
Mais uma vitória para a canábis: Luxemburgo vai legalizar a canábis
O Luxemburgo prepara-se para se tornar o segundo país da Europa a legalizar o cultivo e a venda de canábis para fins recreativos. Continue a ler para saber mais sobre os planos do país para o cultivo doméstico, as sanções criminais e a comercialização em loja.
Hoje, o parlamento do Luxemburgo aprovou com maioria (38 votos a favor e 22 contra) uma proposta de lei que legaliza o cultivo e a posse de canábis para fins recreativos em casa, ainda que sob regulamentos rigorosos. Esta decisão surge vários anos após as eleições parlamentares de 2018, quando o uso de canábis medicinal foi regulamentado e autorizado oficialmente.
A nova legislação é uma excelente notícia para quem deseja cultivar canábis em casa, permitindo até quatro plantas por agregado familiar e a posse de até três gramas em espaços públicos. Falta agora a publicação da lei no jornal oficial do governo, onde são divulgadas as novas normas, debates e decisões parlamentares.
Produtores domésticos podem começar a cultivar já na próxima semana
Assim que a nova legislação for aprovada, adultos residentes no Luxemburgo poderão começar legalmente a cultivar canábis já em julho deste ano — e há fontes que apontam mesmo para este fim de semana ou início da próxima semana. Ainda assim, o Ministério da Justiça refere "em julho" e acrescenta informações relativas à venda de sementes de canábis.
"As sementes para cultivo caseiro ainda não estão disponíveis nas lojas no Luxemburgo; quem quiser terá de as comprar online ou no estrangeiro", esclareceu o Ministério da Justiça, que também sublinha estar atento à legalidade da venda das sementes no país de origem.
As penalizações criminais para quem estiver na posse de pequenas quantidades – menos de três gramas de canábis – vão também ser suavizadas. Contudo, o consumo em espaços públicos continuará proibido pela nova lei. O Luxemburgo torna-se, assim, o segundo país da União Europeia a legalizar a canábis, seguindo o exemplo de Malta, que avançou com esta medida em dezembro de 2021.
Sementes de canábis
Choose from one of the largest collections of cannabis seeds. More than 3000 cannabis strains from 100+ breeders.
Regulação do cultivo e da venda ainda em desenvolvimento
A pandemia em curso atrasou consideravelmente o processo legislativo e, durante muito tempo, não era certo se a proposta de lei seria aprovada antes do final de julho – ou seja, antes da pausa parlamentar de verão. No entanto, acabou por ser aprovada a tempo das eleições legislativas marcadas para outubro de 2023 e de uma eventual mudança no governo do Grão-Ducado.
Os planos para a venda de canábis produzida localmente a residentes adultos através de estabelecimentos físicos continuam em cima da mesa, mas não serão implementados de imediato após a aprovação da lei. Esta medida, no entanto, permanece integrada nos planos mais amplos de legalização da canábis.
-
4 min 22 Março 2024 Alemanha legaliza o consumo de canábis em 2024 Em Fevereiro de 2024, as leis sobre o consumo de canábis na Alemanha sofreram alterações significativas. O Parlamento aprovou uma nova legislação que permite aos adultos possuir e cultivar pequenas...
-
4 min 8 Fevereiro 2021 Será recomendável para principiantes... Aproveite o potencial genético das variedades autoflorescentes para tornar a sua primeira experiência de cultivo simples e agradável. Estas plantas robustas destacam-se pela resistência natural a...
-
5 min 16 Novembro 2018 Top 10 variedades de canábis ideais para principiantes Quer pretenda estimular a criatividade ou simplesmente aliviar o stress e a ansiedade depois de um dia exigente, a canábis pode trazer vários benefícios. Se está a dar os primeiros passos no...
-
6 min 13 Outubro 2015 10 razões para legalizar todas as drogas Independentemente da sua opinião sobre a legalização das drogas, há lições importantes a retirar deste debate. Eis alguns argumentos relevantes a favor desta questão.