Blog
How To Use A Bong
6 min

O que é uma cafeteira percoladora e porque deve usar uma

6 min

O termo 'percolator' é bastante comum no universo dos acessórios para canábis. Provavelmente já se deparou com um bong percolator no Instagram ou em casa de algum amigo. Vamos descobrir de que forma um percolator pode tornar a sua experiência com bongos ainda melhor.

O que é um percolador?

O que é um percolador?

De uma forma simples, um percolador é um tipo de bong de vidro. Trata-se de um aparelho em que o fumo é dividido em vários pequenos fluxos. Regra geral, os bongs com percolador têm vários compartimentos ao longo do tubo principal, mais água e orifícios menores.

Este sistema faz com que o fumo demore mais tempo a chegar até si, proporcionando uma experiência mais suave. Se o percolador tiver várias câmaras de água, irá filtrar ainda mais o fumo e ajudar a arrefecê-lo melhor.

Como funciona e como utilizar

How It Works And How To Use One

Se nunca viu um bong com percolator, vale a pena recordar os princípios da física. O percolator obriga o ar proveniente do bowl a passar por pequenas aberturas, fragmentando o fumo em várias microbolhas quando entra em contacto com a água. Ao transformar grandes bolas de fumo em inúmeras bolhas pequenas, aumenta-se significativamente a superfície de contacto entre o fumo e a água. Com mais superfície exposta à água, o fumo arrefece mais rapidamente.

Aliando este processo ao tempo extra que o fumo demora a atravessar o bong, obtém-se uma experiência de fumo mais limpa e fresca. Muitos utilizadores consideram esta a forma preferida de consumir, garantindo uma filtragem mais eficaz e agradável, longe de ser apenas mais um acessório dispensável.

O percolador altera o efeito?

A água do bong afeta o efeito?

A resposta rápida é não. Não há evidências que suportem que o uso de um percolador provoque perda ou aumento de canabinóides. Embora alguns digam que se sentem mais “pedrados”, tal deve-se ao facto de conseguirem dar passas maiores devido ao percolador. No máximo, poderia haver uma ligeira perda de THC devido à filtragem, mas isso é pouco provável, já que o THC não é solúvel em água.

História relacionada

As 10 variedades de canábis mais fortes e potentes

Quais são os benefícios?

Os benefícios são muito evidentes. Depois de experimentar um bong com percolador, dificilmente voltará a sentir-se satisfeito ao fumar num bong tradicional. A experiência de fumo torna-se significativamente melhor, com um fumo muito mais suave e saboroso. Além disso, devido à temperatura mais baixa, os terpenos são mais facilmente detetados pelo paladar. Tirando o facto de geralmente terem um preço mais elevado, não há grandes desvantagens a apontar ao percolador.

Como limpar um bong com percolador

Como limpar um bong com percolador

Limpar um bong com percolador pode ser um pouco mais trabalhoso do que um bong tradicional, mas não há motivo para preocupação. Vais precisar dos seguintes artigos para começar:

O essencial é deixar o bong de molho numa solução de álcool e sal. O álcool dissolve a resina acumulada e o sal, por ser abrasivo, ajuda a remover as sujidades agarradas às paredes.

Retira todas as peças removíveis do bong e coloca-as no saco plástico juntamente com a solução de sal e álcool. O corpo do bong deve ser colocado no balde cheio da mesma solução. Certifica-te que a mistura entra tanto na câmara como nos percoladores, sendo útil deitares álcool diretamente pelo pescoço do bong para atingir bem todos os recantos. Deixa atuar durante pelo menos 15 minutos.

Com a ajuda dos rolos de papel e dos limpadores de cachimbo, esfrega as zonas de mais difícil acesso o melhor que puderes. Se quiseres soltar ainda mais resíduos, tapa a boca e o tubo do bong com película aderente ou tampões próprios, e agita com alguma força. Todo o esforço que aplicares agora vai compensar no sabor e pureza do fumo!

Quanto mais cedo limpares qualquer resíduo pegajoso, mais simples será a manutenção. Criar o hábito de uma limpeza frequente torna-se muito mais fácil do que tentar limpar um bong totalmente entupido. Tem ainda em conta que bongs com sistemas de percolação mais complexos exigem ainda mais paciência para manter limpos, por isso pensa também nesse aspeto antes de adquirir um novo modelo.

Que tipos de percoladores existem?

Que tipos de percoladores existem?

Apesar de o conceito de percolador ser bastante simples, existe uma grande variedade de modelos disponíveis. Embora todos tenham o mesmo objetivo, distinguem-se por pequenas diferenças no seu funcionamento. De seguida, vamos explorar o mundo dos percoladores e perceber o que os distingue.

Percolador inline

Estes são os percoladores mais comuns, podendo ser encontrados tanto como elementos únicos em bongs mais simples como integrados em sistemas mais elaborados, nos modelos avançados. Estendem-se horizontalmente a partir da base do downstem em direção à câmara do bong. Com vários orifícios pequenos, permitem que o fumo seja disperso ao entrar na água, proporcionando maior arrefecimento e filtragem.

Percolador em árvore

Embora possa variar, os percoladores em árvore costumam ter entre um e oito canais de passagem, designados por "braços". Alguns modelos mais compactos podem ter dois ou três braços, enquanto os modelos mais elaborados chegam a incluir oito, tornando-se assim mais complexos no interior do bong. Esta maior complexidade na estrutura normalmente faz com que sejam peças mais sofisticadas e, frequentemente, mais caras. Em contrapartida, além do visual apelativo, proporcionam também uma difusão muito superior.

No interior do bong, existe uma série de "ramificações", cada uma delas com diversos cortes, suspensas debaixo de uma cúpula em forma de copa de árvore. É precisamente este detalhe que dá nome ao percolador. Por outro lado, a complexidade pode dificultar bastante a limpeza – por isso é fundamental evitar deixar acumular resíduos. Mantendo-o devidamente limpo, garante uma difusão eficaz sem arrastar o fumo.

Percolador tipo chuveiro

Estes percoladores devem o seu nome ao formato, funcionando de forma semelhante a um chuveiro tradicional. O fumo sobe por um tubo e, no topo, passa por um disco com vários orifícios. Ao ser forçado a atravessar estes furos, o fumo dispersa-se suavemente em pequenas partículas, tornando cada puxada mais fresca e suave.

São bastante populares pelo seu desempenho eficaz, facilidade de fabrico e limpeza simples. Por isso, é frequente encontrar percoladores tipo chuveiro disponíveis em muitos locais, a preços acessíveis.

Percolador matriz

Este nome apelativo refere-se, na verdade, a um conjunto de percoladores tipo "showerhead" empilhados. Ao colocar um acima do outro, obtém-se uma difusão multiplicada, que proporciona tragos incrivelmente suaves. São alguns dos percoladores mais eficazes que pode encontrar.

O lado menos positivo? São extremamente difíceis de limpar, por isso compensa garantir que não fiquem obstruídos com resina!

Downstem difusor

Os downstems difusores integram o percolador no próprio tubo, em vez de estar no corpo do bong. Assim, o fumo é imediatamente difundido e pulverizado do downstem para a câmara de água, onde é filtrado e arrefecido.

Percolador favo de mel

Estes percoladores estão no topo do desempenho. Oferecem uma experiência extremamente suave e um visual impressionante, sendo verdadeiramente o melhor do melhor. São relativamente simples: um disco com formato de favo de mel encaixa (ou é incorporado) na câmara do bong. A eficiência vem do número e da dimensão dos orifícios; um só disco pode ter cem ou mais buracos minúsculos, proporcionando uma difusão incomparável. Para amplificar ainda mais o efeito, pode empilhar vários discos de favo de mel.

Devido ao tamanho reduzido dos orifícios, estes percoladores tendem a obstruir-se facilmente—passando do funcionamento normal ao bloqueio total rapidamente. E a limpeza pode tornar-se complicada quando isso acontece. Por isso, se optar por um percolador favo de mel, é fundamental limpá-lo com frequência!

Percolador de disco fritado

Estes percoladores funcionam como versões já agrupadas dos percoladores tipo "favo de mel". Proporcionam uma difusão muito eficaz, mas podem tornar-se extremamente difíceis de limpar se deixares acumular resina. Por isso, é fundamental manteres uma rotina de limpeza regular, caso queiras usar este tipo de percolador.

Percolador turbina

Estes são provavelmente dos percoladores mais impressionantes em termos visuais, proporcionando uma experiência estética única enquanto desfrutas da tua sessão.

O seu formato especial faz com que a água seja puxada pelas laterais do recipiente, criando um efeito de ciclone, ou redemoinho, no centro do bong. Além de ser um verdadeiro espetáculo visual, garante que o fumo permanece mais tempo em contacto com a água, potenciando o arrefecimento e suavizando cada trago!

Percolador espiral

Quanto à funcionalidade, os percoladores em espiral (também conhecidos como percoladores de serpentina) funcionam de modo semelhante aos percoladores tipo árvore. A principal diferença está mesmo na forma: tal como o nome indica, estes percoladores enrolam-se em espiral ao longo do corpo do bong, semelhante a uma serpente pronta a atacar, o que garante não só uma excelente difusão, mas também uma das experiências mais suaves a nível de filtragem!

Percolador Fabergé egg

Estes percoladores, como o próprio nome indica, são raros e envoltos em algum mistério. Normalmente apresentam orifícios que fazem lembrar o queijo suíço, funcionando como uma espécie de cachimbo dentro de outro cachimbo. O seu principal objetivo é impedir o contacto do fumo com o ar, proporcionando uma filtragem mais eficaz antes de chegar aos seus pulmões.

Os percoladores "fab egg" costumam ser combinados com outros tipos de percoladores, em vez de funcionarem isoladamente; ainda assim, se incluir um destes no seu equipamento, ficará com um dos sistemas mais luxuosos disponíveis!

Percs: quais são as vantagens?

Percs: what are the perks?

Se está a dar os primeiros passos no mundo dos bongs, talvez questione para que servem afinal os diferentes tipos de percoladores e até se são mesmo necessários.

A verdade é que, apesar de não serem essenciais, os percoladores melhoram significativamente a experiência de utilização. Isto é especialmente notório ao fumar cannabis ou concentrados de alta qualidade, já que conseguem tornar cada passa muito mais suave, permitindo saborear todos os aromas e nuances oferecidos pelos terpenos.

No que diz respeito aos vários modelos de percoladores, a melhor forma de descobrir qual se adequa ao seu gosto é experimentar. Se está a começar, opte por um modelo simples, económico e fácil de limpar. Os percoladores mais complexos podem ser excelentes, mas exigem maior manutenção—caso contrário, o benefício inicial perde-se rapidamente. No final de contas, se aprecia utilizar bongs, certamente vai gostar de usar percoladores.

Luke Sumpter
Luke Sumpter
Detentor de uma licenciatura em Ciências da Saúde Clínica, Luke Sumpter dedica-se há mais de sete anos ao jornalismo e à escrita, explorando a ligação entre a ciência e o mundo da canábis, unido pela sua paixão pelo cultivo de plantas.
Headshop Produtos
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa