Blog
Cannabis Effects Brain
3 min

O impacto da canábis no teu cérebro

3 min

A canábis tem uma relação complexa com o nosso organismo e actua de diversas formas. Saiba como afeta concretamente o cérebro.

Embora o consumo de canábis remonte a milhares de anos, só nas últimas duas décadas começámos verdadeiramente a compreender o seu impacto no organismo. É certo que a canábis já era consumida pela sociedade moderna há várias gerações, mas o medo político e interesses económicos impediram, durante muito tempo, investigações sérias sobre os seus reais efeitos.

 

Se não tem paciência para analisar as inúmeras investigações científicas que hoje detalham como os compostos da canábis actuam no nosso corpo, preparámos um resumo simples a explicar, de forma acessível, a interação básica da canábis com o nosso cérebro.

Tudo gira em torno dos recetores

Tudo se resume aos recetores

Os compostos presentes no cannabis conseguem interagir com o nosso organismo graças ao sistema endocanabinoide. Este sistema é composto por recetores criados especificamente para se ligar aos canabinoides, como os que se encontram no cannabis. De facto, tirando algumas substâncias semelhantes que produzimos naturalmente, o cannabis é a única fonte conhecida de canabinoides — daí a designação de sistema endocanabinoide. Todos nós possuímos este sistema, o que sugere que evoluímos para beneficiar do cannabis!

Apesar de aqui nos centrarmos no cérebro, o sistema endocanabinoide está distribuído por todo o corpo, com recetores presentes praticamente em toda a parte onde existe sistema nervoso central. Por isso, os diferentes canabinoides presentes no cannabis têm efeitos variados em várias áreas do corpo. Os recetores dividem-se em duas categorias principais: os recetores CB1, localizados no cérebro, e os recetores CB2, dispersos pelo restante organismo.

Do sangue ao cérebro

Cannabis: do sangue ao cérebro

Agora que já explicámos de que forma os compostos da cannabis actuam no cérebro, está na hora de perceber o que de facto acontece quando os consomes. Imagina que estás a fumar um charro; ao inalarees o fumo, os canabinóides, como o THC, entram rapidamente nos pulmões e passam diretamente para a corrente sanguínea. Depois, são transportados até ao cérebro, onde começam a ligar-se aos recetores específicos dos canabinóides.

Efeitos da cannabis: fomeMunchies: está tudo na tua cabeça

Um dos efeitos mais conhecidos e, ao mesmo tempo, apreciados da cannabis no cérebro é a conhecida sensação de fome, chamada de ‘munchies’. O THC liga-se aos recetores CB1 no hipotálamo – uma região do cérebro responsável pela regulação do apetite – e faz com que o cérebro envie sinais para o corpo dizendo que está com fome e precisa comer. No entanto, o corpo não está verdadeiramente mais faminto ou a necessitar de mais nutrientes do que o habitual – é apenas o efeito dos canabinoides a enganar a mente. Isto pode levar uma pessoa saudável a ganhar algum peso extra, mas é extremamente benéfico para quem tem dificuldade em aumentar de peso, como é o caso de pessoas que perderam o apetite devido a tratamentos como a quimioterapia ou a distúrbios alimentares.

Cannabis Effects: Time DistortionTEMPO: UMA VIDA NUM PISCAR DE OLHOS

Outro efeito do consumo de canábis no cérebro é a distorção da perceção do tempo. Muitos já sentiram este fenómeno na prática: a canábis pode estimular a mente de forma notável, precisamente porque interfere com o sistema de dopamina no cérebro. Esta substância química, responsável pela sensação de bem-estar, é um dos principais motivos pelos quais fumar marijuana é tão prazeroso. No entanto, também pode dar a impressão de que tudo acontece mais rapidamente do que realmente acontece. Aliado ao impacto da canábis sobre a memória imediata (mais abaixo), isto pode fazer com que horas pareçam minutos e, por vezes, minutos convertam-se em horas.

Efeitos da canábis: MemóriaMemória: Isto aconteceu mesmo?

O último grande efeito da canábis no cérebro é a sua capacidade de alterar e comprometer a memória. Não é caso para alarme — ao contrário do que alguns afirmam, fumar um "charro" não vai destruir a tua memória de forma permanente; no entanto, pode afetá-la significativamente durante o período em que sentes os efeitos. Isto ocorre porque o hipocampo, região do cérebro responsável pela memória de curto prazo, apresenta uma elevada concentração de recetores CB1. Quando estes recetores são ativados pelo THC e outros canabinóides, a capacidade de reter memórias de curto prazo é temporariamente afetada. Apesar de não ser um efeito duradouro — a função normal volta ao de cima assim que o efeito passa —, ajuda a explicar nomes dados a algumas variedades, como a famosa Amnesia Haze!

Juntar tudo em prol da humanidade

Juntar esforços para ajudar a humanidade

Ainda que estes efeitos possam ser mais ou menos desejáveis quando analisados isoladamente, no seu conjunto, mostram um grande potencial para ajudar quem mais precisa. Isto também explica, em grande medida, porque é que a canábis proporciona sensações tão agradáveis.

Evidentemente, não abordámos ainda os efeitos da canábis no corpo, mas apenas observar a forma como interage com o cérebro já nos oferece uma visão significativa sobre o seu potencial. Eis cinco condições de saúde que — de acordo com a investigação — podem beneficiar da forma como a canábis atua no cérebro.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Referências
  • (n.d.). RIA neuroscience study points to possible use of medical marijuana for depression - https://www.buffalo.edu
  • Rhyne DN, Anderson SL, Gedde M, & Borgelt LM. (2016 Maio). Effects of Medical Marijuana on Migraine Headache Frequency in an Adult Population - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  • Simone Tambaro, & Marco Bortolato. (2012/04/04). Cannabinoid-related agents in the treatment of anxiety disorders: current knowledge and future perspectives - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
  • Vigil JM, Stith SS, Diviant JP, Brockelman F, Keeling K, & Hall B. (07/11/2018). Effectiveness of Raw, Natural Medical Cannabis Flower for Treating Insomnia under Naturalistic Conditions - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
Efeitos Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa