Blog
How to properly inhale weed
7 min

Como inalar cannabis corretamente

7 min

Inspirar fumo ou vapor pode provocar desconforto e tosse, mas com a técnica adequada, é possível reduzir estes efeitos. Saiba tudo o que precisa sobre este tema.

Já te questionaste porque é que certas pessoas sentem efeitos mais intensos do que outras ao consumirem a mesma quantidade de canábis? Muitas vezes, a diferença está mesmo na forma como se inala! Uma boa técnica de inalação é fundamental para tirares o maior proveito dos efeitos da canábis e para evitares desconfortos desnecessários. É comum os principiantes cometerem erros simples que diminuem a absorção de THC e provocam situações desagradáveis como acessos de tosse ou irritação da garganta.

Neste guia, explicamos detalhadamente as melhores técnicas de inalação, passo a passo, conforme diferentes formas de consumo, além de apresentarmos os erros mais comuns que deves evitar. Se estás a começar a consumir canábis ou procuras aperfeiçoar a tua técnica, este artigo vai ajudar-te a ter uma experiência mais suave e agradável. E não te preocupes se ainda te falta prática: errar faz parte do processo e todos já passámos por isso!

Como funciona a inalação da canábis

Como funciona a inalação de cannabis

Para sentir os efeitos de ficar ‘high’, é necessário que o THC (tetra-hidrocanabinol) entre na corrente sanguínea, o que acontece ao inalar o fumo ou vapor da cannabis directamente para os pulmões. O segredo está em garantir que o fumo atinge os alvéolos — minúsculos sacos de ar onde ocorre a troca gasosa. Quando o fumo chega a esta zona profunda, pode ser facilmente absorvido pelo sangue e, a partir desse momento, o THC começa a interagir com os recetores do cérebro.

História relacionada

Dicas para fumar com discrição | Aprenda a aproveitar sem que ninguém perceba

Absorção de THC nos pulmões

Quando o fumo de canábis é inalado, o THC é rapidamente absorvido para a corrente sanguínea através dos pulmões. A biodisponibilidade do THC (a proporção que entra na circulação) varia consoante o método de consumo, sendo que se estima que fumar canábis proporciona uma biodisponibilidade entre 15% e 50%. A vaporização pode aumentar a eficiência da absorção devido à menor presença de subprodutos da combustão (Johns Hopkins Medicine, 2018).

Inalações superficiais vs. profundas

Uma inspiração superficial, em que o fumo (ou a maior parte dele) permanece apenas na boca, diminui significativamente a absorção de THC e, consequentemente, reduz a intensidade do efeito. Já uma inspiração profunda, seguida pela entrada de ar fresco, garante que o fumo chegue efetivamente aos pulmões.

Deve segurar o fumo nos pulmões por mais tempo?

Muitas pessoas pensam que prender o fumo nos pulmões aumenta a absorção de THC, mas os estudos mostram que a maior parte do THC é absorvida nos primeiros segundos após a inalação, o que torna desnecessário segurar o fumo por mais tempo. Apesar de parecer mais impressionante segurar o fumo até este desaparecer, tal prática só torna o ato de fumar muito mais prejudicial, sem realmente potenciar os efeitos desejados. Manter o fumo nos pulmões apenas aumenta o contacto com alcatrão e toxinas, provocando irritação desnecessária, sem qualquer benefício adicional.

A diferença entre fumar um charro e um cigarro

A diferença entre fumar um charro e um cigarro

A principal diferença é simples de perceber: fumar um charro provoca um efeito psicoativo, enquanto fumar um cigarro não (pelo menos não do mesmo modo). No que toca à inalação, o fumo de um charro tende a ser mais intenso e denso, mas, no essencial, o processo é semelhante.

Isto significa que, se já fuma cigarros e nunca experimentou inalar cannabis, é provável que o gesto lhe pareça bastante intuitivo — mas não comece a fumar cigarros só para se preparar para consumir cannabis, pois seria uma má escolha!

Guia passo a passo para inalar cannabis corretamente

Guia passo a passo para inalar cannabis corretamente

Consoante o método de consumo que escolheres, existem diferentes formas de inalar cannabis. Assim que dominares a técnica de cada uma, será algo que não te vais esquecer. No entanto, acertar à primeira pode ser complicado. Este guia não substitui os conselhos de um amigo experiente, mas, na ausência de alguém assim, estamos aqui para te ajudar!

Charros e blunts

Cigarros e blunts

Os cigarros e blunts são a escolha preferida de muitos consumidores de cannabis, graças à sua versatilidade e praticidade. Veja como pode aproveitá-los ao máximo.

Passo 1: Inspire de forma controlada

  • Inspire de forma lenta e controlada, evitando tragos rápidos e intensos.
  • Ao fumar charros ou blunts, faça uma aspiração suave para não aquecer demasiado, reduzindo a irritação na garganta.
  • Em comparação com bongs ou vaporizadores, os charros tendem a produzir um fumo mais agressivo, por isso recomenda-se que o processo de inalação seja ainda mais lento.

Passo 2: Inspire ar fresco após a tragada

  • Logo após inalar o fumo para a boca, inspire novamente profundamente ar fresco.
  • Este passo faz com que o fumo chegue eficazmente aos pulmões e seja devidamente absorvido, em vez de permanecer apenas na boca.

Passo 3: Expire de forma natural

  • Expire de forma suave e natural — não é necessário forçar a saída do fumo.
  • Evita prender a respiração demasiado tempo; a absorção do THC acontece quase de imediato.

História relacionada

Como enrolar um charro perfeito?

Bongs e cachimbos

Bongs e cachimbos

Bongs e cachimbos são uma experiência completamente diferente e exigem mais prática. Se tiveres alguém com experiência que te possa ensinar, aproveita essa ajuda! Caso contrário, estamos aqui para te orientar.

Os cachimbos – especialmente os bongs – proporcionam puxadas intensas. Por isso, se é a tua primeira vez a consumir canábis com estes acessórios, tem cuidado e começa devagar.

Apesar de existirem vários tipos de cachimbos e bongs, com tamanhos e formatos diferentes, as regras básicas para inalar com eles são bastante semelhantes.

Passo 1: Queimar a erva

  • Tape o orifício de carburação (ou de controlo de ar) com o polegar ou um dedo.
  • Ateie fogo à erva na câmara e inspire de forma suave mas constante. Evite puxar com demasiada força.

Passo 2: Aspire o fumo

  • Inspire apenas para a boca, não para os pulmões. Imagine que está a dar um golo longo e lento numa bebida através de uma palhinha.
  • Encha a câmara com fumo.

Passo 3: Inspirar e expirar

  • Tira o dedo do carb hole e inspira de forma rápida, mas sem exagerar. Assim, o fumo acumulado na câmara entra diretamente para os pulmões.
  • Expira.

Fumar através de um bong ou cachimbo pode deixar até os mais experientes completamente altos, por isso, aproveita e desfruta!

Vaporizadores

Vaporizers

Usar um vaporizador para consumir erva proporciona uma experiência que se situa entre fumar charros e utilizar bongs. Além disso, cada modelo de vaporizador tem as suas particularidades, pelo que a sensação pode variar de aparelho para aparelho.

Passo 1: Inspire devagar e com controlo

  • Ao contrário do tabaco tradicional, vapear implica uma inalação lenta e contínua para obter um vapor de qualidade.
  • Certos vaporizadores exigem puxadas mais prolongadas devido à resistência.
  • Comece com inalações curtas para perceber a quantidade de vapor que está a obter.

Passo 2: Inspire novamente para melhor absorção

  • O vapor pode parecer mais leve do que o fumo, o que pode levar a não inspirar tão profundamente.
  • Depois de puxar o vapor para a boca, inspire novamente com ar fresco para ajudar a levar o vapor até aos pulmões.

Passo 3: Expire de forma suave

  • O vapor é menos agressivo do que o fumo, por isso a expiração deve ser fácil e confortável.
  • Não é necessário reter o vapor durante muito tempo nos pulmões.

Métodos de fumar e diferenças na inalação

Métodos de fumar e diferenças na inalação

Existem diferenças importantes tanto na forma de consumo como na experiência de inalação. Os charros e blunts proporcionam, geralmente, uma absorção moderada de THC. Dependendo de como são enrolados e da qualidade dos ingredientes, a fumada pode variar entre bastante suave e bastante áspera.

Os bongs permitem uma absorção de THC significativamente superior e, teoricamente, uma experiência mais suave. Um bong bem limpo e corretamente utilizado proporciona uma inalação agradável, mas um bong sujo ou má utilização podem arruinar por completo a experiência. Por isso, mantenha sempre o bong limpo!

Os vaporizadores são, sem dúvida, os mais suaves e, frequentemente, também os que proporcionam efeitos mais intensos. Garantem uma inalação agradável, absorção eficiente de THC e reduzem significativamente a irritação na garganta, o que faz deles uma excelente escolha para iniciantes. Apesar disso, os seus efeitos podem ser muito fortes para alguns utilizadores.

História relacionada

As 10 melhores formas de fumar canábis

Erros comuns a evitar ao inalar canábis

Erros comuns ao inalar cannabis

Tal como referimos, é normal cometer alguns erros quando começamos a fumar. Por isso, não te sintas envergonhado se não acertares logo à primeira! Este é precisamente um dos erros que deves evitar. Para além deste, existem outros deslizes fáceis de contornar:

  • Ficar a segurar o fumo demasiado tempo: A maior parte do THC é absorvida de imediato, pelo que prender o fumo só irá expor os pulmões a mais alcatrão.
  • Inspirar demasiado depressa ou demasiado devagar: Tragadas rápidas podem provocar tosse; tragadas lentas podem não trazer fumo suficiente.
  • Colocar erva a mais no bowl ou charro: Encher demasiado pode dificultar a combustão uniforme e levar a desperdício.
  • Fumar sem hidratar: Boca seca e irritação na garganta são frequentes. Bebe água antes e depois de fumar.

Como evitar tossir ao fumar erva

Como evitar tossir ao fumar canábis

Tossir é um efeito bastante comum ao fumar qualquer substância. Respirar fumo quente e partículas queimadas irrita naturalmente os pulmões, por isso não é estranho que aconteça uma ou outra tosse. Se já pensaste "Porque é que começo a tossir quando inalo canábis?", a resposta está aí! Ainda assim, existem algumas opções que ajudam a reduzir estas reacções ou, pelo menos, tornar cada episódio menos incómodo.

Optar por variedades mais suaves, ou utilizar canábis que tenha sido bem seca e curada, torna a experiência menos agressiva e diminui bastante a probabilidade de tossires. Existem misturas que simplesmente são mais ásperas. Podes também experimentar misturar canábis com uma alternativa ao tabaco. Alguns blends tornam o fumo mais seco, mas outros proporcionam passas mais leves e suaves.

Se preferires vaporizar, tenta baixar a temperatura. Quando o vapor está mais frio, a garganta e os pulmões ressentem-se menos e ainda consegues sentir sabores e compostos como os canabinóides e terpenos de forma mais apurada.

Por último, respirar fundo e calmamente antes de fumares pode ajudar-te a evitar a tosse. E se mesmo assim não conseguires controlar, mantém um copo de água por perto e espreita as nossas 10 dicas para aliviar a tosse de fumador—vais ver que rapidamente te sentes melhor!

Headshop

Find your go-to for smoking essentials. Bongs, rigs, cones, papers, grinders, lighters, and all accessories you need.

Ver categoria

Inalar canábis: requer prática

Inalar cannabis: Requer prática

Dominar a técnica de inalação requer alguma prática. Quer prefira charros, bongs ou vaporizadores, experimentar diferentes métodos vai ajudá-lo a perceber qual se adapta melhor a si. Para quem está a começar, o mais recomendado será fumar charros, pois tende a proporcionar efeitos mais suaves (quando consumidos com moderação).

No final de contas, é uma questão de tempo até conseguir inalar de forma automática, sem ter de pensar no processo. Mas não se preocupe, rapidamente vai ultrapassar aquela fase em que tosse a cada passa. Até lá, aproveite a experiência!

Max Sargent
Max Sargent
O Max dedica-se à escrita há mais de dez anos e, nos últimos tempos, concentrou-se no jornalismo sobre canábis e psicadélicos. Ao colaborar com empresas como a Zamnesia, Royal Queen Seeds, Cannaconnection, Gorilla Seeds, MushMagic, entre outras, adquiriu uma vasta experiência em diferentes áreas deste setor.
Referências
  • Johns Hopkins Medicine. (2018, Dezembro 4). Vaping cannabis produces stronger effects than smoking cannabis for infrequent users - https://www.hopkinsmedicine.org
Estilo de vida Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa