Blog
The 5 Most Potent Psychedelics
7 min

Os 5 psicadélicos mais potentes

7 min

Descubra 5 dos psicadélicos mais potentes que existem. Nesta lista, apresentamos uma breve descrição de cada substância e um resumo dos seus principais efeitos. Embora não seja exaustiva, esta seleção oferece-lhe uma ideia do que pode esperar destas cinco drogas de potência excecional.

As drogas psicadélicas podem ser extremamente potentes. Mesmo as substâncias de origem natural têm a capacidade de proporcionar experiências místicas, levando quem as consome a sentir-se transportado para outros mundos.

Os efeitos das substâncias psicadélicas são muito subjetivos e difíceis de quantificar, pelo que é complicado afirmar qual será a mais forte — especialmente porque há diferentes critérios para medir a potência. Ainda assim, é inegável que algumas destas substâncias conseguem provocar efeitos surpreendentes.

As 5 psicadélicas mais potentes

Os psicadélicos constituem uma categoria de substâncias verdadeiramente notável. Na realidade, é possível que apenas agora estejamos a começar a compreender todo o seu potencial. Estes compostos partilham várias características, sendo uma das principais a intensidade dos seus efeitos, capazes de alterar de forma significativa a perceção da realidade.

De seguida, apresentamos aqueles que poderão ser os cinco psicadélicos mais potentes conhecidos.

DMT

DMT

Existem, na realidade, duas formas de DMT: N, N-Dimetiltriptamina e 5-MEO-Dimetiltriptamina.

A primeira é a molécula mais comum, com potencial para estar presente em praticamente todos os organismos vivos, embora seja mais frequente em muitos deles. Este é também o tipo de DMT encontrado nas infusões de Ayahuasca, ou ainda numa versão pulverizada para fumar ou vaporizar.

Já a segunda, estruturalmente semelhante mas com uma cauda molecular 5-MEO, é mais rara na natureza e menos acessível enquanto substância psicoactiva. Pode ser encontrada no veneno de uma espécie de sapo, o qual é utilizado em rituais xamânicos. Em alternativa, surge sob a forma de “Yopo”, onde o pó é soprado para o nariz de alguém. Em contexto mais contemporâneo, tem sido combinada com ibogaina, para explorar os possíveis efeitos conjuntos no combate à dependência.

Ambas as formas têm um efeito extraordinariamente intenso.

Efeitos do DMT

Ambas as formas de DMT estão entre as experiências com drogas mais intensas que existem – senão mesmo as mais potentes de todas.

A N,N-Dimetiltriptamina é um alucinogénio extremamente poderoso, cujos efeitos variam bastante conforme a dose. Em doses mais baixas, provoca alucinações visuais intensas, tanto de olhos fechados como abertos. Em quantidades mais elevadas, pode transportar o utilizador para universos completamente diferentes, onde é comum contactos com entidades místicas ou semelhantes a divindades.

Já a 5-MEO-DMT provoca uma alteração de perceção peculiar, muitas vezes descrita como semelhante a uma experiência de quase-morte. Por ser menos frequente, é bem menos compreendida do que a N,N-DMT, apresentando efeitos ainda mais difíceis de descrever ou categorizar.

História relacionada

Como é realmente uma experiência com DMT?

Mescalina

Mescalina

A mescalina é um alcaloide psicadélico encontrado principalmente em alguns tipos de cactos, como o Peyote e o San Pedro, entre outros. Este composto alucinogénio tem uma longa tradição de utilização ritual por xamãs da América Central e do Sul, tendo-se tornado conhecido na América do Norte e na Europa após a publicação do livro "Os Ensinamentos de Don Juan", onde é relatada a viagem de um antropólogo ao México para experimentar o Peyote com um xamã.

Efeitos da mescalina

A mescalina provoca efeitos frequentemente descritos como semelhantes aos da psilocibina, embora, como acontece com todas as comparações entre substâncias, esta semelhança deve ser vista com alguma reserva.

É provável sentir distorções marcantes a nível mental, visual e auditivo – tanto com os olhos abertos como fechados. Ao contrário da psilocibina, há quem relate uma sensação de maior desapego entre a mente e o corpo, ainda que tal não seja normalmente desconfortável. Espaços amplos e abertos tendem a ser mais apropriados para esta substância, enquanto locais fechados e florestas podem tornar-se opressivos.

Tal como outros psicadélicos, a experiência com mescalina é altamente introspectiva e conduz à reflexão filosófica. No entanto, ao contrário das profundas espirais mentais que podem ocorrer, por exemplo, com o LSD, com a mescalina os pensamentos tendem a fluir com maior leveza, e grandes questões parecem mais acessíveis e menos avassaladoras. Por isso, acredita-se que seja uma substância particularmente útil para a contemplação pessoal. É possível experienciar perdas de ego completas ao usar mescalina.

MDMA

MDMA

Para muitos, MDMA é amplamente conhecida como uma droga estimulante de festa. No entanto, diferentemente das restantes substâncias aqui incluídas, a MDMA não é propriamente classificada como psicadélica — ou sequer alucinogénica. Quem já experimentou sabe que ela também é um potente estimulante.

Ainda assim, a MDMA destaca-se pelas suas fortes propriedades psicadélicas, facilmente reconhecidas pela intensa e frequentemente divertida onda de empatia que proporciona. Comparando com outros psicadélicos de origem ancestral, a MDMA é uma descoberta relativamente recente, com pouco mais de 100 anos. Foi sintetizada pela primeira vez em 1912 pela farmacêutica Merck e, durante vários anos, foi legal e utilizada em contextos terapêuticos, sendo rara a sua utilização recreativa nessas décadas.

Nos anos 60 e 70, com a popularização do consumo recreativo de psicadélicos e a crescente estigmatização do seu uso terapêutico, a MDMA passou a ser igualmente marginalizada, acabando por ser incluída nas listas de substâncias proibidas, tal como praticamente todos os psicadélicos.

Efeitos da MDMA

O MDMA é conhecido pelos seus efeitos intensos e facilmente reconhecíveis, como uma sensação acentuada de felicidade, empatia e conexão emocional. Muitas pessoas também relatam maior sensibilidade a luzes e sons, além de um aumento marcante da energia física, o que explica a sua popularidade em ambientes festivos.

Com doses elevadas, o MDMA pode provocar alucinações vívidas – muitas vezes mais intensas do que as causadas por outras substâncias psicadélicas – podendo mesmo levar a episódios de psicose. Ao contrário de outros psicadélicos, as alucinações provenientes do MDMA costumam ser mais confusas e difíceis de distinguir da realidade, o que pode causar ansiedade, pensamentos repetitivos e confusão mental pronunciada.

Diferenciando-se das restantes drogas referidas, o MDMA provoca efeitos físicos acentuados, incluindo aumento do ritmo cardíaco, da tensão arterial e da temperatura corporal, para além de provocar o típico apertar ou ranger dos maxilares, conhecido como gurning. Estas consequências físicas aumentam significativamente o risco de situações perigosas, incluindo efeitos colaterais potencialmente fatais quando consumido em grandes quantidades ou combinado com outras substâncias.

Apesar do MDMA ser famoso pelas sensações de euforia, também é amplamente reconhecido pelo seu efeito de "queda" após o uso, que pode ser bastante desgastante. Enquanto a maioria dos psicadélicos é conhecida por ter poucos efeitos residuais, o MDMA destaca-se pelo contrário, podendo provocar exaustão física e um estado de tristeza semelhante à depressão, especialmente em doses altas ou com uso frequente. Contudo, se usado ocasionalmente e em doses moderadas, estas consequências costumam ser mais suaves.

História relacionada

Como recuperar de uma ressaca de MDMA

LSD

LSD

LSD, mais conhecido como ácido, é uma das substâncias psicadélicas de maior notoriedade e potência. Na verdade, a sua potência é tal que bastam apenas 25 microgramas para começar a sentir os seus efeitos — para se ter uma ideia, um micrograma corresponde a um milionésimo de grama. Por isso, o LSD destaca-se como uma das drogas mais potentes a nível mundial.

Normalmente, o LSD é consumido sob a forma de "papeis" ou pastilhas, nos quais o dietilamida do ácido lisérgico (LSD líquido) é depositado em papel mata-borrão. Depois, este papel é colocado sob a língua, permitindo que a substância seja absorvida através das membranas mucosas diretamente para a corrente sanguínea. Em alternativa, o líquido pode ser aplicado diretamente na língua.

Desenvolvido em 1938 pelo químico Albert Hofmann, o LSD foi posteriormente estudado em contexto militar, numa tentativa de descobrir se poderia aumentar a performance dos soldados. No entanto, essas investigações não tiveram sucesso. Com o tempo, o LSD acabou por se tornar um ícone associado ao movimento hippie e à contracultura dos anos 60.

Efeitos do LSD

Os efeitos do LSD são tão notórios que fazem desta uma das substâncias mais temidas e incompreendidas em todo o mundo. Associado ao movimento hippie, o LSD tornou-se igualmente conhecido pela experiência chamada de "mau ambiente".

De facto, entre todas as drogas, o ácido parece ter uma capacidade singular para provocar experiências inquietantes e intensas, que podem perdurar por bastante tempo. Enquanto muitas outras substâncias psicadélicas permitem observar os pensamentos de forma mais livre e passageira, com o ácido é mais fácil cair em espirais de reflexão que se tornam difíceis de abandonar. Dito isto, desde que seja utilizado com precaução, a grande maioria das experiências com LSD acaba por ser extremamente positiva.

O LSD é responsável por provocar efeitos visuais e auditivos muito fortes — dos mais intensos entre todas as drogas. Embora, na maior parte dos casos, a realidade continue reconhecível e não ocorram alucinações totalistas, a perceção altera-se profundamente em relação ao habitual. Os padrões de pensamento também mudam drasticamente, sendo comum mergulhar em reflexões profundas. Por isso mesmo, esta substância ganhou fama por inspirar conversas e pensamentos de teor filosófico.

Salvia

Salvia

Salvia divinorum, também conhecida como a sálvia dos videntes, distingue-se por ser legal em muitos locais onde outros psicadélicos são proibidos. Contudo, não deve ser subestimada: os seus efeitos são surpreendentemente intensos, sobretudo porque existem extratos até 100 vezes mais potentes do que a folha natural.

Quando fumada sob a forma de folha seca, esta substância ganhou fama por ser uma experiência única na adolescência, raramente repetida. Porém, isto não está relacionado com a sua qualidade, mas sim com o facto de, sendo legal, muitos assumirem erradamente que é inofensiva—a verdade é precisamente o oposto!

Efeitos da salvia

Os efeitos da sálvia são, na verdade, bastante semelhantes aos do DMT, embora possam ser menos agradáveis por natureza. Prepare-se para visuais intensos e experiências que podem parecer de outro mundo. Além disso, a sálvia provoca uma sensação poderosa de aceleração, dando a impressão de que se está a mover rapidamente, mesmo estando parado.

Ao experimentar sálvia, é importante ter em conta que esta substância é realmente muito potente e deverá ser testada em doses muito baixas inicialmente, para perceber melhor o seu efeito. Não é, de todo, uma droga para brincar!

História relacionada

Salvia divinorum 101: Tudo o que precisa de saber

Diferenças entre psicadélicos

Diferenças entre psicadélicos

Cada substância psicadélica é um universo próprio, pelo que compará-las tem os seus limites. Na verdade, essas comparações podem não ser assim tão relevantes. Poderemos dizer que uma é "mais forte" ou "mais fraca" do que outra, mas isso não define o valor ou a qualidade da experiência. Por exemplo, a psilocibina (cogumelos mágicos) nem sequer aparece nesta lista, apesar de ser, sem dúvida, uma das drogas psicadélicas mais populares, graças aos seus efeitos extraordinários.

Explore diferentes psicadélicos com responsabilidade, mas não se deixe levar apenas pela procura do mais potente; procure sim aquele que melhor se adequa a si. Quando o encontrar, saberá.

Max Sargent
Max Sargent
O Max dedica-se à escrita há mais de dez anos e, nos últimos tempos, concentrou-se no jornalismo sobre canábis e psicadélicos. Ao colaborar com empresas como a Zamnesia, Royal Queen Seeds, Cannaconnection, Gorilla Seeds, MushMagic, entre outras, adquiriu uma vasta experiência em diferentes áreas deste setor.
Listas de Destaque Smartshop
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa