Blog
Yerba Maté
2 min

Yerba maté vs. café: deve mudar de bebida?

2 min

Adoramos o café pelo seu efeito estimulante, mas, muitas vezes, este traz também alguns inconvenientes. A Yerba Maté surge como uma excelente alternativa. Descubra o que é a Yerba Maté e conheça as principais diferenças em relação ao café.

O café é apreciado pela sua capacidade de nos dar aquele aumento de energia quando mais precisamos. Contudo, apesar de estimular corpo e mente, consumir café pode também trazer alguns efeitos negativos. Entre eles, destaca-se a sua acidez, a sensação de nervosismo ou, em alguns casos, a temida quebra de energia após um consumo excessivo.

A yerba-mate surge assim como uma alternativa interessante para quem procura o estímulo da cafeína, mas prefere evitar os efeitos negativos do café. Vamos analisar o que distingue a yerba-mate e como se compara ao café.

O que é a yerba-mate?

A erva-mate é um arbusto nativo do Paraguai, Argentina, sul do Brasil e Uruguai. As folhas e ramos da planta de erva-mate são secos e infundidos em água quente para preparar uma infusão conhecida como mate, muito apreciada em várias regiões da América do Sul. Os povos indígenas sul-americanos utilizam o mate há milhares de anos pelas suas propriedades energéticas e revigorantes. Apesar da sua longa tradição nestas regiões, fora da América do Sul, o mate ainda é visto como uma bebida algo exótica.

História relacionada

Yerba maté: tudo o que precisa de saber

A erva-mate contém uma quantidade de cafeína semelhante à do café, embora os seus efeitos no organismo sejam distintos. Além da cafeína, oferece uma variedade de vitaminas e compostos benéficos como riboflavina, tiamina, niacina, ácido pantoténico, folato, magnésio, fósforo, potássio e manganês, contribuindo todos para um estímulo extra ao corpo. Também possui pequenas quantidades de zinco, magnésio, vitamina C, potássio e vitamina B. Tal como o café, o mate é ainda uma fonte de antioxidantes.

Os efeitos da erva-mate

The effects of Yerba Mate

Os efeitos estimulantes do maté no corpo e na mente são verdadeiramente singulares, mesmo em comparação com outras bebidas que contêm cafeína. Apesar de fornecer um teor de cafeína semelhante ao do café ou do chá, o maté destaca-se pela sua capacidade única de estimular e acalmar em simultâneo. Esta particularidade poderá dever-se a compostos relaxantes presentes na planta, como a teofilina e a teobromina. O resultado é um aumento de energia sem os típicos tremores ou a quebra repentina associada ao café — mesmo depois de várias doses.

Para além do seu efeito estimulante e revigorante, acredita-se que o maté proporcione outros benefícios adicionais. O consumo de yerba maté pode melhorar o estado de espírito e é frequentemente associado a uma sensação generalizada de bem-estar.

Yerba mate VPver yerba maté

Como consumir yerba maté

A Yerba Maté em pó pode ser preparada como um chá normal. Basta colocar uma colher bem cheia por chávena e deixar repousar em água quente (mas não a ferver) durante cerca de 3 a 4 minutos. Em alternativa, pode utilizar uma prensa francesa para preparar e coar o chá de Maté.

Se costuma beber café mas não aprecia alguns dos seus efeitos secundários, a Yerba Maté é uma excelente alternativa. Experimente substituir o café por Yerba Maté e descubra por si mesmo os seus benefícios!

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Produtos Smartshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa