Como as rizobactérias podem impulsionar o crescimento do cannabis
Os cultivadores de canábis tendem a associar as bactérias a doenças nas plantas. No entanto, certas variedades destes microrganismos podem melhorar significativamente a saúde e o desempenho das plantas. As rizobactérias promotoras do crescimento vegetal favorecem praticamente todos os aspectos da fisiologia da canábis, desde a absorção de nutrientes e defesa contra agentes patogénicos até ao aumento dos canabinóides e resistência à seca.
Longe de ser uma substância inerte, o solo está repleto de milhões de microrganismos. Embora alguns destes pequenos seres representem uma ameaça para a planta de canábis, muitos deles criam relações benéficas com as raízes, contribuindo para o desenvolvimento, vitalidade e produtividade das plantas.
Existem diversas espécies de bactérias, fungos e nemátodos a circular pela rizosfera — a fina camada de solo em redor das raízes da canábis. Apesar de, muitas vezes, associarmos estes microrganismos à decomposição, na realidade, muitos desempenham um papel fundamental no estímulo ao crescimento.
As plantas de canábis são surpreendentemente inteligentes. Embora pareçam imóveis, estão em constante atividade e conseguem interagir de forma impressionante com o seu meio. De certa forma, a planta "cultiva" microrganismos úteis no solo, libertando açúcares para a rizosfera e atraindo espécies de fungos e bactérias benéficas. Em troca destes hidratos de carbono, os microrganismos ajudam a extrair nutrientes do solo e produzem hormonas que estimulam o crescimento da planta.
As rizobactérias promotoras do crescimento das plantas (PGPR) são microrganismos do solo que podem beneficiar muito o cultivo de canábis. Descubra como utilizar estes valiosos aliados presentes na rizosfera para maximizar colheitas.
O que são as rizobactérias promotoras do crescimento da canábis (PGPR)?
As rizobactérias promotoras de crescimento abrangem diversas espécies de bactérias do solo que potenciam a saúde das plantas de canábis. O termo “rhizo” está relacionado com as raízes, local onde estas bactérias preferem habitar.
O que faz com que as PGPR procurem as raízes? Em comparação com o restante solo, a rizosfera é especialmente rica em nutrientes, atraindo assim estes microrganismos. As plantas de canábis libertam exsudados — moléculas de açúcar — para atrair estes micróbios benéficos.
As PGPR dividem-se em dois grupos principais: espécies simbióticas e espécies de vida livre.
As espécies simbióticas desenvolvem-se no interior dos tecidos da planta, trocando moléculas benéficas de forma direta com as células vegetais. Algumas vivem entre as células das plantas, outras penetram e instalam-se dentro destas células. Certas espécies vão ainda mais longe, fundindo-se biologicamente com a planta e formando estruturas compostas tanto por tecido vegetal como por bactérias.
Já as rizobactérias de vida livre situam-se na superfície das raízes. Aqui, contribuem para maiores colheitas e protegem as plantas dos fatores de stress como inundações ou o surgimento de doenças.
Estas espécies colonizam o exterior das raízes, formando comunidades que podem cobrir entre 15 a 40% da superfície radicular, fixando-se tanto nos pelos radiculares como nos espaços entre as células. Com nutrientes em abundância, são capazes de criar uma camada densa que cobre completamente as raízes.
Quais são os benefícios das rizobactérias no cultivo de canábis?
As rizobactérias promotoras do crescimento vegetal beneficiam as plantas de canábis de variadas formas. Estas bactérias potenciam a fertilização, incentivam o desenvolvimento das raízes, reduzem o stress das plantas e até ajudam a regenerar os solos. Além disso, protegem as plantas de canábis contra doenças e aumentam a sua capacidade de absorver nutrientes em ambientes competitivos.
Como é que as rizobactérias favorecem o crescimento da canábis?
Os cultivadores podem recorrer às PGPR para potenciar o desenvolvimento das suas plantas. Da mesma forma que recorrem a diferentes nutrientes, técnicas de treino e iluminação para aumentar a produção, também é possível estimular a rizosfera da mesma forma. Eis algumas das principais formas como as rizobactérias promovem o crescimento das plantas:
-
Hormonas de crescimento: As PGPR produzem vários tipos de hormonas vegetais que estimulam o crescimento. Estas substâncias favorecem o desenvolvimento da planta ao impulsionar a divisão e o alongamento celular.
-
Absorção de nutrientes: As rizobactérias aumentam a capacidade das plantas de canábis para absorver nutrientes. Para crescer de forma saudável, a planta necessita de manter um equilíbrio entre os macro e micronutrientes — fundamentais para a fotossíntese e outros processos metabólicos.
-
Proteção: Estes microrganismos benéficos contribuem ainda para um desenvolvimento ideal graças aos seus “serviços de proteção”. Ao impedirem o aparecimento de doenças nas raízes, bloqueiam qualquer ameaça que possa comprometer o crescimento ou reduzir as colheitas.
-
Qualidade das flores: Canabinoides e terpenos são compostos de grande valor presentes nas flores de canábis. Ao influenciarem a assimilação de nutrientes e a resistência ao stress, as rizobactérias promovem a acumulação destes compostos, elevando a qualidade global — tanto terapêutica como recreativa — das flores.
Como protegem as rizobactérias as plantas de canábis?
Embora beneficiem a canábis, as PGPR travam verdadeiras batalhas contra outros microrganismos no solo. Ao competirem por recursos, mantêm as plantas de canábis saudáveis e vigorosas. Para além de repelirem organismos prejudiciais, também aumentam a resistência das plantas contra condições meteorológicas adversas.
As rizobactérias estão intimamente ligadas à saúde da planta de canábis, pois garantem-lhes alimento e abrigo contínuos. Em troca desta relação, oferecem uma proteção eficaz contra várias ameaças. Descubra de que forma as PGPR defendem as suas plantas:
-
Produção de antibióticos: Nem todas as bactérias presentes na rizosfera são benéficas para a canábis. Algumas variedades podem danificar as raízes — uma das partes mais cruciais da planta. Ao produzirem compostos antibióticos, as PGPR eliminam os microrganismos nocivos.
-
Ativação das defesas da planta: Além de criarem moléculas para combater agentes patogénicos, as rizobactérias também induzem a produção de metabolitos defensivos pelas próprias plantas. Este estímulo de resistência sistémica prepara a canábis para se defender de agentes patogénicos e parasitas.
-
Resiliência ambiental: As plantas de canábis prosperam em ambientes estáveis. Alterações bruscas, como ondas de calor, secas ou inundações, podem prejudicar o seu crescimento. As rizobactérias contribuem para reforçar a tolerância e resiliência das plantas diante destes desafios.
-
Míldio pulverulento: Esta doença fúngica afeta produtores de canábis todos os anos e pode contaminar as flores. As PGPR ajudam a proteger as plantas deste fungo perigoso.
Como e quando aplicar rizobactérias?
Os produtores podem proteger as suas culturas e melhorar o rendimento utilizando PGPR para inocular as plantas. Agricultores de todo o mundo têm vindo a recorrer a rizobactérias como biofertilizantes, substituindo pesticidas e fertilizantes químicos convencionais.
A inoculação das plantas pode ser feita em vários momentos do ciclo de cultivo. Ao inocular sementes com rizobactérias compatíveis com canábis, estará a dar aos rebentos o melhor início possível. Basta adicionar cerca de 1g de rizobactérias no buraco onde as sementes são semeadas.
Se já iniciou o cultivo mas quer beneficiar destes microrganismos, pode usar o mesmo produto para preparar uma solução de rega e inocular o sistema radicular. Misture cuidadosamente 1g de rizobactérias por cada litro de água. Deve aplicar esta solução a cada 21 dias, para manter a rizosfera ativa e cheia de vida benéfica.
Também pode incluir rizobactérias na estratégia de transplante, ajudando as plantas a recuperar o vigor com maior rapidez. Polvilhe 1g no fundo do buraco antes de colocar a planta no novo vaso.
-
9 min 1 Março 2021 Como aumentar os rendimentos da canábis com a poda das raízes Os cultivadores costumam dedicar muita atenção às suas plantas de canábis, mas frequentemente esquecem-se das raízes. Descubra de que forma a poda das raízes pode melhorar o crescimento, a saúde e...
-
3 min 14 Abril 2020 Aumentar a produção de canábis com micorrizas As micorrizas são verdadeiros aliados naturais no solo, capazes de tornar as suas plantas mais vigorosas e saudáveis. Descubra mais sobre os fungos micorrízicos e conheça as vantagens que oferecem...
-
5 min 31 Dezembro 2018 Qual a diferença: fertilizante sintético vs.... O debate entre fertilizante sintético e orgânico é intenso no cultivo de cannabis. Por isso, vejamos quais são as principais vantagens e desvantagens de cada um.
-
5 min 10 Abril 2018 6 formas de aumentar o rendimento do cannabis Maximizar a produção de canábis é fundamental para qualquer cultivador. Com os nossos 6 métodos simples, até jardins pequenos com apenas uma ou duas plantas podem gerar colheitas abundantes.