Blog
O que é o pó de canábis hidrossolúvel?
3 min

O que é o pó de canábis hidrossolúvel?

3 min

A canábis em pó (também conhecida como pó de THC) está a gerar grande interesse na indústria da canábis – e não é por acaso. Esta alternativa inovadora permite consumir canábis de forma discreta, sem fumo, podendo até transformar o mercado dos comestíveis ao possibilitar a incorporação de compostos de canábis em alimentos de forma inodora, sem sabor e totalmente solúvel em água. Continue a ler para descobrir o que é a canábis em pó, como funciona e porque está a ser amplamente falada.

O que é o pó de canábis?

O que é o pó de canábis?

Como o nome indica, o pó de canábis é simplesmente canábis em formato em pó, solúvel em água. Trata-se de um avanço importante, pois canabinóides como o THC e o CBD não são, de forma natural, solúveis em água (daí a criação de manteiga de canábis ou óleo de canábis antes de preparar os seus próprios comestíveis). Através de processos especializados, que vamos explicar mais à frente neste artigo, algumas empresas conseguiram aumentar a solubilidade em água dos compostos da planta, criando pós de canábis sem sabor nem cheiro que podem ser misturados em bebidas ou usados em receitas culinárias.

Para os utilizadores, o pó de canábis representa uma forma inovadora de consumir canabinóides, livre de fumo. Utilizar THC ou CBD, por exemplo, pode ser tão simples quanto dissolver o pó num copo de água, sem necessidade de fumar um charro ou recorrer a um vaporizador.

Na indústria da canábis, o pó de canábis abre portas a novas possibilidades na criação de comestíveis e produtos mais sofisticados. Como os compostos da canábis se dissolvem melhor em gordura, a maioria dos comestíveis tradicionais contém quantidades elevadas de óleo ou manteiga para garantir potência. Com o pó de canábis solúvel em água, os produtores podem criar opções sem gordura e diversificar a oferta para além dos habituais brownies, bolachas ou gomas, por exemplo.

Cannabis em pó — Como tudo começou?

Cannabis powder — Where did it start?

O cannabis em pó começou a ganhar destaque em 2016 e 2017, quando algumas empresas norte-americanas lançaram versões em pó do THC. Uma dessas pioneiras foi a Made by Science, uma empresa de biotecnologia da Califórnia. Em parceria com a THC Design, apresentaram uma das primeiras versões de cannabis em pó na High Times Cannabis Cup, realizada em San Bernardino, em 2017. O seu produto, MIX, foi anunciado como "o primeiro ingrediente em pó de THC de fluxo livre do mundo". Nesse mesmo ano, a Stillwater Brands, do Colorado, anunciou o pedido de patente para um pó de canabinóides solúvel chamado Ripple.

Diversos fabricantes adoptam técnicas diferentes para produzir o THC em pó. A Stillwater Brands, por exemplo, começa por emulsificar o destilado de cannabis com agentes emulsificantes e surfactantes de qualidade alimentar, formando uma suspensão. Este processo torna os compostos hidrofóbicos da cannabis solúveis em água. Depois, a mistura é seca em fornos de vácuo até obter um pó seco e fino. Outros produtores recorrem a moléculas especiais de açúcar conhecidas como ciclodextrinas, usadas para absorver outros compostos no seu centro e transportar as suas propriedades. Estes compostos são habitualmente aplicados para criar álcool em pó, mas também permitem produzir THC em pó.

Porque é que as pessoas utilizam pó de canábis

Porque é que as pessoas utilizam pó de canábis

O pó de canábis oferece múltiplas vantagens ao utilizador. Pode ser facilmente dissolvido em água, incorporado em bebidas ou adicionado a receitas diversas, enriquecendo-as com canabinóides. Como é praticamente insípido e inodoro, este formato permite usufruir dos benefícios da canábis sem o sabor amargo característico da planta, que é, muitas vezes, desagradável para alguns consumidores.

Além disso, o pó de canábis possibilita enriquecer alimentos e bebidas sem recurso ao tradicional óleo ou manteiga de canábis, o que é especialmente vantajoso para quem procura opções mais saudáveis ou segue uma dieta específica. Esta versatilidade estende-se também ao setor empresarial, abrindo oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos alimentares com canábis.

História relacionada

Top 5 bebidas de canábis que pode preparar em casa

O que vem a seguir?

O que vem a seguir?

Atualmente, o canábis em pó encontra-se numa fase muito inicial, tendo ainda sido realizados poucos estudos (com exceção de algumas iniciativas do setor privado) que permitam avaliar a real eficácia deste produto, assim como aprofundar as suas vantagens e desvantagens. Tal como acontece com muitos produtos derivados de canábis, será fundamental investir em mais investigação para perceber até que ponto esta inovação representa um avanço significativo.

Sabia que pode preparar o seu próprio canábis em pó em casa? Com apenas alguns ingredientes simples, não precisa de esperar que as lojas especializadas ou os dispensários comecem a disponibilizar este produto na sua região. Consulte esta receita fácil para descobrir como fazer o seu próprio pó de THC de forma simples e prática.

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Headshop Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa