Blog
Top 15 Hottest Peppers In The World
10 min

Top 15 pimentos mais picantes do mundo (edição 2025)

10 min

Como é que um chili se torna o mais picante do mundo? Descubra connosco os 15 pimentos mais fortes que vai querer experimentar — ou talvez evitar, dependendo de quão bem tolera o picante! Saiba as diferenças entre o Carolina Reaper, o Ghost Pepper e outros, recorrendo à prática escala Scoville para medir o grau de picante. Espreite a nossa seleção.

O título do pimento mais picante do mundo tem sido alvo de muita disputa ao longo dos anos. À primeira vista, seria de esperar que já conhecêssemos tudo sobre malaguetas, mas o lançamento de novos híbridos mantém a competição acesa por este lugar de destaque.

Claro que cada pessoa tem a sua própria perceção do que é "picante". Então, como se determina qual o chili mais ardente do planeta? A resposta está no sistema de medição em unidades de calor Scoville (SHU). Desenvolvido pelo farmacêutico americano Wilbur Scoville, este método utiliza água açucarada para diluir o ardor do pimento até que um painel de provadores já não sinta qualquer picante. É em função destas unidades que se regista e confirma oficialmente o mais forte.

História relacionada

Malaguetas e a Escala de Scoville

Os 15 pimentos mais picantes do mundo

Reunimos os 15 pimentos mais picantes do mundo actualmente. Estes malaguetas foram oficialmente reconhecidos pelo Guinness World Records devido ao seu grau extremo de picante. No entanto, descobrimos também alguns recém-chegados que prometem entrar nestas listas em breve. Por isso, se gosta de sensações fortes ou tem apenas curiosidade sobre o universo dos picantes, consulte a nossa selecção e, quem sabe, aventure-se a provar algum deles—mas só se tiver coragem!

1. Carolina Reaper — 2.200.000 SHU

Malaguetas mais picantes: Carolina Reaper

Com uma pontuação impressionante que pode chegar aos 2 200 000 SHU, a Carolina Reaper lidera o ranking das pimentas mais picantes do mundo. Criada pelo cultivador americano Ed Currie, na Carolina do Sul, distingue-se pela sua aparência vermelha, enrugada e cauda pontiaguda. Desde 2013, detém o título oficial de pimenta mais picante do mundo e poucos conseguiram sequer aproximar-se desde então. Tanta fama (ou infâmia) faz desta variedade uma das favoritas para quem deseja cultivar pimentas em casa.

Devido ao seu nível de picante verdadeiramente fora do comum, a Carolina Reaper tornou-se um desafio popular entre os mais destemidos, sendo protagonista de molhos intensos e provas extremas, como comer uma única tortilha coberta com pó de Carolina Reaper. Uma rápida pesquisa no YouTube mostra bem as reacções imprevisíveis — e por vezes hilariantes — de quem se atreve a experimentar. Portanto, se quiser arriscar, prepare-se e adopte todas as precauções possíveis.

2. Komodo Dragon — 2 200 000 SHU

Pimentas mais picantes: Komodo Dragon

Tal como a Carolina Reaper, a Komodo Dragon pode atingir impressionantes 2.200.000 unidades na escala Scoville. Isso equivale a ser cerca de 880 vezes mais picante do que um jalapeño, só para ter uma base de comparação. Desenvolvida em Blunham, no Reino Unido, a pimenta Komodo Dragon apresenta um aspecto semelhante ao da Carolina Reaper, com um vermelho vivo no exterior, mas possui uma textura ligeiramente mais suave. No entanto, mantém aquela cauda pontiaguda, tão atraente quanto intimidante.

Se tivermos em conta a potência desta malagueta, é fácil imaginar que basta uma pequena prova para começar a suar. Curiosamente, este é um pimento com um perfil bastante frutado e aromático. Quem já o experimentou descreve um sabor inicialmente doce, frutado e levemente picante. Só depois de cerca de 10 segundos é que a Komodo Dragon revela toda a sua intensidade. Portanto, convém experimentar com alguma precaução!

3. Trinidad Moruga Scorpion — 2.000.000 SHU

Malaguetas mais picantes: Trinidad Moruga Scorpion

Nativa da pequena localidade de Moruga, em Trinidad e Tobago, e cultivada pelo apreciador local de pimentas Wahid Ogeer, a Trinidad Moruga Scorpion é outro dos exemplares ultra-potentes da nossa seleção. Capaz de atingir cerca de 2.000.000 SHU, chegou a ser reconhecida em 2012 pelo Chile Pepper Institute da New Mexico State University como a pimenta mais picante do mundo, título ao qual foi destronada pela poderosa Carolina Reaper. De formato arredondado com pele enrugada e avermelhada, distingue-se pelo seu sabor doce e frutado, mas demora algum tempo até o ardor invadir a boca.

Esta malagueta é especialmente procurada por quem pretende preparar compotas de pimenta ou dar um toque doce e ardente a receitas. Apesar de ocupar o terceiro lugar na nossa lista, a Trinidad Moruga Scorpion continua a ser extremamente picante. Recomenda-se a quem a manipular que use luvas para evitar qualquer queimadura, sobretudo antes de usar a casa de banho.

4. Chocolate Bhutlah — 2.000.000 SHU

Pimentas mais picantes: Chocolate Bhutlah

Apesar do nome, não se deixe enganar: esta malagueta está longe de ser um doce. A Chocolate Bhutlah pode ter uma cor que faz lembrar o cacau, mas a sua intensidade chega a atingir uns impressionantes 2.000.000 SHU — o que a torna uma das pimentas mais fortes do mundo. Ao contrário de outras, o seu efeito picante é imediato e intenso assim que entra em contacto com a boca. E prepare-se, porque o ardor prolonga-se, por isso, convém ter leite, iogurte ou até gelado à mão para tentar aliviar o fogo assim que ele começa.

Devido ao seu efeito explosivo, a Chocolate Bhutlah é frequentemente utilizada em molhos super picantes. Basta uma gota ou duas para transformar qualquer prato numa verdadeira experiência para apreciadores de sabores intensos — por isso, use com moderação para garantir um toque picante irresistível.

5. 7 Pot Douglah — 1.853.986 SHU

Malaguetas mais picantes: 7 Pot Douglah

Diretamente de Trinidad, a 7 Pot Douglah destaca-se pela sua cor castanha-escura, semelhante à famosa Chocolate Bhutlah. Inicialmente, o fruto apresenta uma tonalidade esverdeada, adquirindo progressivamente um tom acastanhado à medida que amadurece — sendo normal encontrar exemplares com cores mistas e pele rugosa. O seu formato lembra um pequeno pimento enrugado, mas é muitíssimo mais potente. Com um potencial de ardência que pode atingir até 1.853.986 SHU, esta malagueta não é para brincadeiras.

O nome "7 Pot" está relacionado com a crença de que um único fruto tem capacidade para apimentar sete panelas de comida — por isso, basta um pouco para fazer a diferença. Mas não é só de intensidade que vive esta pimenta: o seu sabor é frequentemente descrito como doce, terroso e com notas de frutos secos, antes de o calor assumir o controlo. Importa ainda realçar que os óleos libertados pela pele desta malagueta são tão potentes que podem causar queimaduras, sendo recomendável o uso de luvas e óculos de proteção ao manuseá-la.

6. Dorset Naga — 1.598.227 SHU

Pimentas mais picantes: Dorset Naga

Cultivada no condado de Dorset, na zona sul de Inglaterra, a Dorset Naga é fruto do trabalho de Joy e Michael Michaud. Depois de encontrarem uma planta exótica de Naga Morich numa loja local, decidiram criar a sua própria variedade especial. Com um potencial de atingir 1.598.227 SHU, é evidente que conseguiram o que pretendiam. Esta malagueta tornou-se bastante famosa no Reino Unido e em muitos outros países, e não faltam motivos para tal popularidade.

De aspecto enrugado, a Dorset Naga inicia-se com um tom verde, amadurecendo para um vermelho intenso que indica estar pronta a ser colhida. O seu sabor é adocicado, com notas subtis florais, embora a intensidade picante consiga destacar-se facilmente e provocar um ligeiro suor. Desde a sua chegada ao mercado, a Dorset Naga rapidamente se tornou ingrediente indispensável em inúmeros molhos picantes e pratos, tanto tradicionais como internacionais.

7. Trinidad Scorpion “Butch T” — 1 463 700 SHU

Malaguetas mais picantes: Trinidad Scorpion Butch T

Em 2011, o “Butch T” conquistou o primeiro lugar na lista dos pimentos mais picantes do mundo. Embora entretanto tenha descido algumas posições no ranking, continua a ser um autêntico desafio para quem gosta de sensações fortes. Com até 1.463.700 unidades Scoville, o “Butch T” apresenta-se cerca de 585 vezes mais picante do que um jalapeño comum. O seu aspeto é único, com um corpo vermelho, robusto e arredondado no topo, que afunila até terminar numa ponta fina — parecido com um pião de brincar.

No entanto, o “Butch T” não é para brincadeiras. Apesar de oferecer algum dulçor, tal como acontece com outras variedades Trinidad Scorpion, proporciona uma experiência super-intensa aos apaixonados pelo picante. É bastante utilizado em molhos muito picantes e costuma ser também convertido em pó para dar um toque extra a pratos mexicanos e indianos, tornando-os verdadeiramente inigualáveis em intensidade.

8. Naga Viper — 1.382.118 SHU

Pimentos mais picantes: Naga Viper

Pronta a atacar, a Naga Viper surge como o resultado (quase letal) da combinação de três pimentos potentes. Graças a um apurado trabalho de genética, a Naga Viper tem ascendência da Trinidad Moruga Scorpion, Ghost Pepper e Naga Morich, resultando numa verdadeira força à parte no mundo das malaguetas, com uma intensidade que pode chegar aos 1.382.118 SHU — nada de desprezar! O seu aspeto é enrugado e vermelho, podendo apresentar-se em várias formas: umas mais alongadas e com ponta fina, outras mais robustas. Mas uma coisa é certa: quando está vermelha, está madura e pronta para ser consumida.

Esta é uma malagueta com sabor intenso e ácido. É extremamente picante e deve ser manuseada com o máximo cuidado — neste caso, menos é definitivamente mais. A Naga Viper é particularmente apreciada para criar marinadas picantes e temperos fortes para carnes.

História relacionada

Cultivar pimentos: Guia prático para iniciantes em 10 passos

9. 7 Pot Brain Strain — 1.350.000 SHU

Hottest Peppers: 7 Pot Brain Strain

Pode soar a nome de lesão, mas a verdade é que a 7 Pot Brain Strain é uma das pimentas mais intensas que existem. O seu nome deriva do aspeto invulgar do fruto, que faz lembrar um cérebro – uma dica clara para os mais sensatos pensarem bem antes de a provarem. Esta variedade foi aprimorada pelo famoso produtor David Capiello, que conseguiu unir o sabor doce ao picante numa combinação explosiva, atingindo até 1.350.000 unidades na escala Scoville.

Tal como outras pimentas 7 Pot, acredita-se que um único fruto seja suficiente para intensificar sete panelas de guisado, proporcionando um picante extremo colher após colher. No entanto, não é apenas nos pratos de colher que brilha; a 7 Pot Brain Strain é também muito procurada para molhos picantes de excelência. É uma pimenta rara, difícil de encontrar fresca, o que a torna ainda mais desejada pelos apaixonados cultivadores de pimentas. Com o seu visual distinto, sabor intenso e um calor incomparável, não é difícil perceber o seu culto entre os entusiastas.

10. 7 Pot Barrackpore — 1.300.000 SHU

Malaguetas mais picantes: 7 Pot Barrackpore

Originária de Barrackpore, uma localidade a sul de Trinidad e Tobago, a 7 Pot Barrackpore apresenta-se com um aspeto vermelho e carnudo, terminando numa ponta afiada que quase serve de aviso. Em resumo, tem um ar ameaçador. Pode chegar a ser 520 vezes mais picante do que um jalapeño comum, atingindo até 1.300.000 SHU, garantindo um verdadeiro choque para quem ousar prová-la.

Com um perfil de sabor bastante amargo, esta pimenta é especialmente pronunciada, com quase nenhuma doçura. Ainda assim, é excelente para dar intensidade a molhos picantes e salsas. É uma das variedades mais raras da nossa seleção, sendo difícil encontrá-la nos supermercados. Por isso, muitos optam por cultivá-la em casa para garantir o seu próprio abastecimento.

11. 7 Pot Primo — 1.268.250 SHU

Pimentas Mais Picantes: 7 Pot Primo

Nesta fase da nossa lista, poderia pensar que as pimentas começariam a ser menos intensas. No entanto, não é nada disso! A 7 Pot Primo é um híbrido extremamente picante, resultado do cruzamento entre a famosa 7 Pot Pepper e a poderosa Naga Morich. O resultado é uma pimenta cerca de 500 vezes mais picante do que um jalapeño. Com uma classificação Scoville de aproximadamente 1.268.250 SHU, não há dúvidas de que merece um lugar entre as pimentas mais temidas do mundo.

Visualmente, a 7 Pot Primo destaca-se pelo formato compacto e uma ponta aguçada, que à distância até pode fazer lembrar uma framboesa. A pele é irregular e rugosa, mas ao provar, percebe-se de imediato que não se trata de um fruto de Verão refrescante! Esta pimenta impressiona pelo seu poder, mas guarda no seu sabor notas doces, cítricas e até florais, tornando-a bastante singular. "Primo" significa "da mais alta qualidade e importância", e este chili não desilude quem procura experiências intensas e complexas no mundo das pimentas.

História relacionada

Os surpreendentes benefícios de combinar canábis e malaguetas

12. Infinity Pepper — 1.250.000 SHU

Pimentas Mais Picantes: Infinity Pepper

Dizem que o amor é eterno, mas o calor da Infinity Pepper não anda longe. Esta pimenta incrivelmente potente oferece uma intensidade prolongada, apenas indicada para os mais destemidos. Com uns potenciais 1.250.000 pontos na escala Scoville, estamos perante um verdadeiro titã do picante. A sua pele rugosa e ondulada, de um vermelho vivo, deixa o aviso bem claro antes mesmo de provar: contenção é a palavra de ordem.

No entanto, se tiver coragem de dar uma dentada, vai descobrir um sabor suculento e frutado, rapidamente dominado por uma onda de picância que parece não ter fim. A Infinity Pepper chegou a ser considerada, ainda que apenas por duas semanas, a pimenta mais picante do mundo, até ter sido ultrapassada. Hoje em dia, encontrar um exemplar fresco é tarefa complicada, mas ainda pode obter sementes através de algumas lojas especializadas para cultivar esta fera em casa.

13. Trinidad 7 Pot — 1,200,000 SHU

Malaguetas mais picantes: Trinidad 7 Pot

Uma das malaguetas mais picantes do mundo, a Trinidad 7 Pot destaca-se pelo seu sabor intenso e pela potência que esconde. Apesar de ter uma aparência que lembra a habanero, quem a prova depressa percebe que não se trata dos mesmos 100.000 SHU suaves, mas sim de uns impressionantes 1.200.000 SHU. Muitos são surpreendidos por esta malagueta arredondada, pensando tratar-se de algo mais suave, mas rapidamente mudam de opinião. Apesar da intensidade do picante, não lhe falta um sabor adocicado e marcante, proporcionando uma experiência única e muito diferente das malaguetas mais comuns.

A Trinidad 7 Pot não é muito usada no dia a dia, mas é presença habitual em desafios extremos entre entusiastas do picante e em competições de quem aguenta mais ardor. Também é excelente para dar um toque explosivo a molhos picantes, elevando sem esforço o nível de calor.

14. 7 Pot Jonah — 1.200.000 SHU

Hottest Peppers: 7 Pot Jonah

A 7 Pot Jonah partilha muitas características com a Trinidad 7 Pot. Ambas distinguem-se pelo seu aspeto enrugado e robusto, além de atingirem um valor de 1.200.000 na escala Scoville. Contudo, a 7 Pot Jonah apresenta um sabor adocicado que, apesar de intenso, é também bastante aromático. Esta combinação torna-a uma escolha popular em molhos picantes, salsas e misturas de especiarias. Apesar de trazer calor, a sua intensidade revela-se de forma mais gradual, comparativamente a outras malaguetas extremamente picantes.

Encontrar a 7 Pot Jonah fresca pode ser um desafio, já que não é uma variedade muito comum e raramente está disponível em lojas. No entanto, existem lojas online especializadas onde é possível adquirir sementes para cultivo doméstico.

15. Pimenta fantasma (Bhut Jolokia) — 1.041.427 SHU

Pimentos mais picantes: Ghost Pepper (Bhut Jolokia)

Ainda que seja o último da nossa lista, o Ghost Pepper foi o líder em 2007, quando conquistou o título de malagueta mais picante do mundo. Originária da Índia, onde é conhecida como bhut jolokia, esta variedade atinge cerca de 1.041.427 na escala SHU, confirmando a sua intensidade. De cor vermelha, aparência rugosa e por vezes irregular, o Ghost Pepper é considerado por muitos apreciadores como um verdadeiro teste de resistência – é visto como o próximo desafio para quem já domina o jalapeño e o habanero.

A fama desta pimenta fez com que seja fácil de encontrar, estando muitas vezes disponível fresca em grandes superfícies comerciais. O Ghost Pepper é um ingrediente popular nas cozinhas mexicana e indiana, utilizado para dar um toque de intensidade capaz de aquecer qualquer prato.

Possíveis novos candidatos ao título de malagueta mais picante do mundo

Possíveis novos candidatos à pimenta mais picante do mundo

Como pode ver, a lista acima apresenta as 15 pimentas mais picantes disponíveis atualmente. Contudo, talvez tenha reparado que algumas posições mudaram ao longo dos anos. Aquela que já foi considerada a pimenta mais picante do mundo, deu agora lugar a variedades ainda mais intensas. No mundo das pimentas picantes, a competição é feroz. Atualmente, há outras variedades com níveis de picância impressionantes à espera de serem oficialmente reconhecidas para poderem ocupar o primeiro lugar do ranking. Vejamos algumas das pimentas que estão prestes a aparecer nas tabelas.

Pepper X — 3.180.000 SHU (não oficial)

Sem se contentar por já liderar o ranking, Ed Currie, criador da Carolina Reaper, desenvolveu a Pepper X. Com um nome que impõe respeito e uns impressionantes 3.180.000 na escala de Scoville, Currie garante que esta pimenta é "duas vezes mais picante do que a Carolina Reaper". Trata-se de uma variedade destinada a surpreender – ou a assustar – qualquer um que se atreva a prová-la. Apesar do aspeto discreto, pequeno, enrugado e esverdeado, a Pepper X foi aperfeiçoada ao longo de mais de uma década. Tornou-se presença habitual em molhos extremamente picantes e desafios com tortilhas, sendo já reconhecida como a nova (ainda que não oficial) pimenta mais picante do mundo.

Dragon's Breath — 2.480.000 SHU (Não oficial)

Com cerca de 280.000 SHU a mais do que a Carolina Reaper, a Dragon's Breath está preparada para conquistar o título de pimenta mais picante do mundo, caso a Pepper X não o consiga. Este pequeno e imponente fruto pode ser o sonho — ou o pesadelo — dos amantes de sabores intensos, conforme a preferência de cada um. A Nottingham Trent University chegou mesmo a realizar estudos sobre a utilização de óleos naturais da Dragon's Breath em contextos clínicos. Uma coisa é certa: esta pimenta não está para brincadeiras. E, com um nome destes, seria de esperar menos do que uma sensação de ardor absolutamente extrema?

Escolha já a sua companheira de picante

Escolhe o teu parceiro picante hoje

Depois de percorreres a nossa seleção de malaguetas, certamente já tens uma lista das que queres experimentar (ou evitar!). Apenas não te esqueças de provar com moderação e alguma cautela, e tudo correrá bem. Se procurar estas malaguetas frescas no mercado é uma opção, já pensaste em cultivá-las em casa? Irias surpreender-te com a facilidade deste processo.

Adam Parsons
Adam Parsons
Adam Parsons é jornalista profissional especializado em canábis, copywriter e autor, integrando há vários anos a equipa da Zamnesia. Responsável por abordar uma vasta gama de temas, desde o CBD aos psicadélicos, entre outros, Adam dedica-se à criação de artigos de blog, guias e à exploração contínua de uma oferta de produtos cada vez mais diversificada.
Listas principais Loja de plantas
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa