
Sementes vs. clones: guia definitivo sobre vantagens e desvantagens
A hesitar entre iniciar o seu cultivo a partir de sementes ou de clones? Este guia imparcial analisa ao pormenor todas as vantagens e desvantagens, explica o que é realmente um clone e indica em que situações pode ser preferível optar por um método em detrimento do outro. Com esta informação, estará apto a tomar uma decisão informada antes do seu próximo, ou mesmo primeiro, cultivo.
Será melhor começar o seu cultivo a partir de sementes ou de clones? Esta pergunta pode ser tão polémica como debates sobre política ou religião — ou até sobre se a galinha veio antes do ovo.
Mesmo aqueles que nunca cultivaram uma planta de canábis têm a sua opinião, e muitos acreditam que a sua escolha é, de facto, a melhor. A verdade é que ambos os métodos têm vantagens e desvantagens, pelo que a decisão final será sempre sua. Para o ajudar, deixamos-lhe uma visão imparcial sobre o tema.
Cultivar canábis a partir de sementes
Cultivar canábis a partir de sementes pode parecer bastante simples. Basta pegar numa semente, colocá-la no substrato escolhido, regar, dar-lhe luz e, depois, deixar a Natureza fazer o resto. Mas será que esta é, realmente, a melhor abordagem?
Cultivo de canábis com sementes: Vantagens
RAIZ PRINCIPAL
Quando as sementes de cannabis germinam, desenvolvem uma raiz principal longa e robusta. Estas raízes especializadas dão maior estabilidade às plântulas, tornando-as mais resistentes do que as estacas. Além disso, conseguem absorver mais água e nutrientes do que qualquer outro tipo de raiz. Por outro lado, as estacas não formam raiz principal.
COMEÇA SEM DOENÇAS
Ao cultivar a partir de sementes, é praticamente impossível introduzir pragas e doenças no seu jardim. Ambos os problemas podem ser transmitidos por uma planta-mãe.
Diversidade fenotípica
As sementes são verdadeiras promessas em potência. Graças à variação fenotípica, cada grão que plantas pode dar origem à próxima Girl Scout Cookies ou Gorilla Glue #4. Estas variedades icónicas surgiram precisamente de fenótipos únicos, inicialmente só disponíveis através de clones quando se tornaram famosas.
LONGEVIDADE
Se pretende guardar sementes para uso em anos futuros, é possível fazê-lo. Ocupam pouco espaço e, se forem armazenadas de forma adequada, podem manter-se viáveis durante uma década ou até mais.
VARIEDADE
Como ocupam pouco espaço, é fácil introduzir uma grande variedade na sua plantação. Na verdade, graças à diversidade de sementes disponíveis, poderia cultivar centenas de plantas ao mesmo tempo sem repetir nenhuma espécie.
ACESSIBILIDADE
As sementes são fáceis de obter. Pode encomendá-las de forma segura em vários sites na internet. Em locais onde o cultivo de canábis é legal, existem encontros entre cultivadores para trocarem ou oferecerem sementes. E, se não tiver outra opção, também pode experimentar as sementes encontradas em embalagens comerciais; foi assim que a Chemdawg foi descoberta.
NÃO SÃO NECESSÁRIAS COMPETÊNCIAS ESPECIAIS
Não é necessário ter competências especiais. Qualquer pessoa consegue germinar uma semente de canábis. Não acredite em quem diga o contrário. Germinar uma semente é tão simples como cultivar uma flor. É verdade que nem todas vingarão, mas se conseguir que a sua semente lance uma raiz principal e duas folhas acima do solo, terá uma planta resistente e difícil de eliminar.
POSSIBILIDADES AUTOFLORESCENTES
Se pretende cultivar canábis autoflorescente, a melhor opção é mesmo começar a partir de sementes. Embora seja tecnicamente possível fazer clones de uma autoflorescente, estes ficam sempre com a mesma idade da planta-mãe. Quando formam raízes e recuperam do processo, já passaram mais duas semanas e o resultado é uma planta pequena, pouco produtiva. No fundo, não compensa.
Tempo de cultivo razoável
Há quem diga que é mais rápido cultivar a partir de clones do que de sementes. No entanto, isso só é verdade se não considerarmos o tempo necessário para que o corte desenvolva um sistema radicular suficientemente forte para ser considerado um clone viável. Esses 7 a 14 dias extra tornam ambos os métodos praticamente equivalentes em termos de rapidez.
Ver loja de sementes de canábis
Desvantagens de cultivar canábis a partir de sementes
Custo
As sementes podem ser caras — especialmente quando se trata de uma variedade muito popular. No entanto, defendemos que, independentemente do preço das sementes, cultivar as suas próprias plantas continua a ser mais económico do que comprar.
PRECISA DE UM FORNECIMENTO REGULAR
Se começares cada cultivo a partir de sementes, precisas de ter sempre sementes frescas à mão. Isso significa que vais ter de comprá-las regularmente, produzir as tuas próprias ou conhecer alguém disposto a oferecê-las.
TAXA DE GERMINAÇÃO
Nem todas as sementes vão germinar. Curiosamente, a canábis é das poucas plantas onde as pessoas se preocupam excessivamente quando algumas sementes não brotam. Na horticultura tradicional, quer seja com legumes ou flores, costuma-se semear em excesso, esperar que metade vinguem e, depois, selecionar as melhores plântulas se necessário.
Brotações sensíveis
Os principiantes vão acabar por perder alguns rebentos e plântulas. É algo inevitável, mas faz parte do processo de aprendizagem. Persista, e verá que depois de duas ou três experiências, o número de perdas será muito menor.
PLANTAS MASCULINAS
Pode acontecer que acabe por ter algumas plantas macho. Ao cultivar a partir de sementes regulares, aproximadamente metade será de plantas macho. Com sementes feminizadas, é raro surgirem machos, mas a possibilidade existe. Identificar o sexo das plantas pela primeira vez pode ser confuso e gerar dúvidas, mas rapidamente se torna uma tarefa simples. Os machos mostram sinais de sexo antes de libertarem pólen (e antes das fêmeas da mesma idade estarem prontas para o receber). Desde que esteja atento, as plantas macho não representam um grande risco.
Expressão de género
As plantas precisam de passar cerca de seis semanas na fase vegetativa antes de revelarem o seu género. Até lá, já investiu muito tempo, recursos e dedicação nestas pequenas, que quase se tornam parte da família. Para muitos cultivadores em casa, eliminar um macho grande e saudável pode ser um processo difícil e emotivo.
Cultivar canábis a partir de clones
Cultivar canábis a partir de clones pode parecer ainda mais fácil do que com sementes, desde que não seja você próprio a fazer a clonagem. É tão simples como cuidar de uma planta de interior. O sistema radicular já está desenvolvido e a planta já se apresenta como uma pequena canábis. Ou seja, metade do trabalho já está feito por si. Mas será mesmo assim tão simples?
Vantagens de cultivar canábis com clones
NÃO SE CHAMA “CLONE” POR ACASO
Os clones são cópias genéticas exactas da planta-mãe. Se a mãe for fêmea, os clones também serão fêmeas. Se a planta-mãe (ou, muitas vezes, a avó) tiver a capacidade de produzir flores de elevada qualidade, o clone herdará essa mesma característica. Queres produções elevadas? Escolhe uma planta-mãe que já tenha provado gerar clones com colheitas abundantes.
MESMA IDADE QUE A MÃE
Os clones encontram-se no mesmo estágio de maturidade sexual que a planta-mãe. Se a planta-mãe passou por um período de crescimento vegetativo de pelo menos 6 semanas antes de serem retiradas as estacas, os clones podem ser transferidos directamente para uma tenda ou sala de floração assim que atingirem o tamanho pretendido. Iniciar o cultivo com um clone já estabelecido pode antecipar a colheita em várias semanas.
RESILIÊNCIA
No geral, os clones apresentam maior resistência nos primeiros dias após o transplante comparativamente às plântulas jovens. Contudo, esta vantagem dura pouco tempo, já que, à medida que as plântulas se desenvolvem, rapidamente alcançam a mesma robustez dos clones. Este benefício é notório apenas durante uma ou duas semanas, no máximo.
CHA-CHING!
Se tiver plantas-mãe, obter clones é praticamente gratuito.
Consistência no crescimento
Os clones podem tornar o cultivo muito mais simples. Como são cópias exatas da planta-mãe, todos vão preferir o mesmo tipo de luz, a mesma quantidade de nutrientes, os mesmos níveis de pH — tudo igual. Mesmo cultivando apenas uma variedade a partir de semente, algumas plantas suportam grandes quantidades de nutrientes, enquanto outras podem sofrer facilmente com excesso.
Consistência dos efeitos
Os pacientes que utilizam canábis medicinal necessitam que a sua planta tenha sempre a mesma composição química, em todas as doses e ao longo dos anos. É isso que as clones garantem.
Cultivar canábis a partir de clones: desvantagens
SEM RAIZ PRINCIPAL
Os clones desenvolvem uma rede de raízes secundárias fibrosas, mas não formam uma raiz principal. Isso faz com que tenham menos capacidade de se fixar ao solo e de absorver nutrientes em comparação com plantas cultivadas a partir de sementes.
REQUISITOS DE ESPAÇO
Para fazer os seus próprios clones, vai precisar de espaço suficiente e de equipamento adequado para manter as plantas-mãe saudáveis, bem como os novos clones enquanto desenvolvem o seu sistema radicular.
DÊ O SEU MELHOR OU DESISTA
Se pretende fazer uma pausa no cultivo, terá de continuar a cuidar das plantas-mãe ou optar por descartá-las. Ao contrário das sementes, não é possível armazenar as clones para utilização futura, pois têm um tempo de vida útil bastante limitado.
RECOMENDA-SE ALGUMA EXPERIÊNCIA
A clonagem é um processo um pouco mais complexo do que germinar uma semente. Nem todos os clones desenvolvem raízes e pode haver uma curva de aprendizagem acentuada. Não te surpreendas se precisares de várias tentativas até aperfeiçoares a técnica (ou conseguires criar um clone).
Farto do mesmo fumo?
Os clones apresentam pouca diversidade. Se estiveres a cloná-los a partir das tuas próprias plantas-mãe, a escolha de genéticas é bastante reduzida. Ao trocar com outros cultivadores ou ao comprar em dispensários, poderás encontrar um leque ligeiramente maior, mas nunca se compara à enorme variedade de genéticas disponíveis nos milhares de bancos de sementes que podes encomendar online, como os da bancos de sementes.
Pragas e doenças
Os clones podem trazer pragas e doenças para a sua sala de cultivo. Se a planta-mãe estiver doente, é provável que os clones também fiquem doentes. Mesmo clones aparentemente saudáveis podem trazer "passageiros indesejados", como ácaros, vindos de dispensários ou mercados para espaços de cultivo limpos.
NÃO MUITO MAIS RÁPIDO — SE É QUE O É
Os clones podem não ser mais rápidos do que as sementes. Eles podem demorar até duas semanas a desenvolver um sistema radicular suficientemente forte para serem transplantados. Além disso, o transplante de um clone provoca algum stress e choque que também exige um tempo de recuperação. Se esperava poupar muito tempo neste processo, talvez fique algo desiludido com os seus novos clones.
Cansado da mesma colheita?
Cultivar a partir de clones pode tornar-se monótono. Sente-se menos entusiasmo pela descoberta e realização pessoal. Acaba-se muitas vezes por produzir sempre o mesmo, com resultados previsíveis, perdendo o elemento de surpresa e o prazer de acompanhar uma planta de canábis desde semente até à maturidade completa.
Qual a diferença entre sementes e clones?
As plantas produzem sementes para garantir a sua reprodução. O processo ocorre naturalmente quando o pólen das flores masculinas atinge os pistilos das plantas femininas, dando início à fertilização. Apesar de existirem espécies com órgãos masculinos e femininos no mesmo exemplar, a canábis distingue-se por ter plantas masculinas e femininas separadas – uma característica pouco comum.
Também é possível produzir sementes de canábis recorrendo apenas a plantas femininas. Para isso, a planta tem de ser submetida a stress suficiente para "pensar" que a sobrevivência da espécie está em risco. Nesse caso, formam-se sacos de pólens femininos, que depois podem ser utilizados para criar sementes. Como nenhum material genético masculino está envolvido, estas sementes são consideradas feminizadas.
Cada semente é composta por três partes: a casca, que é uma camada resistente e protege o seu interior; o endosperma, responsável por nutrir a muda inicial; e o embrião, a futura planta, que permanece em estado de dormência até que encontre condições ideais para germinar e crescer. As sementes são um pouco como bebés – embora passem um período suspenso até "acordarem". Têm material genético de ambos os progenitores, pelo que nunca são cópias exatas, mas partilham várias características dos pais.
Já os clones são cópias genéticas exatas da planta-mãe, com o mesmo ADN. As diferenças que possam surgir entre clones devem-se principalmente ao ambiente em que se desenvolvem, como o substrato, a luz, a alimentação, técnicas de cultivo, entre outros fatores.
Para criar um clone, corta-se um pequeno ramo de uma planta de canábis e oferece-se as condições ideais para que a haste enraíze. Depois de desenvolver raízes suficientes, o clone pode ser plantado em terra ou num sistema hidropónico, crescendo como qualquer outra planta. Os clones estão normalmente prontos a avançar diretamente para a fase de floração, pois já têm o mesmo grau de maturidade da planta-mãe.
Qual escolher?
No final de contas, terá de decidir por si próprio qual o método que faz mais sentido para as suas necessidades. Como já vimos, ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens.
No entanto, há situações em que uma destas alternativas costuma ser preferida.
As sementes são recomendadas se:
- Não possui uma planta-mãe ou não pode obter clones já preparados.
- Faz pausas longas entre cada cultivo.
- Não dispõe de espaço suficiente para manter plantas-mãe.
- Quer aprender a fundo todo o processo de cultivo de canábis.
- Pretende criar uma nova variedade híbrida ou descobrir um fenótipo especial.
Os clones são mais indicados se:
- Quer evitar completamente a presença de plantas masculinas.
- Precisa de plantas uniformes no seu cultivo, ou com perfis de canabinóides idênticos em várias colheitas.
- Vai iniciar um cultivo guerrilha e só tenciona regressar quando chegar a altura da colheita.
- Pretende colher no menor tempo possível.
- Tem uma operação de cultivo em grande escala.
No fim, optar por sementes ou clones é uma escolha pessoal e válida por qualquer razão. E nada impede que mude de opção sempre que quiser—até pode experimentar ambos os métodos em simultâneo para comparar os resultados. Qual será a sua escolha?
-
4 min 16 Abril 2020 Como acelerar a floração e a colheita da canábis Não é preciso esperar meses a fio para poder fumar a sua erva cultivada em casa. Pode ajustar o ciclo de crescimento para garantir que as suas flores estejam maduras e prontas para consumo em...
-
5 min 23 Junho 2019 Melhor forma de clonar plantas de canábis Recriar flores exuberantes não é uma habilidade exclusiva dos floristas. É, na verdade, uma competência fundamental que todos os cultivadores de canábis devem dominar. Este artigo foi elaborado...
-
2 min 29 Junho 2017 É possível tirar clones de uma variedade autoflorescente? Para compreender como se clona uma planta de canábis autoflorescente, é fundamental perceber o que é uma variedade autoflorescente, como funciona e em que se distingue de outros tipos de clones.