Blog
Making Homemade Fertilisers For Cannabis Plants
8 min

Fertilizantes caseiros para plantas de canábis

8 min

Quando se pensa em fertilizante para canábis, é natural imaginar as pequenas garrafas de nutrientes líquidos à venda nas lojas de hidroponia. No entanto, sabia que pode preparar o seu próprio fertilizante natural em casa, com ingredientes simples? Continue a ler para descobrir como.

Tal como acontece com os humanos, as plantas de canábis precisam de nutrientes para sobreviver e desenvolver-se plenamente. A qualidade destes nutrientes influencia de forma significativa a saúde e o vigor das plantas, tal como acontece com a alimentação na nossa vida. Mas como garantir o crescimento máximo das suas plantas de canábis? A resposta está em fornecer-lhes nutrientes da mais alta qualidade!

Muitos cultivadores preferem recorrer a fertilizantes comerciais, repletos de nutrientes prontos a serem absorvidos pelas plantas assim que são aplicados no solo. No entanto, também é possível alimentar as suas plantas com alternativas caseiras, utilizando ingredientes comuns, como restos de alimentos ou até urina (sim, leu corretamente). Continue a ler para descobrir todas as possibilidades de fertilizantes caseiros para potenciar o seu cultivo de canábis.

Por que razão deve produzir o seu próprio fertilizante para canábis?

Por que fazer o seu próprio fertilizante de canábis?

Os nutrientes para canábis vendidos em lojas têm inegáveis vantagens: são práticos de aplicar e, usados corretamente, contribuem para um crescimento rápido e produções satisfatórias. Compostos por nutrientes essenciais como azoto, fósforo, potássio, cálcio e outros, estes fertilizantes funcionam como refeições instantâneas para as suas plantas. Assim que é aplicado, o fertilizante disponibiliza nutrientes prontos a serem absorvidos, promovendo colheitas generosas e flores carregadas de tricomas. Contudo, existem também desvantagens associadas à utilização destes produtos adquiridos em loja.

Para começar, devido à sua composição concentrada, é fácil fornecer nutrientes em excesso, o que pode provocar queimaduras nas plantas ou bloqueio de nutrientes, situações que afetam negativamente o desenvolvimento das plantas. Infelizmente, o excesso de nutrientes é um dos problemas mais frequentes entre cultivadores, especialmente entre iniciantes que acreditam, de boa-fé, que mais fertilizante significa maior crescimento.

Adicionalmente, o uso repetido de fertilizantes líquidos pode comprometer a qualidade do solo. Apesar do aumento da procura por fertilizantes orgânicos, muitos dos disponíveis comercialmente são de origem inorgânica, acumulando sais e outros resíduos. Esta acumulação pode modificar a estrutura e o pH do solo, promover depósitos de sal e até inutilizar solos outrora férteis.

Além disso, o escoamento de fertilizantes químicos contém substâncias tóxicas, prejudiciais ao ambiente — um fator especialmente relevante tanto para produtores domésticos ecológicos como para grandes cultivadores comerciais. Por fim, os fertilizantes de compra podem ser caros e tornar-se um peso no orçamento ao longo de um ciclo de cultivo.

A boa notícia é que os nutrientes orgânicos caseiros apresentam uma alternativa sustentável à generalidade das desvantagens dos fertilizantes do mercado. Em primeiro lugar, são económicos de produzir. Depois, permitem ao cultivador total controlo sobre o que está a fornecer às plantas. O resultado? Uma abordagem mais pessoal e sustentável ao cultivo de canábis, que poderá revolucionar a sua experiência de cultivo em casa.

História relacionada

3e790387-0a94-4e29-b90c-5f9a8b6265cb

Vantagens do fertilizante caseiro para canábis

Vantagens do fertilizante caseiro para cannabis

  • Económico e simples de preparar: Embora à primeira vista possa parecer complicado, criar o teu próprio fertilizante para cannabis é fácil e requer apenas alguns ingredientes (muitos deles provavelmente iriam parar ao lixo). Além disso, produzir fertilizante em maiores quantidades sai consideravelmente mais barato do que comprar fertilizantes líquidos sempre que começares um novo cultivo.
  • Ajusta-se às tuas necessidades: Com alguma prática, consegues adaptar o fertilizante precisamente às necessidades e preferências das tuas plantas.
  • Reduz o risco de excesso de nutrientes: Os fertilizantes caseiros de cannabis que vamos abordar a seguir usam ingredientes orgânicos que dependem da ação de bactérias e fungos naturalmente presentes no solo para serem decompostos. Por isso, vão libertando nutrientes de forma gradual, o que evita queimaduras nas plantas e promove um desenvolvimento saudável.
  • Melhora a saúde do solo: Fertilizantes orgânicos feitos em casa favorecem o crescimento de micro-organismos benéficos, ajudando a manter e enriquecer o solo a longo prazo.
  • Dispensa lavagens antes da colheita: Como os fertilizantes caseiros libertam os nutrientes de forma lenta e são de origem natural, não precisas de fazer lavagens ao substrato antes da colheita (ao contrário dos fertilizantes químicos). Isto torna todo o processo de cultivo mais prático e rápido.
  • Melhores aromas e sabores: Produtores experientes garantem que, ao optares por fertilizantes naturais como os que sugerimos, conseguirás cannabis com um aroma e sabor muito mais intensos e autênticos.

Composto — O fertilizante caseiro nº1

Composto – O Melhor Fertilizante Caseiro

Se quer realmente alimentar as suas plantas com fertilizantes caseiros, nada supera preparar o seu próprio composto. Resultante da decomposição lenta de resíduos de cozinha e outros materiais orgânicos, o composto é o fertilizante por excelência para a canábis — e para praticamente qualquer planta que cultive em casa. Para além de fornecer todos os nutrientes essenciais às plantas, o composto melhora a saúde do solo e reduz significativamente o desperdício doméstico e de jardim, ao transformar resíduos em matéria útil. É a solução ideal para quem procura um método mais sustentável e biológico de cultivo de canábis.

4 formas fáceis de fazer fertilizante caseiro para canábis

4 Formas Fáceis de Fazer Fertilizante Caseiro para Canábis

O composto orgânico é, sem dúvida, o melhor fertilizante caseiro para a canábis, mas nem sempre é o mais prático. Quem vive em apartamentos ou espaços reduzidos pode não conseguir produzir composto suficiente para as suas plantas. Além disso, a compostagem exige tempo e dedicação — algo que nem todos os cultivadores podem disponibilizar. É por isso que apresentamos estas alternativas simples de fertilizantes naturais, fáceis de preparar e ideais até para quem tem restrições de tempo ou espaço, tornando possível fertilizar as suas plantas de canábis de forma sustentável.

Nota: Essas receitas não substituem uma fertilização regular com composto ou outros adubos, mas funcionam como suplementos que, usados com moderação, vão fornecer um impulso extra às suas plantas e contribuir para a reutilização dos restos orgânicos da sua casa.

1. Deixe restos de comida a macerar em água para fazer chá de composto

Os vegetais estão repletos de nutrientes essenciais para a saúde tanto das pessoas como das plantas. Por isso, da próxima vez que estiver a cozinhar, aproveite os restos de frutas e vegetais, assim como folhas de chá usadas, borras de café e cascas de ovos. Coloque tudo num tacho ou balde grande, adicione água suficiente para cobrir os restos, tape e deixe ao sol durante 24 a 48 horas, mexendo de vez em quando para oxigenar a mistura. E pronto — criou um fertilizante líquido, simples mas eficaz, para revitalizar as suas plantas. Utilize-o com moderação, sempre diluído em dois a quatro volumes de água, e aplique-o uma ou duas vezes por mês para evitar atrair insetos para o seu jardim.

Para criar um "chá" ainda mais nutritivo, junte 1 a 2 mãos-cheias de composto, húmus de minhoca e húmus normal aos restos vegetais. Estes ingredientes não só são ricos em nutrientes, como também fornecem microrganismos benéficos que ajudam as plantas a crescer e a proteger-se. Se quiser envolver-se ainda mais, experimente preparar o seu próprio Chá de Compostagem Arejado seguindo esta receita.

2. Use aquafaba como estimulante de floração

2. Use Aquafaba As A Bloom Booster

Aquafaba, que significa literalmente "água de feijão", é o líquido proveniente da cozedura de leguminosas como feijão, grão-de-bico ou outras, normalmente encontrado nas versões enlatadas. Além de ser bastante utilizada como substituto da clara de ovo em dietas vegan, a aquafaba pode também ser aproveitada como fertilizante, visto ser naturalmente rica em potássio. Caso não utilize leguminosas enlatadas, pode sempre usar a água da demolha e cozedura das leguminosas secas — desde que não tenha adicionado sal. Para potenciar os resultados, dilua a aquafaba em 2 a 4 partes de água e aplique nas suas plantas apenas uma ou duas vezes por mês para evitar atrair insetos.

3. Guarde a sua urina!

Embora possa causar alguma estranheza, é um facto: a urina humana é um dos fertilizantes caseiros mais eficazes e fáceis de preparar para a canábis. É significativamente mais eficiente do que a aquafaba ou o chá de compostagem de restos de cozinha, que apresentam apenas pequenas quantidades de nutrientes. Rica em azoto, a urina proporciona um excelente impulso ao crescimento vegetativo das plantas de canábis. Para o utilizar em segurança, dilua sempre em pelo menos 4 a 6 partes de água não clorada e evite aplicar em plantas na fase de floração, pois estas necessitam de muito pouco azoto. Utilize com moderação e apenas quando for necessário, já que o excesso de azoto pode prejudicar o desenvolvimento das plantas.

História relacionada

Quais são os melhores fertilizantes para canábis?

O que deve e não deve fazer ao preparar fertilizante caseiro para canábis

O que fazer e o que evitar ao preparar fertilizante caseiro para canábis

Na internet circulam inúmeras dicas de jardinagem, especialmente nas redes sociais. No entanto, apesar de algumas serem eficazes, muitas acabam por não funcionar, podendo inclusive prejudicar a saúde das suas plantas. Por isso, reunimos uma lista de boas práticas e erros comuns para ajudar a distinguir o que realmente resulta na preparação de fertilizante caseiro para canábis.

Evite utilizar restos de cozinha como adubos para o solo

São muitos os vídeos e blogs que recomendam que se alimentem as plantas de jardim com restos de cozinha, como borras de café, cascas de fruta e legumes, ou chá, colocando-os directamente sobre o solo. No entanto, esta prática está longe de ser eficaz e pode até colocar em risco a saúde das suas plantas.

É verdade que materiais como borras de café, cascas de ovo ou cascas de fruta e legumes têm nutrientes benéficos para as plantas — afinal, é por isso que os usamos para fazer composto. Contudo, para que estes nutrientes fiquem realmente disponíveis para as plantas, precisam primeiro de ser decompostos por insectos e microrganismos presentes no solo, como bactérias e fungos. A maioria destes resíduos orgânicos pode demorar meses (ou mesmo anos) até se decompor. Por isso, adicionar estes restos directamente ao solo pouco ou nada faz pelas suas plantas de cannabis, cujo ciclo de vida é relativamente curto.

Além disso, a matéria orgânica em decomposição tende a atrair insectos e pragas — como moscas da fruta, mosquitos do fungo, formigas e até fungos como o Pythium ou Botrytis —, bem como animais oportunistas, incluindo ratos, ratazanas e até raposas. Em vez de fertilizar, adicionar borras de café, cascas e restos ao solo à superfície vai, provavelmente, atrair visitantes indesejados que podem prejudicar o seu cultivo. Assim, evite deitar restos de cozinha diretamente no solo — opte antes por deitá-los em compostagem, ou aproveite-os para preparar chá de composto.

Use nutrientes orgânicos como composto e húmus de minhoca

Quer opte por preparar o seu próprio composto e húmus de minhoca ou adquira estes produtos num centro de jardinagem, ambos são excelentes para o cultivo de canábis. Ao utilizá-los, pode aplicar composto maduro e húmus de minhoca como cobertura superficial do solo, garantindo não só um fornecimento constante de nutrientes às plantas, mas também a introdução de microrganismos benéficos. Estes contribuem para decompor nutrientes orgânicos, estimular o desenvolvimento das raízes e proteger as plantas contra pragas e doenças.

Utilize chá de composto, aquafaba e urina com moderação

Use Compost Teas, Aquafaba, And Urine Sparingly

A urina é rica em azoto e deve ser utilizada como fertilizante apenas em quantidades muito controladas. Por sua vez, a aquafaba e os chás de compostagem feitos com restos de cozinha contêm menos nutrientes, mas podem incluir resíduos alimentares que, em excesso, acabam por atrair insetos e roedores para o seu espaço de cultivo. Por estas razões, o ideal é recorrer a este tipo de fertilizantes caseiros de forma moderada, combinando-os com compostagem tradicional e húmus de minhoca.

Dedique tempo a compreender bem os nutrientes do cannabis

O azoto, o fósforo e o potássio são geralmente considerados os nutrientes essenciais para as plantas. No entanto, embora sejam fundamentais para o desenvolvimento saudável do cultivo, a canábis necessita de uma dieta equilibrada composta por macro e micronutrientes como cálcio, magnésio, manganês, molibdénio, ferro, boro, níquel, zinco, entre outros.

Comece já a utilizar fertilizante caseiro

Comece a usar fertilizantes caseiros hoje

A fertilização de canábis é fundamental para garantir plantas saudáveis. Embora os fertilizantes comerciais sejam eficazes, produzir nutrientes caseiros permite reutilizar resíduos domésticos e, ao mesmo tempo, potenciar a saúde do solo e a qualidade das flores obtidas. Se gosta de experimentar, aventure-se a produzir composto ou outras soluções caseiras, como já mencionámos acima. Em alternativa, adquira nutrientes de cannabis de excelência na Zamnesia e simplifique o cultivo com colheitas de elevada qualidade.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Crescimento Loja de sementes
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa