo intenso ou à investigação.
Variedades sativa de canábis
Quem já tem alguma experiência com o consumo recreativo de canábis reconhece facilmente as grandes diferenças de efeito entre as várias variedades disponíveis. De forma geral, a canábis divide-se entre dois grandes tipos de variedades: indica e sativa. Existem ainda híbridos, que resultam da combinação destas duas subespécies em proporções variadas.
Para quem não está familiarizado, indica e sativa dizem respeito a duas subespécies da planta Cannabis sativa. As plantas indica têm um porte mais baixo, são mais densas e apresentam folhas largas, semelhantes a leques. Já as sativas são mais altas, esguias e com folhas finas. No entanto, as diferenças entre estas subespécies vão muito além dos aspetos físicos.
Os efeitos sentidos ao consumir cada uma são distintos, o que é determinante na escolha das melhores variedades para estudar e manter a concentração durante longos períodos.
Pode surpreender alguns descobrir o potencial da canábis enquanto auxílio ao estudo, já que normalmente é associada ao relaxamento, tranquilidade, ou até letargia. Estas caraterísticas estão de facto mais ligadas às variedades indica, responsáveis pelo chamado efeito “pedrado”, sendo, por isso, mais adequadas para momentos de relaxamento noturno.
As variedades sativa produzem efeitos opostos e são ideais para uso diurno, permitindo melhorar a atenção e foco. As sativas são apreciadas por induzirem sensações energéticas, positivas e motivadoras, frequentemente descritas como uma "onda" revigorante.
Embora possa parecer estranho para alguns, escolher a variedade certa e preparar um cigarro ou cachimbo pode, de facto, aumentar a produtividade durante sessões de estudo.
- Borota, Daniel, Murray, Elizabeth, Keceli, Gizem, Chang, Allen, Watabe, Joseph M, Ly, Maria, Toscano, John P, Yassa, & Michael A. (2014, Fevereiro). Post-study caffeine administration enhances memory consolidation in humans | Nature Neuroscience - http://www.nature.com
- Poly C, Massaro JM, Seshadri S, Wolf PA, Cho E, Krall E, Jacques PF, & Au R. (2011 Dec). The relation of dietary choline to cognitive performance and white-matter hyperintensity in the Framingham Offspring Cohort. - PubMed - NCBI - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
-
5 min 7 Novembro 2024 Tudo o que precisa de saber sobre microdosagem de... Actualmente, há uma crescente curiosidade em experimentar a microdosagem, mesmo entre pessoas que, habitualmente, rejeitam o consumo de substâncias. Embora cada substância exija uma abordagem...
-
3 min 3 Maio 2017 7 variedades de canábis ideais para aumentar a... As variedades de cannabis sativa apresentam um elevado teor de canabinóides, capazes de aumentar os níveis de energia e dissipar a sensação de fadiga. Seja para obter um impulso extra, combater a...
-
2 min 17 Junho 2016 Yerba maté vs. café: deve mudar de bebida? Adoramos o café pelo seu efeito estimulante, mas, muitas vezes, este traz também alguns inconvenientes. A Yerba Maté surge como uma excelente alternativa. Descubra o que é a Yerba Maté e conheça as...