
Descubra os 10 melhores cogumelos para a sua saúde
Com a vasta diversidade de cogumelos disponível, há inúmeros benefícios que estes amigos fúngicos podem trazer para a saúde e bem-estar. Além disso, extratos de cogumelos estão disponíveis em formatos como suplementos, cápsulas e pós, o que facilita a sua inclusão no dia a dia.
Com uma longa tradição de utilização em diversas práticas medicinais, os cogumelos continuam a ser valorizados pelos potenciais benefícios que oferecem para a saúde e o bem-estar. Graças ao desenvolvimento de métodos de extração simples e fiáveis, é agora possível encontrar suplementos, cápsulas e pós feitos a partir de uma vasta gama de cogumelos. Nunca houve melhor altura para descobrir tudo o que os cogumelos podem proporcionar.
Quais são os possíveis benefícios dos cogumelos para a saúde?
Então, quais são realmente os benefícios dos cogumelos para si, e que tipo de impactos positivos para o bem-estar e saúde pode esperar ao incluí-los na sua alimentação? Não é segredo nenhum que os cogumelos são uma fonte riquíssima de fibra, vitaminas e muitos outros nutrientes essenciais. Mas os benefícios não se ficam por aqui. Os cogumelos também são conhecidos por serem fontes de antioxidantes, por reforçarem o sistema imunitário e, em alguns casos, por contribuírem para a saúde do coração.
Os 10 melhores cogumelos para a sua saúde
Naturalmente, nem todos os cogumelos são iguais. Por isso, dependendo dos benefícios que procura, terá de escolher o tipo de fungo mais adequado.
1. Turkey tail
Conhecido cientificamente como Coriolus versicolor, o cogumelo Turkey Tail tem uma presença marcante na tradição asiática, em particular na China e no Japão.
Visualmente impressionante, este cogumelo oferece muito mais do que a sua aparência: o Turkey Tail é rico em antioxidantes, sendo reconhecido pelo seu potencial para reforçar o sistema imunitário e promover a saúde intestinal. Geralmente encontra-se disponível em pó ou em cápsulas, o que facilita a sua inclusão na rotina diária—seja ao pequeno-almoço ou incorporado em diferentes pratos ao longo do dia—para aproveitar todos os seus benefícios.
2. Reishi
Quer seja sob a forma de tintura, extrato em pó ou cápsulas, o Reishi é mais um cogumelo com longa tradição de uso. Conhecido também como Lingzhi, que significa "força espiritual", este cogumelo tem sido valorizado desde a antiguidade na China e mantém o seu estatuto nos dias de hoje.
Pensa-se que o Reishi pode contribuir para o reforço do sistema imunitário, ajudar na preparação para um sono mais tranquilo e reduzir o stress diário, tornando-o uma excelente opção para quem procura bem-estar no dia a dia.
3. Lion's Mane
Com um aspeto peludo que facilmente lembra a juba de um leão, não é difícil perceber a origem do nome Juba de Leão.
Este cogumelo, também conhecido como Hericium erinaceus, encontra-se principalmente na América do Norte, sendo mais raro em estado selvagem na Europa. Para além do seu sabor delicioso, ideal para diversas receitas quando utilizado fresco, a principal atração reside nos potenciais benefícios para a saúde. Entre eles, destaca-se a possível regulação dos níveis de açúcar no sangue, assim como a diminuição da pressão arterial elevada e da inflamação.
4. Cogumelo Orelha-de-pau / Orelha-de-Judas
Com um elevado teor de vitamina B e uma grande quantidade de antioxidantes, não é de admirar que o cogumelo Orelha-de-Judas seja tão apreciado. Estes cogumelos podem apoiar o sistema imunitário, promover a digestão e contribuir para a saúde intestinal. Nativos da China, são muito utilizados há séculos tanto em receitas tradicionais como em medicina natural.
Nos dias de hoje, o cogumelo Orelha-de-Judas é especialmente popular como suplemento, sendo frequente encontrar pessoas a tomar cápsulas diariamente antes das refeições.
5. Porcini
Ricos em proteína, potássio, ferro e zinco, para além de serem uma excelente fonte de vitamina B e antioxidantes, há muitas razões para explorar os cogumelos Porcini. Sem falar no seu sabor suave e ligeiramente adocicado, com notas de frutos secos! Quer os consuma frescos ou em suplemento, estes cogumelos têm muito a oferecer. Acredita-se que os Porcini podem ajudar a reduzir a inflamação e a promover uma digestão saudável.
Existe ainda investigação (Westerterp, 2004) que indica que estes cogumelos podem ser aliados na perda de peso. Sem dúvida, um fungo a ter em conta.
6. Shiitake
Os cogumelos Shiitake, conhecidos cientificamente como Lentinula edodes, são originários da Ásia Oriental e têm presença assídua em muitos restaurantes. Para além do seu sabor único, os Shiitake oferecem diversos benefícios potenciais para a saúde e o bem-estar que vale a pena conhecer.
O uso dos Shiitake desidratados remonta à medicina tradicional, e atualmente, graças à facilidade de acesso a suplementos e pós, é mais simples do que nunca usufruir das suas vantagens. Estes cogumelos contribuem para o fortalecimento do sistema imunitário e podem até apoiar a saúde cardiovascular, sendo apenas dois exemplos do vasto leque de benefícios que proporcionam.
7. Cogumelos ostra
Conhecido cientificamente como Pleurotus ostreatus, o cogumelo oyster destaca-se pelo seu elevado teor de ferro, vitamina D e niacina — um conjunto de nutrientes que oferece inúmeros benefícios à saúde.
Quer sejam consumidos frescos ou sob a forma de suplemento, os cogumelos oyster são muito versáteis e podem ser integrados em todo o tipo de receitas, incluindo batidos! Ao incluir este cogumelo na sua alimentação, poderá fortalecer o sistema imunitário, contribuir para a regulação dos níveis de açúcar no sangue e ainda apoiar a saúde cardiovascular. Acrescente-se a isto o seu rico aporte de antioxidantes e nutrientes, e terá um excelente aliado para o bem-estar do organismo.
8. Chaga
Os xamãs da Sibéria chamam o cogumelo Chaga de "presente dos céus" — o que já diz muito sobre o seu valor. Embora esta expressão possa criar grandes expectativas, a verdade é que há muito a descobrir sobre a experiência do Chaga.
Habitualmente encontrado a crescer em árvores de folha caduca em regiões frias, o Chaga é um fungo resistente e robusto que, depois de colhido, oferece vários benefícios para a saúde e bem-estar. Este cogumelo pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário, combater a inflamação e a reduzir o colesterol. Pode encontrá-lo facilmente à venda, fresco ou sob a forma de cápsulas, para incluir na sua rotina diária.
9. Cogumelos Enoki
Talvez conheça esta variedade pelos nomes de cogumelo-dourado ou cogumelo-de-agulha-do-inverno. Os Enoki podem ser encontrados na América do Norte, Ásia e Europa, e oferecem inúmeras vantagens a quem os inclui na alimentação.
Para além do seu aspeto delicado e único, os cogumelos Enoki destacam-se pelo seu potencial em promover a saúde e o bem-estar, seja consumidos frescos ou na forma de suplemento. São muito nutritivos, ricos em antioxidantes e podem ainda contribuir para a proteção do cérebro. Estudos realizados com animais (Yang et al., 2015) demonstram que o consumo de Enoki pode melhorar a memória e as funções cerebrais, mas serão necessários mais estudos para obter conclusões firmes.
10. Cordyceps
Pode ser que associe este cogumelo a uma adaptação televisiva de um videojogo, mas garantimos-lhe que consumir Cordyceps não o vai transformar em nenhum zombie. Muito pelo contrário!
O Cordyceps tem sido valorizado ao longo dos tempos pelos seus potenciais benefícios para a saúde e o bem-estar, continuando a ter um papel importante atualmente. Este cogumelo é utilizado numa vasta gama de produtos, incluindo cuidados de pele, nutrição desportiva e suplementos para o coração, entre outros exemplos. Se procura melhorar o desempenho físico, usufruir de propriedades anti-envelhecimento ou reduzir inflamações, o Cordyceps pode ser a escolha certa para si.
Tire o máximo partido dos cogumelos
Como já percebeu até agora, os fungos têm inúmeros benefícios potenciais para oferecer e existem várias formas de os consumir. Embora os cogumelos possam ser consumidos frescos, existem alternativas ainda mais práticas e acessíveis.
Desde tinturas a extratos em pó ou cápsulas de suplemento, há opções para todos os gostos. E se quiser aventurar-se, pode até cultivá-los em casa. Para explorar as melhores opções à base de cogumelos disponíveis atualmente, basta visitar a Shroomshop e a Healthshop da Zamnesia.
- Klaas R Westerterp. (2004). Diet induced thermogenesis - https://www.ncbi.nlm.nih.gov
- Yang W. (2015/10/01). Polysaccharides from Flammulina velutipes improve scopolamine-induced impairment of learning and memory of rats - https://www.sciencedirect.com
-
2 min 27 Março 2023 Moringa: tudo o que precisa de saber A moringa é utilizada há milhares de anos, mas será que continua relevante nos dias de hoje? Disponível em diferentes formatos, desde cápsulas a extratos em pó e folhas secas, descubra por si tudo...
-
5 min 27 Janeiro 2023 Cordyceps: O que precisa de saber Com o sucesso de The Last of Us, os cordyceps ganharam uma popularidade inédita. Mas o que são, afinal, estes “fungos zombies”? Será que provocam mesmo efeitos perturbadores? Felizmente para os...
-
7 min 10 Agosto 2021 O que é o cogumelo Lion's Mane? Apesar de crescerem em todo o hemisfério norte, os cogumelos lion's mane permaneceram praticamente desconhecidos fora da Ásia até há pouco tempo. Hoje, no Ocidente, começa-se finalmente a valorizar...
-
8 min 26 Julho 2021 O que é o cogumelo reishi? De repente, toda a gente fala sobre cogumelos de nomes estranhos e efeitos surpreendentes. Mas será que são alucinogénicos, perguntas tu? De onde vêm? Para que servem? Não te preocupes, na Zamnesia...