
Como preparar molho picante de chili
Adora o sabor intenso do molho picante? Seja a utilizá-lo com moderação ou a adicionar generosamente às suas refeições, este artigo é para si. Descubra como preparar o seu próprio molho picante delicioso em apenas 6 passos fáceis.
Seja a espalhar sobre ovos ou a dar mais vida aos seus guisados preferidos, o molho picante é um condimento incrivelmente versátil e, sem dúvida, uma das formas mais simples (e deliciosas!) de dar aquele toque especial às suas refeições favoritas. De seguida, partilhamos uma receita muito fácil para preparar o seu próprio molho picante em casa, usando apenas alguns ingredientes básicos. Além disso, depois de apresentar a receita base, deixamos também algumas sugestões para criar molhos de malagueta únicos e cheios de sabor, capazes de rivalizar com qualquer molho comprado na loja!
O que é o molho de malagueta?
O molho picante é um condimento apreciado em todo o mundo. Seja a dar um toque especial ao pequeno-almoço, a misturar num molho para saladas ao almoço ou a juntar a uma sopa bem reconfortante ao jantar, o molho picante merece um lugar de destaque na sua mesa e na sua cozinha. Apesar da enorme variedade de molhos picantes existentes, todos têm como base principal um ingrediente: malaguetas. A intensidade do picante num molho depende sempre do tipo e da quantidade de malaguetas utilizadas na sua preparação.
Molho picante vs sriracha: Em que diferem?
Sriracha é um tipo de molho picante, bastante encorpado, aromático e intenso, preparado a partir de uma pasta densa que junta malaguetas vermelhas frescas (geralmente jalapeños), dentes de alho, vinagre destilado, sal e açúcar. Este molho é muito apreciado na Tailândia e noutras regiões do Sudeste Asiático, sendo habitualmente servido à mesa como acompanhamento de diversos pratos. Por exemplo, na culinária tailandesa, o sriracha é frequentemente utilizado como molho para mariscos e ovos. Já na cozinha vietnamita, costuma-se recorrer ao sriracha para temperar pho, pratos de noodles e arroz.
O sriracha distingue-se de outros molhos picantes principalmente em dois aspetos. Ao contrário de muitos outros molhos, que costumam combinar diferentes tipos de pimentos doces e picantes, vegetais aromáticos, ervas e uma multiplicidade de condimentos, o sriracha aposta apenas nos ingredientes mencionados. Além disso, enquanto outros molhos passam por processos de cozedura ou fermentação, o sriracha recorre a ingredientes frescos que são triturados, misturados, temperados e engarrafados de imediato. A preservação é assegurada pela adição de conservantes, que evitam a sua deterioração.
Quais são as melhores malaguetas para preparar molho picante em casa?
O universo dos pimentos é vasto e fascinante. Basta dar uma vista de olhos pela Peppershop da Zamnesia para encontrar uma enorme variedade de malaguetas — cada uma com as suas cores, aromas e intensidades de picante. Entre tantas opções disponíveis, destacam-se alguns favoritos para servir de base a um molho picante caseiro irresistível:
- Jalapeños
- Habaneros
- Ghost Peppers
- Carolina Reaper
- Cayenne
- Malaguetas tailandesas
- Pimento rocoto
- Scotch bonnet
Growshop
Set up your grow the right way. Tents, lights, nutrients, propagation supplies, pots, and many handy accessories.
Como fazer molho picante fermentado em 6 passos simples
A maioria dos molhos picantes que encontras nas prateleiras do supermercado é produzida através de fermentação. Este método, que envolve pimentos picantes, alho e sal, proporciona um sabor bem mais rico e complexo ao molho e prolonga significativamente o seu tempo de conservação.
Se a ideia de fermentares o teu próprio molho picante parece complicada, não te preocupes. Preparar molho de malagueta fermentado é muito fácil: só precisas de alguns ingredientes básicos e utensílios simples de cozinha. Segue a receita abaixo e descobre como fazer o teu molho picante fermentado em casa.
Ingredientes
- 250g das suas malaguetas picantes preferidas
- 5 a 7 dentes de alho (ou mais, se gostar)
- 1 cebola grande
- ½ chávena de vinagre (pode ser de sidra de maçã, de vinho branco ou vinagre comum)
- Sal marinho
- Açúcar
- Água
Utensílios
- Processador de alimentos
- Frasco de vidro limpo
- Pano de musselina
- Elástico
Instruções
-
Pique grosseiramente os seus malaguetas, alho e cebola num processador de alimentos. Junte lentamente sal a gosto e água até obter uma textura espessa, semelhante a uma salsa ou relish.
-
Transfira a mistura para um frasco de vidro limpo e cubra com um pano de musselina. Prenda o pano com um elástico. Deixe repousar à temperatura ambiente na bancada da cozinha durante 24 a 48 horas.
-
Passadas 24 horas, incorpore o vinagre na mistura.
-
Volte a tapar o frasco com o pano de musselina e deixe fermentar durante uma semana, à temperatura ambiente.
-
Após uma semana, triture a mistura num liquidificador até obter um molho macio e uniforme. Adicione mais água ou vinagre se quiser uma consistência mais líquida, ou coe para tirar a polpa. Ajuste o sal e o açúcar conforme preferir.
-
Transfira o molho picante para uma garrafa de plástico e conserve no frigorífico. Dura vários meses. É normal que se separe com o tempo, portanto agite antes de usar.
Nota: Ao manusear malaguetas picantes, utilize sempre luvas. Seja cuidadoso e evite tocar em zonas sensíveis do corpo.
Como fazer molho de malagueta picante: O método "rápido ao lume"
Fermentar o molho picante intensifica os sabores, algo apreciado por verdadeiros fãs de picante. No entanto, para quem nunca fermentou ou simplesmente não quer esperar uma semana para saborear o resultado final, esta técnica pode parecer desmotivadora. Se te identificas, experimenta preparar o teu próprio molho picante utilizando o método rápido. Além disso, nesta receita, vais descobrir um truque especial para dar um toque extra e diferente ao teu molho de piri-piri caseiro!
O molho picante precisa de ir ao frigorífico?
Quando devidamente preparada, a pimenta picante caseira pode durar pelo menos 2 a 3 meses. Durante este período, é aconselhável conservar o molho no frigorífico, sobretudo se o estiver a utilizar com frequência e a abrir regularmente o recipiente. O ambiente frio do frigorífico ajuda a controlar a fermentação do molho picante e impede o desenvolvimento de bactérias indesejadas.
Dicas e sugestões para preparar o melhor molho picante caseiro
Dicas essenciais para fazer o melhor molho picante caseiro
Se queres elevar o teu molho picante caseiro a outro nível, partilhamos algumas sugestões e truques valiosos que aprendemos durante as nossas experiências na preparação de molhos em casa:
-
Ajusta a quantidade de sal, açúcar e vinagre ao teu gosto. Se preferes não adoçar com açúcar branco normal, podes sempre optar por alternativas naturais como mel, açúcar mascavado, stevia ou tâmaras (estas últimas, para além do sabor doce, vão também conferir notas profundas, quase achocolatadas, ao teu molho).
-
Não tenhas receio de usar sal e açúcar. Muitas pessoas tendem a reduzir ambos ao cozinhar de forma saudável, mas, no caso dos molhos picantes, estas ingredientes são essenciais. Não só realçam todos os sabores, como também funcionam como conservantes naturais, prolongando a durabilidade do teu molho. Para um equilíbrio perfeito, podes ainda usar pimentos doces, fruta ou os adoçantes naturais já referidos.
-
Adicionar óleos, como o de sésamo ou azeite, ajuda a conservar o molho e atribui-lhe uma textura e intensidade de sabor extra.
-
Não procures uma textura totalmente lisa! Evita triturar demasiado o molho, para preservar alguns pedaços dos ingredientes e conseguir uma textura rica e interessante.
-
Escolhe os teus pimentos com atenção. Quanto mais picante a variedade, mais intenso será o teu molho. Dica útil: se removeres as sementes e a película branca interior, consegues reduzir um pouco o nível de picante.
-
Apesar de os pimentos frescos serem uma escolha excelente, não há qualquer problema em recorrer a malaguetas secas ou fumadas. Estes ingredientes conferem aromas únicos ao molho e podem ser armazenados durante vários meses.
-
Arrisca! Uma das maiores riquezas da cozinha está em experimentar e procurar novas combinações. A receita que apresentámos acima serve como base para começares a criar o teu próprio molho picante. Dá-lhe um toque especial, explorando diferentes legumes, especiarias, ervas aromáticas, frutas e muito mais.
É isso! Agora que já sabes como preparar o teu próprio molho picante desde o início, visita a Peppershop da Zamnesia para encomendares as tuas malaguetas preferidas e começares a dar mais sabor e intensidade à tua cozinha.
-
4 min 16 Maio 2022 Como conservar malaguetas e pimentos (curto e longo prazo) Não há qualquer dúvida: cultivar pimentos e malaguetas é uma experiência incrivelmente gratificante. No entanto, é na altura da colheita que tudo realmente faz sentido. Ter sempre à mão malaguetas...
-
5 min 13 Maio 2022 Como secar malaguetas e pimentos doces Seja inteiros, moídos em especiaria ou transformados em flocos picantes, os pimentos doces e malaguetas secos são um excelente reforço para qualquer despensa ou armário de especiarias. E o melhor...
-
4 min 5 Agosto 2021 Malaguetas picantes e a escala de Scoville É impossível resistir ao fascínio da comida picante. Seja apreciador de pratos tradicionais mexicanos, de um Pad Thai ou de caril Vindaloo, todos têm um ingrediente em comum: os pimentos.