Blog
How To Smoke Hash
7 min

Como fumar haxixe

7 min

Quem é que consegue resistir a um bom e potente haxixe? Neste guia, mostramos-te as várias formas de consumir haxixe, seja a fumar, vaporizar ou dabbing, desde métodos tradicionais como enrolar um charro ou utilizar um dab rig até técnicas mais alternativas, como fumar com facas ou usar um alfinete e um copo. As opções são muitas. Qual vais experimentar?

Famoso pelo seu sabor aromático e intensidade, o haxixe é apreciado desde os tempos antigos. Seja o saboroso bubble hash, o haxixe artesanal feito à mão no Afeganistão ou o charas da Índia, neste guia mostramos-te todas as formas de consumir haxixe, seja a fumar ou a vaporizar. Num instante, estarás pronto para te tornares um verdadeiro especialista nesta arte!

O que é exatamente o haxixe?

O que é realmente o haxixe?

O haxixe é um tipo de concentrado de canábis produzido a partir dos cristais ou glândulas de resina (kief) das plantas fêmeas de canábis. Tradicionalmente, o haxixe é feito à mão — geralmente esfregando ou agitando as plantas de canábis para recolher o máximo de resina possível.

Hoje em dia, recorre-se frequentemente à utilização de água gelada e solventes como o etanol para separar os cristais das flores, recolhendo a resina por meio de filtros de malha de diferentes tamanhos. A resina obtida é depois prensada, formando bubble hash. O haxixe pode variar entre tons amarelados, esverdeados, avermelhados, castanhos ou até pretos, e apresenta desde uma textura suave e maleável até muito dura e quebradiça.

História relacionada

As 6 melhores formas de fazer hash

Os apreciadores de canábis procuram o haxixe sobretudo pela elevada concentração de THC em comparação à erva, proporcionando um efeito muito mais intenso e prolongado. É também valorizado pelo seu aroma característico, semelhante a incenso, e pela suavidade ao fumar. Para além disso, uma pequena quantidade de haxixe de boa qualidade é mais prática de transportar e até mais fácil de guardar do que sacos grandes de erva. Estes são apenas alguns exemplos das diferenças entre haxixe e erva, já que existem muitos outros aspetos que distinguem claramente estes produtos.

O haxixe pode ser consumido de várias formas e até ser incorporado em comestíveis. Contudo, os métodos mais populares continuam a ser a inalação — seja a fumar, a vaporizar ou a dabbar. Tenha em mente que normalmente é necessário usar muito menos haxixe do que a flor de canábis habitual. Se vai experimentar pela primeira vez, comece com uma quantidade pequena e avalie a sua reação.

Preparar o seu haxixe para fumar

Preparar o teu haxixe para fumar

Uma das vantagens do haxixe é a sua preparação simples: na maioria das vezes, podes fumar tal como vem. Tal como com a canábis, convém desfazer o haxixe em pedaços mais pequenos para aumentar a superfície exposta e, assim, potenciar o efeito da combustão. Se estiver muito duro, basta aquecê-lo ligeiramente com uma chama durante alguns segundos para o tornar mais fácil de esfarelar, ou então segurar entre as mãos e amassar até ficar mais maleável.

Dependendo do teu gosto pessoal, podes optar por fumar o haxixe puro, misturá-lo com tabaco ou até juntar mais erva. O tabaco tende a proporcionar um efeito mais estimulante, enquanto misturar com canábis realça o perfil terpénico, criando uma experiência mais rica em aromas. Se o teu haxixe for macio e difícil de esfarelar, podes moldá-lo num cilindro fino e comprido para colocar no centro de uma ganza.

Melhores formas de fumar haxixe

As melhores maneiras de fumar haxixe

Não existe uma única "melhor" forma de fumar haxixe; a lista abaixo serve para o informar e ajudar a escolher a opção mais adequada para si. Claro, sinta-se à vontade para experimentar diferentes métodos!

Fumar haxixe num charro ou cigarro de enrolar

Este método é simples. Basta pegar num pedaço de haxixe e aquecê-lo ligeiramente com um isqueiro para o tornar mais maleável e fácil de esfarelar. Depois, junte um pouco de tabaco para enrolar um charro, ou então some flores de cannabis para um conjunto mais potente e puro. Se preferir, pode trocar o tabaco ou a erva por outras ervas alternativas. Que tal experimentar damiana, hortelã-pimenta ou até flor de maracujá para dar um toque diferente à sua experiência?

Fumar haxixe num cachimbo ou bong

Fumar haxixe num cachimbo ou bong

Fumar o teu haxixe num cachimbo ou bong é não só mais prático do que enrolar um charro (uma técnica que nem todos conseguem dominar), como também reduz a exposição a substâncias potencialmente prejudiciais, como o papel e o tabaco queimados — mas não fiques a pensar que os bongs não têm impacto nos teus pulmões!

Tal como antes, prepara o haxixe aquecendo-o ligeiramente. Se vais usar um cachimbo ou bong, é importante usar uma grelha, caso o teu equipamento não tenha uma integrada. Coloca um pouco de haxixe no fornilho e acende-o com um isqueiro normal (não utilizes maçarico). Assim que vires a chama, apaga-a soprando sobre o haxixe (tal como se faz com incenso). Continua a soprar se for necessário, para manter o haxixe a arder de forma constante. Quando o haxixe estiver a arder como uma pequena brasa, já podes inalar.

História relacionada

A importância de utilizar filtros no seu cachimbo, bong ou vaporizador

Apesar de não ser obrigatório, podes sempre misturar o haxixe com erva ou tabaco. Para isso, coloca uma camada de erva no fundo do fornilho, para evitar que o haxixe caia. Depois, espalha uma camada de haxixe por cima e, se quiseres, termina com mais um pouco de erva.

Fumar haxixe numa shisha

Fumar haxixe num narguilé

Apesar das suas origens remontarem ao século XVI, o tradicional narguilé continua a ser uma escolha popular atualmente, sobretudo entre quem aprecia haxixe. O narguilé é, aliás, ideal para sessões de grupo. Para fumar haxixe num narguilé, comece por moldar o haxixe numa pequena bola e coloque-a no topo do aparelho. Encha o reservatório do narguilé até cerca de três quartos com água, aqueça o carvão até ficar incandescente e depois coloque-o por cima do haxixe. Agora já pode desfrutar do fumo de haxixe através dos bocais das mangueiras.

Dab de haxixe

Dabbing Hash

Fazer dabbing com haxixe exige um pouco mais de preparação, já que vai precisar de uma dab rig e de um maçarico de qualidade. Uma dab rig é um dispositivo para vaporizar haxixe, semelhante a um bong elegante, mas substitui o tradicional bowl por um prego de dabbing. Aqueça o prego com o maçarico até ficar incandescente. Depois, se o seu modelo tiver, coloque a cúpula de vidro sobre o prego aquecido. Utilize a ferramenta própria para aplicar uma pequena dose de haxixe diretamente no prego, dentro da cúpula. Agora, basta inalar e desfrutar dos sabores intensos do seu haxixe. Tenha em atenção que o dabbing é bastante potente e pode surpreender, especialmente se for novo nesta técnica.

História relacionada

O guia definitivo para dabbing: tudo o que precisa de saber

Fumar haxixe com facas

Fumar haxixe com facas quentes é uma técnica antiga, mas sinceramente não a recomendamos, a menos que não haja outra maneira de o fazer. Isto porque o risco de se queimar é real e pode rapidamente transformar a experiência em algo desagradável — principalmente se só procura relaxar. Ainda assim, mencionamos este método clássico para referência.

Vai precisar de duas facas de manteiga, uma palhinha, luvas de forno e uma fonte de calor. Um maçarico é o ideal, mas também pode usar o fogão. Aqueça bem as facas até ficarem incandescentes. Depois, coloque um pedaço de haxixe entre as duas lâminas e pressione-as. O haxixe começará logo a fumegar. Inspire o fumo com a palhinha, mas coloque-a na boca antes de começar, já que as mãos vão estar ocupadas durante todo o processo. Tenha cuidado para que a palhinha não derreta ou queime. E mantenha sempre as facas longe dos seus dedos — e de tudo o resto na sua casa!

História relacionada

Guia dos diferentes tipos de haxixe de todo o mundo

Método do alfinete e copo

Este é um daqueles métodos clássicos, mas que continua a ser eficaz até hoje. É perfeito para quem não tem cachimbo, bong ou mortalhas à mão! Basicamente, o objetivo é apanhar o fumo num copo de vidro e depois inalá-lo com a ajuda de uma palhinha.

Para começar, pega num pequeno pedaço de cartão ou cortiça e espeta-lhe um alfinete, deixando-o na vertical. Coloca uma pequena quantidade de haxixe em cima do alfinete. Com o isqueiro, aquece o haxixe até ele começar a pegar fogo. Assim que vires uma chama, retira o isqueiro e apaga a chama soprando suavemente. De seguida, cobre rapidamente o haxixe com o copo, virando-o ao contrário. O copo vai encher-se de fumo. Usa a palhinha para levantar ligeiramente um dos lados do copo, insere a palhinha e inala o fumo.

Fumar haxixe apenas com um isqueiro

Este método deve ser reservado apenas para situações realmente desesperadas, mas a verdade é que funciona.

Como referimos anteriormente, é possível queimar hash como se fosse incenso: basta acendê-lo, apagar a chama e deixar queimar lentamente. Este processo resulta bem num bong, mas também pode ser feito num prato ou noutra superfície não inflamável. Se só tiveres hash e um isqueiro, parte o haxixe em pedaços médios (demasiado pequenos vão queimar depressa demais), acende um pedaço, apaga a chama e deixa-o a consumir-se lentamente. Quando estiver a arder como uma brasa, basta inspirares o fumo que se liberta.

Funciona melhor do que imaginas, embora não seja o método mais elegante!

Vaporizar o teu hash

Também é possível vaporizar haxixe, mas convém saber que a experiência não é tão simples. A maioria dos vaporizadores modernos foi pensada para funcionar sobretudo com flores ou concentrados mais cerosos. O haxixe apresenta uma textura intermediária e, por isso, nem sempre vaporiza de forma homogénea. Além disso, sendo compacto e pegajoso, pode sujar facilmente o interior do vaporizador. Por este motivo, não recomendamos o uso de haxixe em vaporizadores como primeira escolha. No entanto, se quiser experimentar, sugerimos a leitura do nosso artigo dedicado aos melhores vaporizadores para haxixe.

À semelhança dos métodos de combustão já mencionados, vaporizar haxixe implica desintegrar bem o produto, aumentando a sua superfície para uma vaporização mais eficaz. Deve ainda selecionar uma temperatura em torno dos 200°C. Na verdade, vaporizar haxixe é possível, mas exige uma preparação adequada!

História relacionada

Os melhores vaporizadores para haxixe, caso prefiras não fumar

Qual é a melhor forma de consumir haxixe?

Qual é a melhor forma de desfrutar de haxixe?

Como já foi referido, não existe uma única forma "ideal" de fumar haxixe. Certamente que alguns métodos podem ser mais intensos ou exigentes do que outros, mas tudo depende do gosto pessoal e da experiência de cada um. No fundo, qualquer opção acaba por levar ao mesmo resultado: aproveitar um haxixe de qualidade superior, cheio de sabor, aroma e efeitos marcantes.

Se já tens prática a enrolar charros, substituir a erva por haxixe não te vai trazer grandes dificuldades. O mesmo se aplica a quem domina o uso de bongs e cachimbos. Mas não deixes que isso te impeça de explorar o teu lado criativo e experimentar técnicas mais ousadas para consumir haxixe. Sobretudo para quem está a começar, convém salientar que o haxixe tende a ter um efeito mais intenso do que a canábis tradicional, devido à sua elevada concentração. Começa devagar, e tudo irá correr bem!

Está na hora de pôr as mãos em haxixe

Time To Get Your Hands On Some Hash

Nesta altura, já deves ter percebido que o haxixe proporciona inúmeros momentos de diversão e que há várias formas criativas de o consumir. Graças à sua versatilidade, é uma excelente escolha para quem procura experimentar diferentes modos de apreciar concentrados de canábis. Se queres diversificar a tua rotina de consumo, o haxixe pode ser exatamente aquilo de que precisas.

A Zamnesia não vende haxixe pré-feito, mas oferece tudo o que necessitas para o produzires de forma simples e cómoda em tua casa. Desde sementes de canábis a sistemas de extração, passando por cachimbos e rigs para dabbing perfeitamente ajustados à tarefa, nunca houve melhor altura para explorares tudo o que o haxixe tem para te oferecer. Visita a loja Zamnesia e encontra todos os acessórios essenciais para produzires haxixe de alta qualidade no conforto do teu lar.

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Como fazer Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa