
Como eliminar pragas nas plantas de pimenta picante
Só de ouvir a palavra "pragas", até os mais experientes cultivadores de pimentos podem ficar apreensivos. Mas não tem de ser um drama. Partilhamos aqui alguns dos nossos melhores truques para lidar com infestações de pragas e, ainda mais importante, para as evitar. Com a nossa ajuda, vai ver que alcançar a perfeição no cultivo de pimentos picantes está ao seu alcance.
Todos queremos o melhor para as nossas plantas de pimento. Procuramos oferecer-lhes as condições ideais para que cresçam de forma saudável e nos proporcionem uma colheita abundante e saborosa que dure muito tempo. No entanto, apesar de todos os nossos esforços, é comum surgir um problema ao longo do ciclo de crescimento que pode causar sérios danos nas plantas: as pragas. Neste artigo, explicamos tudo o que precisa de saber sobre como prevenir e combater pragas em plantas de pimentos, para garantir que não prejudicam nem comprometem o desenvolvimento das suas plantas.
Pragas em pimentos picantes
Então, que pragas comuns deve ter em atenção e quais são os sinais reveladores de que pode estar a desenvolver-se uma infestação? O timing é fundamental quando se trata de eliminar pragas. Identificar os indícios atempadamente permite agir de imediato e impedir que um ataque de pragas se transforme numa infestação grave. Vamos conhecer algumas das principais pragas do jardim às quais deve estar atento.
Pulgões
Apesar de existirem em vários tamanhos, formas e cores, estes pequenos insectos são facilmente reconhecíveis pelo seu corpo em forma de pêra e pelas antenas compridas. Enquanto outras pragas costumam ser vistas a voar à volta das plantas, os pulgões preferem esconder-se e permanecer imóveis em diferentes partes, sobretudo na parte inferior das folhas, causando danos de forma discreta às suas plantas. Eis os principais sinais a que deve estar atento.
Agrupamentos debaixo das folhas
Não se esqueça de verificar a parte inferior das folhas para garantir que não existem colónias de pulgões escondidas.
Manchas escuras nas folhas
À medida que os pulgões se alimentam da seiva da planta, esteja atento a manchas escuras nas veias das folhas. Este é um sinal claro da presença destes insetos.
Crescimento novo danificado
Por fim, os pulgões costumam concentrar-se nas folhas mais jovens da planta, por isso não se esqueça de inspecionar também as mais pequenas!
Escaravelhos-da-batateira
Apesar do seu aspeto simpático, que pode lembrar joaninhas, os escaravelhos-da-batatinha não são nada inofensivos! Embora, como o nome indica, prefiram atacar principalmente batateiras, estes insetos também causam estragos em plantas de tomate e pimento. Reconhecem-se pelos corpos arredondados de cor amarela ou laranja, com listas pretas nas asas. Alimentam-se das folhas das plantas e depositam lá os seus ovos, dando origem a larvas que continuam a danificar ainda mais as plantas.
Folhas danificadas
Esteja atento a possíveis buracos nas folhas. Danos nas folhas podem comprometer seriamente a saúde da sua planta e afectar negativamente os frutos que ela produz.
Agrupamentos debaixo das folhas
Tal como acontece com os pulgões, os escaravelhos da batateira têm tendência a esconder-se na parte inferior das folhas. No entanto, a sua cor viva e distinta torna-os fáceis de identificar, o que facilita a sua remoção.
Larvas da mosca-do-pimento
Estes insetos tão desagradáveis aparecem quando moscas pousam diretamente sobre os seus preciosos pimentos e depositam ovos no interior do fruto. Como seria de esperar, as larvas que dali surgem acabam por devorar o pimento, provocando danos irreversíveis e apodrecendo o interior, tornando-o totalmente impróprio para consumo.
Casca de pimento danificada
Como deve imaginar, os ovos são minúsculos, mas existem alguns sinais aos quais deve estar atento. Examine cuidadosamente a superfície do pimento à procura de pequenas marcas ou reentrâncias onde a pele pode ter sido perfurada. É necessária alguma atenção ao detalhe, mas evitar uma infestação de larvas do pimento é fundamental.
Moscas-brancas
Os moscas-brancas são parentes próximos dos pulgões e têm uma aparência semelhante, sendo facilmente reconhecidos pela sua coloração esbranquiçada. Apesar do seu tamanho reduzido, podem causar grandes danos às plantas de pimentos. Felizmente, são mais ativos durante o dia, o que facilita muito a tarefa de detetar uma possível infestação a tempo.
Agrupamentos sob as folhas
Tal como acontece com os pulgões, as moscas-brancas também tendem a agrupar-se sob as folhas, sendo frequente encontrar uma colónia nessa zona. É também nesse local que costumam depositar os seus ovos, por isso convém agir rapidamente para as controlar.
Novo crescimento danificado
As moscas-brancas preferem as folhas mais jovens da planta de pimento, por isso, inspecione primeiro as zonas de rebentos recentes.
Ácaros-aranha
Estes aracnídeos, apesar de se assemelharem a insetos, são dos mais difíceis de detetar nas plantas de pimento. Com alguns exemplares a serem do tamanho de um pequeno grão de areia, os ácaros podem facilmente ser confundidos com poeira ou sujidade, caso não se observe a planta com atenção. No entanto, o seu tamanho reduzido não significa que não causem estragos, sendo capazes de afetar tanto a planta como os frutos que produz.
Folhas danificadas e a morrer
Os ácaros alimentam-se à superfície das folhas, deixando-as debilitadas e carentes de nutrientes—o que acaba por provocar folhas enroladas, secas e, eventualmente, mortas, que acabam por cair da planta.
Pimentos danificados
Além de causar danos nas folhas, os ácaros também atacam os próprios pimentos, alimentando-se da sua polpa. Tal como acontece nas folhas, a presença destes insetos deixa os frutos desnutridos e com um aspeto doente, com a pele seca e descolorada.
Como eliminar pragas nas plantas de pimentos picantes
Já o alertámos para os tipos de pragas que pode encontrar, mas como é que se livra delas caso surjam? Felizmente, existem várias formas de eliminar os insetos que atacam os seus pimentos. Como referido, o segredo está em agir rapidamente e com eficácia para evitar danos permanentes nas suas plantas. Vejamos então algumas soluções para prevenir problemas sérios.
Pesticidas naturais
Muitos cultivadores optam por pesticidas naturais para proteger as suas plantas de pimento contra pragas indesejáveis. Estas soluções à base de ingredientes naturais são preferidas por evitar produtos químicos que possam prejudicar ainda mais as plantas.
Um dos pesticidas naturais mais populares é o spray de óleo de neem. Este preparado resulta da mistura do óleo extraído da árvore de neem com um pouco de detergente e água morna, sendo extremamente eficaz a eliminar quase todos os tipos de pragas e insectos, independentemente da parte da planta onde se encontrem.
Também há quem recorra a um spray caseiro de alho, capaz de repelir e afastar infestações de pragas nas plantas de pimento. No entanto, existem inúmeros tipos de pesticidas naturais que pode experimentar em casa.
Remoção manual de pragas
Embora seja um método um pouco mais prático (e literal), é perfeitamente possível eliminar pragas das plantas à mão. Naturalmente, esta solução é mais indicada para infestações ligeiras e pode ser vista sobretudo como uma forma de prevenção. Apesar de exigir mais tempo e esforço, é a abordagem menos agressiva para a planta, desde que utilize as ferramentas certas e algum cuidado. Para remover pragas manualmente, considere utilizar um ou mais dos seguintes utensílios.
Pinças
Para insetos muito pequenos que são difíceis de apanhar à mão, pode utilizar uma pinça para os retirar da sua planta.
Luvas de borracha
Não quer sujar as mãos, nem correr o risco de contaminar ainda mais a sua planta. Por isso, coloque umas luvas antes de remover manualmente essas pragas das folhas.
Mangueira de jardim
Se a infestação for ligeira, basta usar a mangueira para afastar esses indesejados visitantes. Retirá-los da planta com água pode ser o suficiente para manter o problema controlado. Além disso, estará a regar as suas plantas em simultâneo — uma verdadeira situação vantajosa.
Água com sabão
Como já referimos, os insetos indesejados não toleram misturas que contenham água com sabão. Se preferir não usar óleos adicionais como neem ou hortelã-pimenta, basta encher um pulverizador com água morna e um pouco de sabão e aplicar nas folhas e em todas as zonas afetadas da planta (evite as frutas). Rapidamente irá eliminar pragas e eventuais ovos presentes. Use com moderação e de forma precisa para livrar-se do problema.
Joaninhas
Outra solução totalmente natural é apostar na introdução de joaninhas, permitindo que estes insectos benéficos cuidem das pragas por si. As joaninhas alimentam-se de pulgões e de outros insectos que costumam atacar as plantas de pimentos, funcionando assim como verdadeiros guardiões — ou autênticos "exterminadores" de pragas, se preferir.
Durante o verão, pode tentar apanhar joaninhas na natureza e libertá-las no seu jardim, ou, se quiser um método mais prático e rápido, basta dirigir-se a um centro de jardinagem e comprar um conjunto de joaninhas vivas, deixando-as adaptar-se ao novo espaço. Para garantir que se mantêm saudáveis, coloque alguns recipientes pequenos com água junto das plantas e borrife também as folhas; assim, terão tudo o que precisam.
E não se preocupe com a segurança dos seus pimentos e das suas folhas: as joaninhas não vão atacar as plantas depois de eliminarem as pragas — vão continuar a protegê-las durante mais algum tempo.
Terra de diatomáceas
Este tipo de rocha sedimentar, totalmente natural, é ideal para combater pragas. Após ser triturada até se transformar num pó fino, pode ser espalhada pelas folhas das plantas. O efeito sobre as pragas é significativo, pois provoca-lhes uma desidratação extrema, acabando por eliminá-las.
Ao aplicar terra de diatomáceas nas suas plantas, é aconselhável utilizar luvas e óculos de proteção, pois o contacto com feridas ou olhos pode causar irritação. Mas onde é que se pode comprar terra de diatomáceas? Felizmente, é bastante simples de encontrar; basta uma pesquisa na internet ou uma ida ao centro de jardinagem da sua zona para adquirir um saco pronto a usar.
Como prevenir pragas nas plantas de malagueta
Embora as soluções indicadas anteriormente possam ser eficazes para eliminar pragas assim que aparecem, a melhor estratégia é sempre a prevenção. Eis algumas dicas para evitar que as pragas se instalem nas suas plantas logo à partida.
Manutenção e cuidados regulares
Manter as plantas bem cuidadas é, sem dúvida, um dos aspetos mais importantes para prevenir problemas. Não se trata de exagerar nos cuidados ou de regar e fertilizar demasiado, mas sim de respeitar um plano de manutenção rigoroso das suas plantas de pimento para garantir a sua vitalidade.
Remova regularmente as folhas doentes ou secas, pois podem atrair pragas. Mantenha o solo húmido, mas evite que fique encharcado, para prevenir diversos problemas e assegurar plantas mais saudáveis e produtivas.
Observação diária
Em ligação com a manutenção e a limpeza, a observação diária é fundamental. Realizar tarefas como inspecionar a qualidade das folhas e dos frutos ao longo de todo o ciclo de crescimento ajuda a identificar e resolver rapidamente qualquer praga ou problema.
Alguns cultivadores mais experientes até fotografam as plantas todos os dias para compararem o seu aspeto com dias anteriores. Sem dúvida, esta é uma excelente estratégia se pretende garantir um controlo total sobre as suas plantas de pimento.
Plantas companheiras
Tal como acontece com o óleo de neem e outros repelentes, muitos cultivadores optam por incluir plantas companheiras nas suas culturas caseiras. Pode pensar que estas plantas atraem pragas para os seus pimentos ou prejudicam o desenvolvimento dos frutos, mas não é isso que acontece. Ao plantar cebolinhos, hortelã ou alho junto dos pimenteiros, mantém as pragas afastadas e protege as suas plantas. Acredite, resulta mesmo.
Diga adeus às pragas dos pimentos
Acabe de vez com as pragas nos seus pimenteiros
Como pôde perceber, existem diversas formas eficazes para prevenir e controlar as pragas nas plantas de pimento. Por isso, se encontrar alguns pulgões nas folhas, evite entrar em pânico! Basta seguir os nossos conselhos e rapidamente terá a sua planta saudável e vigorosa outra vez. Lidar com pragas e doenças faz parte do cultivo de pimentos, pelo que será natural enfrentar pequenos desafios ao longo do processo.
O importante é manter uma atitude positiva e dar sempre o seu melhor. Cada vez que ultrapassa um problema, ganha experiência valiosa que irá facilitar os seus próximos cultivos e reforçar o seu conhecimento para futuras plantações.
-
8 min 18 Março 2022 Como cultivar malaguetas ao ar livre Não há nada como ter o seu próprio abastecimento de malaguetas picantes. Cultivá-las ao ar livre pode parecer uma tarefa difícil, mas estamos aqui para lhe provar o contrário! Basta seguir o nosso...
-
7 min 4 Março 2022 Como cultivar pimentos picantes em casa Cultivar malaguetas pode parecer uma tarefa desafiante, mas garantimos que não precisa de ser assim tão complicado. Mesmo que não disponha de muito espaço ao ar livre, é perfeitamente possível...
-
7 min 12 Agosto 2021 Cultivar pimentos: Guia prático para iniciantes em 10 passos Cultivar pimentos em casa pode ser uma experiência extremamente gratificante. Colher as suas próprias malaguetas e usá-las na culinária proporciona uma enorme satisfação. Mas, afinal, como se chega...
-
4 min 5 Agosto 2021 Malaguetas picantes e a escala de Scoville É impossível resistir ao fascínio da comida picante. Seja apreciador de pratos tradicionais mexicanos, de um Pad Thai ou de caril Vindaloo, todos têm um ingrediente em comum: os pimentos.