Blog
What Does Blue Bruising Mean On Magic Mushrooms?
3 min

O que significa o aparecimento de manchas azuladas nos cogumelos mágicos?

3 min

Muitos cogumelos mágicos apresentam manchas azuladas com o passar do tempo. Embora se acredite que essas marcas possam reduzir a potência dos cogumelos, também são um sinal de que possuem os compostos químicos necessários para produzir efeitos psicadélicos.

Se consome ou cultiva cogumelos mágicos, provavelmente já reparou que alguns desenvolvem manchas azuladas ao longo do tempo. Estas manchas são geralmente conhecidas como "nódoas" ou "hematomas azulados" e podem indicar a potência dos cogumelos. Embora as causas exatas deste fenómeno ainda não sejam totalmente conhecidas, existem diversas teorias. Este fenómeno pode surgir tanto nos próprios cogumelos como no micélio de onde crescem. Continue a ler para compreender melhor o que significa a coloração azul nos cogumelos e porque surge.

O que são nódoas azuladas em cogumelos mágicos?

O QUE É A DESCOLOREÇÃO AZULADA DOS COGUMELOS MÁGICOS?

A descoloração azul, também conhecida como "azulamento", é um fenómeno natural que pode ser observado em cogumelos com psilocibina. Apesar de ser um processo comum e amplamente debatido, a sua causa exata ainda não está totalmente esclarecida.

De forma geral, acredita-se que o azulamento resulte da degradação da psilocina provocada por enzimas presentes nas células do cogumelo, em resposta à oxidação. Ou seja, o fenónemo ocorre devido à decomposição de alguns dos compostos psicoativos dos cogumelos mágicos.

Assim, quando um cogumelo apresenta esta descoloração azulada, é um sinal de que a psilocina e/ou a psilocibina existem, ou existiu em algum momento, nesse cogumelo. Além disso, pensa-se que cogumelos mais potentes apresentam azulamento com mais facilidade do que os menos potentes.

História relacionada

Como identificar uma cultura de cogumelos mágicos contaminada

Algumas variedades de cogumelos não psicoativos também podem apresentar esta coloração azul. Nestes casos, o azulamento tende a manifestar-se em tons diferentes, provavelmente como resultado de reações e compostos distintos dos presentes nos cogumelos com psilocibina.

Importa ainda referir que há espécies de cogumelos comprovadamente ricas em psilocibina que não desenvolvem qualquer azulamento. Ou seja, nem todos os cogumelos mágicos apresentam esta característica. Caso os seus não fiquem azuis, isso não significa, necessariamente, que não tenham efeito.

É importante distinguir entre azulamento e escurecimento, uma vez que um azulamento acentuado pode parecer negro. No entanto, se notar áreas pretas acompanhadas por um odor desagradável nos cogumelos, é sinal de bolor ou apodrecimento – neste caso, os cogumelos já não estarão seguros para consumo.

Quando ocorre o azulamento?

QUANDO OCORRE O APARECIMENTO DA COLORAÇÃO AZULADA?

Pensa-se que os cogumelos desenvolvem manchas azuladas quando são expostos ao oxigénio, manuseados ou sujeitos a pressão. Acredita-se que este dano estrutural, aliado ao contacto com o ar, provoca a degradação da psilocibina.

No entanto, um estudo realizado em 1967 demonstrou que esta reação azulada pode ocorrer mesmo sem exposição ao oxigénio.

Este facto levou muitos especialistas a apontar para a presença de um composto metálico (provavelmente à base de cobre) no interior dos cogumelos como parcialmente responsável pela reação. Este composto seria resultante de uma enzima apenas existente em algumas espécies de cogumelos com psilocibina — o que explicaria porque é que nem todos os cogumelos com psilocibina apresentam esta cor, sendo apenas os que possuem o tal composto à base de cobre. Também justificaria porque alguns cogumelos não-psicoativos revelam manchas azuladas.

O micélio também pode ficar com manchas?

O micélio também pode ficar azul?

Sim, o micélio também pode apresentar coloração azulada devido a contusões. Os substratos podem ficar ligeiramente azuis quando expostos ao oxigénio ou se forem manuseados de forma brusca.

Produtores menos experientes podem confundir este fenómeno com contaminação, quando, na verdade, se trata apenas de uma descoloração provocada por contusão. Para perceber se é só contusão ou uma contaminação, pode utilizar um cotonete: basta passar um cotonete limpo na zona afetada. Se a cor azul transferir para o cotonete, indica possível contaminação do substrato. Se não transferir, é apenas uma contusão.

A contusão influencia a potência dos cogumelos mágicos?

A MANCHA AZUL INFLUENCIA A POTÊNCIA DOS COGUMELOS MÁGICOS?

Sim, acredita-se que o aparecimento de manchas azuladas tenha impacto na potência dos cogumelos psilocibinos. Isto acontece porque, para surgirem as tonalidades azuis, a psilocina precisa de degradar-se e decompor-se. Assim, quanto mais intensas forem as manchas azuladas nos teus cogumelos, maior é a quantidade de psilocina que já sofreu degradação e, por isso, menos concentrada ela estará para produzir efeitos psicadélicos ao serem consumidos.

Por isso, ao colher cogumelos psilocibinos, recomenda-se muito cuidado para evitar danos desnecessários. Uma pequena mancha ocasional não é grave, mas não convém danificar toda a tua colheita por descuido.

Todos os cogumelos psilocibinos ficam com manchas azuis?

Todos os cogumelos com psilocibina ficam azuis ao magoar?

Se algumas variedades de cogumelos mágicos são especialmente reconhecidas pela tendência de apresentar manchas azuladas, outras são conhecidas por raramente ou nunca mudarem de cor. Tal como já referido, para que ocorra o fenómeno do azulamento é necessária a presença de psilocina e/ou psilocibina (ou do elemento à base de cobre referido), mas isso não significa que todos os cogumelos mágicos com estes compostos apresentem necessariamente essa alteração de cor.

A grande maioria das espécies de cogumelos mágicos manifesta esta capacidade de azulamento. Por exemplo, a Psilocybe cubensis é bastante conhecida por desenvolver tons azulados ou azul-esverdeados. Adicionalmente, há espécies notórias pelo elevado teor de psilocibina/psilocina e pela facilidade com que apresentam esta coloração azul. Por exemplo, a Psilocybe azurescens foi já medida com até 1,78% de psilocibina e 0,38% de psilocina, mostrando uma propensão notável para desenvolver zonas azuladas ao toque ou corte.

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Referências
  • LEVINE, & WALTER G. (1967, Setembro). Formation of Blue Oxidation Product from Psilocybin | Nature - https://www.nature.com
Produtos Shroomshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa