Blog
Como fazer majoun, também conhecido como
2 min

Como fazer majoun, também conhecido como "hash jam" marroquino

2 min

Marrocos é conhecido há milénios por produzir alguns dos melhores tipos de haxixe do mundo. Não é, por isso, surpreendente que também dominem a arte de cozinhar com esta iguaria! Descubra aqui uma receita tradicional que promete animar qualquer ocasião.

O Majoun, também conhecido como "Hash Jam" marroquino, é uma receita tradicional com mais de mil anos de história, que ainda hoje continua a encantar com os seus deliciosos e potentes doces. Poucos apreciadores clássicos nunca ouviram falar deste famoso preparado; por isso, reunimos uma receita para que possa recriar em casa este autêntico símbolo da cultura do haxixe.

Ingredientes

Ingredientes para Majoun:

  • ½ chávena de mel
  • ¾ de chávena de manteiga sem sal
  • 1g ou mais de haxixe (ajuste conforme a intensidade desejada de cada bola)
  • 85g de pistácios descascados
  • 85g de figos
  • 85g de caju
  • 110g de tâmaras
  • 110g de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal

Mistura de Especiarias:

  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de noz-moscada em pó
  • 1 colher de chá de anis em pó

Instruções

1. Pré-aquece o forno a 120°C e coloca o haxixe e a manteiga num recipiente próprio para forno. Deixa cozinhar durante 30 minutos.

2. Enquanto o haxixe e a manteiga estão no forno, tritura todos os frutos secos até ficares com pedaços o mais pequenos possível. Um processador de alimentos é bastante útil para isto.

3. Reserva um quarto dos frutos secos triturados para usares mais tarde como cobertura.

4. Corta os restantes ingredientes, como figos e tâmaras, em pedacinhos, retirando todos os caroços ou caules.

5. Junta todas as especiarias para fazer uma mistura de temperos e reserva.

6. Retira o recipiente do forno e verte o preparado de haxixe e manteiga para um tacho.

7. Leva o tacho a lume brando e adiciona a farinha. Mexe com uma vara de arames para envolver bem a farinha na manteiga e no haxixe. Cozinha por mais 5 minutos, mexendo sempre.

8. Retira o tacho do lume e deixa repousar.

9. Numa taça grande, mistura todos os restantes ingredientes, incluindo o tempero de especiarias. De seguida, junta a mistura de manteiga, agora morna. Com as mãos, amassa tudo até obteres uma mistura espessa e uniforme.

10. Se a mistura estiver demasiado líquida, coloca-a no frigorífico entre 30 minutos a uma hora para ganhar consistência.

11. Com cerca de duas colheres de sopa de massa, forma pequenas bolas e passa-as pela cobertura de frutos secos reservada.

12. Guarda o teu Majoun Marroquino num recipiente hermético no frigorífico.

Simples! O processo é bastante fácil e acessível a qualquer pessoa. No final, tens à tua disposição uma deliciosa iguaria histórica com cannabis, perfeita para saborear como snack. Podes ajustar a quantidade de haxixe conforme preferires, por isso experimenta à vontade — é esse o espírito da cozinha com cannabis. Lembra-te que os efeitos dos comestíveis de cannabis podem demorar entre 45 a 90 minutos a sentir-se, por isso não exageres.

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Como fazer Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa