Blog
Top 10 Easiest Vegetables To Grow
6 min

Top 10 legumes mais fáceis de cultivar

6 min

Já pensou em cultivar legumes em casa, mas acha que não tem experiência suficiente ou que o seu espaço não é o mais adequado? Na Zamnesia, recusamos esse tipo de limitações; por isso, preparámos uma lista com 10 legumes fáceis de cultivar, capazes de crescer em praticamente qualquer ambiente.

Começar a cultivar legumes pode parecer uma tarefa desafiante. Muitos pensam que é necessário ter grandes terrenos e vasta experiência em horticultura para conseguir uma boa colheita. Mas a verdade é que pode produzir vegetais de qualidade no conforto da sua própria casa! Para facilitar o início, seleccionámos os 10 legumes mais fáceis de cultivar, para que possa começar já a desfrutar do prazer e sabor do cultivo em casa.

Onde plantar os seus legumes

Onde plantar os seus legumes

Como já foi referido, não é necessário ter hectares de terreno para colher produtos de qualidade. Os legumes podem ser cultivados em pequenos jardins, estufas e até em varandas ou terraços. Basta optar pelo material certo e cumprir alguns requisitos básicos para perceber que estas plantas podem crescer praticamente em qualquer lugar.

Quer decida cultivar os seus legumes em vasos ou diretamente no solo, há certos aspetos a ter em conta. As plantas precisam de um solo rico em nutrientes para se desenvolverem. É igualmente importante que o substrato tenha uma boa drenagem. Se a terra estiver sempre encharcada, isso irá prejudicar gravemente as suas plantas. As raízes permanecerão húmidas por demasiado tempo e poderão apodrecer.

Certifique-se também de colocar as plantas num local estável e protegido do vento, para evitar que tombem. Regra geral, os legumes necessitam de cerca de 6 a 8 horas de luz solar direta por dia, por isso escolha um local onde recebam sol pleno.

Top 10 legumes ideais para principiantes

Agora que já sabe onde deve colocar as suas plantas e conhece as necessidades de cada uma para se desenvolverem bem, está na altura de escolher os vegetais que pretende cultivar. Felizmente, os 10 legumes seguintes são bastante fáceis de cuidar e proporcionam uma horta acessível e uma colheita muito compensadora.

1. Alface

Alface

Seja como base numa salada ou a dar um toque crocante a um hambúrguer, a alface é um dos legumes mais versáteis que pode cultivar. Fácil de plantar em floreiras, vasos ou diretamente na terra, a alface adapta-se bem a diferentes ambientes, incluindo locais com sombra, desde que haja alguma exposição solar. O mais importante é garantir que a terra permanece húmida durante todo o crescimento – rapidamente verá a sua alface a desenvolver-se em força.

2. Pepino

Cucumber

Quer seja para consumir frescos ou para experimentar fazer pickles, os pepinos são das hortícolas mais fáceis de cultivar. Apesar de necessitarem de algum espaço quando plantados diretamente no solo, também se desenvolvem bem em vasos, sendo ideais para quem tem uma horta pequena. Desde que recebam bastante luz e cuidados mínimos, crescem praticamente sozinhos até estarem prontos para a colheita.

3. Curgete

Curgete

Tal como acontece com o pepino, as curgetes são muito simples de cultivar e adaptam-se tanto ao chão do jardim como a vasos em espaços exteriores. Se preferir, pode iniciar a sementeira em casa a partir de meados de abril e transplantar para o exterior em maio ou junho. Uma vez no exterior, basta fertilizar um pouco, por exemplo com fertilizante para tomate, a cada 10–14 dias para garantir que crescem vigorosamente e sem complicações.

4. Cebolas

Cebolas

Robustas e resistentes, as cebolas são perfeitas para quem está a iniciar-se na jardinagem. Estas plantas beneficiam de uma exposição solar abundante e devem ser cultivadas em solo solto e bem drenado, que permita o escoamento da água sem encharcar. A sementeira pode ser feita diretamente no exterior, desde o final do inverno até meados da primavera. Com um ciclo de desenvolvimento de cerca de 90 a 100 dias, as cebolas proporcionam uma experiência de cultivo simples, sem grandes exigências de manutenção ou vigilância constante.

5. Espargos

Espargos

O ideal é cultivar espargos diretamente no solo, em vez de em vasos. Ainda assim, é possível obtê-los em recipientes, mas como planta perene, o espargo é realmente generoso: continuará a dar colheitas durante muitos anos depois da primeira safra. Semeie as sementes entre fevereiro e maio e verá como rapidamente se desenvolvem. A manutenção é mínima, bastando regar, fertilizar e fazer os cuidados essenciais. Contudo, resista à tentação de colher os espargos nos primeiros dois anos após o plantio. É preciso alguma paciência, mas a recompensa valerá bem a pena.

6. Rabanetes

Rabanetes

Com um sabor fresco e levemente picante, os rabanetes são o complemento perfeito para várias receitas. E se pudesse cultivá-los em casa? Os rabanetes são extremamente fáceis de plantar, podendo semear-se ao longo de todo o ano para garantir uma colheita contínua. Demoram cerca de 30 dias a ficar prontos para colher, por isso rapidamente começa a ver resultados. Tenha apenas atenção ao calor excessivo e aos níveis de azoto do solo, pois isso pode originar rabanetes pequenos e com uma textura fibrosa e sabor menos agradável.

7. Tomateiros

Tomates

Com uma enorme variedade de opções, os tomates apresentam-se em diferentes formas e tamanhos, sendo praticamente indispensáveis em qualquer horta caseira. Os tomates são famosos por serem pouco exigentes. Basta escolher um bom local, seja diretamente na terra ou em vasos, garantir muita luz solar (cerca de 8 horas por dia) e regar de forma adequada para obter bons resultados. Apesar de algumas variedades exigirem cuidados diferenciados, os tomates cherry são uma excelente escolha para quem está a começar, pois são fáceis de cultivar e extremamente saborosos.

8. Feijão-verde

Green Beans

Outro legume bastante versátil e fácil de cultivar, as vagens verdes destacam-se pela sua robustez e elevada produtividade, mesmo em espaços reduzidos. Adaptam-se a diferentes ambientes de cultivo, bastando semear no solo ou num vaso à sua escolha. Necessitam de cerca de 6 a 8 horas de sol diário, por isso procure um local bem exposto. Preferem solos ligeiramente ácidos, com pH próximo de 6,0; teste o pH e, em apenas 50 a 55 dias, terá uma colheita abundante. Não podia ser mais simples.

9. Pimentos

Pimentos

Com o seu crocante agradável e sabor adocicado, os pimentos são um dos vegetais mais apreciados e versáteis, utilizados numa enorme variedade de pratos. Além disso, são muito fáceis de cultivar, mesmo em climas variados. Muitos cultivadores começam por semear os pimentos dentro de casa durante o inverno, transferindo-os para o exterior na primavera. Embora requeiram um pouco mais de atenção do que outros vegetais desta lista, a sua manutenção não é nada complicada. O ideal é garantir uma rega profunda de cerca de 2,5–5cm por semana, e plantar junto a eles culturas companheiras, como pepino e cenoura, para favorecer o desenvolvimento saudável dos pimentos.

10. Espinafres

Espinafre

Mais uma verdura presente na nossa lista, o espinafre é apreciado não só por marinheiros de desenhos animados, mas também por entusiastas da jardinagem. Tal como a alface, o espinafre é um cultivo de fácil manutenção, ideal para ser plantado durante grande parte do ano. Cresce rapidamente, desenvolve-se facilmente e adapta-se tanto a vasos como diretamente na terra. Tenha apenas o cuidado de proteger as suas plantas do calor extremo e da exposição solar direta após 6–8 horas de luz diária, pois o espinafre pode secar e murchar facilmente. Passadas apenas 6 a 10 semanas desde a sementeira, estará pronto para a colheita. Basta cortar as folhas e a planta voltará a crescer, proporcionando uma nova colheita.

Dicas para evitar pragas na sua horta

Como já referimos, as nossas 10 escolhas principais dificilmente causarão problemas, mesmo para os cultivadores menos experientes. Mas o que fazer em relação a fatores fora do seu controlo? Por exemplo, se pragas indesejadas invadirem o seu cultivo e comprometerem todas as suas plantas. Eis algumas formas simples e eficazes de lidar com essa ameaça.

As plantas companheiras são uma excelente solução para manter as pragas afastadas. Cebolas, alhos e alhos-franceses são conhecidos pela sua elevada resistência a pragas; por isso, tenha algumas destas plantas por perto e notará uma redução significativa nas infestações. Por outro lado, certos legumes não reagem bem ao serem plantados ao lado de espécies de aroma intenso como a cebola, pelo que pode optar por flores como calêndulas para ajudar a afastar visitantes indesejados.

Pode parecer óbvio, mas é fundamental: mantenha as suas plantas saudáveis. Ao longo deste artigo já destacámos a importância de equilibrar adequadamente a rega, o solo e a exposição solar, fatores essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Plantas saudáveis têm maior capacidade para resistir (ou até evitar) ataques de pragas.

Se não tiver espaço suficiente ou se as plantas companheiras não forem uma opção viável, pode recorrer a barreiras físicas, como redes e cloches. Estas soluções protegem as plantas de pragas, permitindo ao mesmo tempo a entrada de luz solar.

Aproveite ao máximo o seu espaço de cultivo

Aproveite ao máximo o seu espaço de cultivo

Aproveite o seu espaço de cultivo

Como deve imaginar, não existe uma fórmula mágica ou uma abordagem universal para cultivar legumes—mas essa é precisamente a beleza da jardinagem. Adaptando as suas técnicas ao espaço e às condições que tem disponíveis, qualquer pessoa pode desfrutar de uma horta em casa.

Growshop

Set up your grow the right way. Tents, lights, nutrients, propagation supplies, pots, and many handy accessories.

Ver categoria

Agora que já sabe como plantar os seus legumes, evitar erros comuns e conhece as melhores sementes para experimentar, só falta escolher por onde começar. E não tem de procurar muito para encontrar sementes de qualidade. Visite a Plantshop da Zamnesia onde irá encontrar todas estas espécies e muitas mais. Boa sorte e boas colheitas!

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Crescimento Loja de plantas
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa