Blog
What Is Geraniol In Cannabis?
3 min

O que é o geraniol na canábis?

3 min

O geraniol está presente em abundância na natureza e liberta aromas florais e agradáveis. Este composto, presente em diversas variedades de canábis, não se destaca apenas pelo seu sabor marcante — poderá também oferecer benefícios adicionais? Neste artigo exploramos as fascinantes propriedades deste terpénico.

A cannabis, tal como grande parte do mundo natural, está repleta de terpenos. Estes compostos encontram-se nos óleos aromáticos das plantas e são responsáveis por muitos dos aromas característicos da natureza. Existem imensos terpenos, muitos dos quais são utilizados em diferentes sectores industriais. Além do aroma agradável, acredita-se que alguns até possuem potenciais aplicações terapêuticas.

Neste artigo, vamos explorar o geraniol, um tipo de terpeno presente em várias variedades de cannabis.

O que é o geraniol?

O que é o geraniol?

O geraniol é um monoterpeno que ocorre naturalmente, com a fórmula química C₁₀H₁₈O. Este composto é produzido por várias plantas e até por alguns animais, sendo comum no gerânio (de onde deriva o nome), na erva-príncipe e, naturalmente, na canábis.

Cada variedade de canábis apresenta um perfil próprio de terpenos, mas sabe-se que a planta alberga mais de 200 compostos terpénicos diferentes. Esta diversidade é responsável pela variedade de sabores e aromas característicos da canábis. Contudo, os terpenos não se limitam a influenciar o sabor e o cheiro. Embora ainda pouco compreendida, acredita-se que alguns terpenos — incluindo o geraniol — possam produzir efeitos subtilmente perceptíveis no cérebro. Em conjunto com os canabinoides presentes na canábis, os terpenos podem exercer um impacto notável.

História relacionada

Tudo o que precisa de saber sobre terpenos

Onde pode ser encontrado o geraniol?

Onde se pode encontrar geraniol?

Os gerânios não são os únicos onde se encontra geraniol. Na realidade, esta substância está mais presente em óleos essenciais como o óleo de rosa, o óleo de palmarosa e o óleo de citronela. Curiosamente, as abelhas também produzem geraniol e utilizam-no para demarcar o seu território, impedindo assim que outras colónias se instalem nas suas colmeias.

No universo dos produtos, o geraniol também está por todo o lado, especialmente na indústria cosmética. Perfumes, hidratantes, bálsamos labiais, champôs, amaciadores, sabonetes e detergentes podem conter geraniol devido ao seu aroma floral e agradável. É igualmente um componente bastante comum em repelentes de insectos.

Naturalmente, o geraniol também pode ser encontrado em certas variedades de canábis (mais informações abaixo).

O aroma do geraniol

O aroma do geraniol

Mas afinal, a que cheira o geraniol? Este terpeno apresenta um aroma doce e floral, como seria de esperar de algo presente em flores e utilizado em perfumes. No entanto, nota-se também um toque subtil de citrinos, conferindo-lhe uma complexidade e frescura únicas.

Apesar disso, o geraniol não é o responsável pelos clássicos sabores cítricos da cannabis. O verdadeiro protagonista desse aroma é o limoneno, um outro terpeno bastante apreciado.

Benefícios potenciais do geraniol

Benefícios potenciais do geraniol

No entanto, o geraniol não se destaca apenas pelo seu aroma agradável. Apesar de não existirem ainda certezas absolutas, alguns estudos estão a analisar se o geraniol poderá apresentar propriedades com potencial terapêutico. A investigação ainda está numa fase inicial e, mesmo que certos resultados pareçam promissores, isso não significa que consumir uma variedade de cannabis rica em geraniol vá produzir os mesmos efeitos. Dito isto, vejamos o que já se apurou até ao momento.

Células cancerígenas

Um estudo procurou perceber se o geraniol poderia influenciar a produção celular em casos de cancro da mama (Duncan, Lau, El-Sohemy e Archer, 2004). Estes resultados foram depois replicados numa investigação sobre o cancro da próstata (Lee et al. 2016). Nessa análise, verificou-se que o geraniol parecia reduzir a expressão do E2F8; contudo, o E2F8 não está inequivocamente associado ao desenvolvimento do cancro, pelo que não se conseguem tirar conclusões definitivas.

Uma ampla revisão científica destaca o potencial “efeito antitumoral” do geraniol em vários tipos de cancro, incluindo cancro da mama, pulmão, cólon, próstata, pâncreas e fígado (Cho, So, Chun e Jeon, 2016). Apesar de estes resultados abrirem caminho para futuros estudos, permanece por esclarecer de que forma o geraniol poderá ser utilizado clinicamente neste contexto.

Neuroproteção

O geraniol pode contribuir para a proteção dos neurónios. Num estudo realizado em 2021 com ratos machos Wistar, estes foram expostos a envenenamento por óxido de zinco (Farokhcheh et al. 2021). O óxido de zinco é reconhecido pelos seus efeitos negativos no cérebro, podendo causar défices cognitivos e de memória. Os investigadores concluíram que o geraniol poderá reverter parcialmente esses efeitos, sugerindo que possui potenciais mecanismos neuroprotetores.

Noutro estudo, verificou-se que o geraniol reduziu marcadores de stress oxidativo no cérebro de ratos diabéticos, resultando na melhoria da função cognitiva (Prasad, Muralidhara, 2014). Os animais mostraram ainda melhorias na função motora e na sensibilidade. Os autores recomendaram que sejam conduzidas mais pesquisas acerca das propriedades neuroprotetoras do geraniol.

História relacionada

Top 3 variedades de canábis por terpenos

Variedades de canábis que contêm geraniol

Variedades de canábis que contêm geraniol

Como já referimos, fumar uma variedade de canábis com geraniol dificilmente terá efeitos farmacológicos percetíveis, mas o sabor destaca-se de forma evidente. Provavelmente já experimentou uma destas variedades sem dar conta, mas se quiser perceber a diferença, deixamos-lhe algumas das genéticas mais ricas em geraniol para experimentar.

Geraniol: um terpeno irresistível

Geraniol: Um terpeno sedutor

Nesta altura, é provável que já esteja curioso acerca desta pequena molécula. Presente em abundância na natureza, com um sabor agradável e potencialmente benéfica, é de esperar que o geraniol ganhe cada vez mais destaque no futuro. Porque não experimentar algumas variedades de canábis ricas em geraniol e descobrir quais as combinações de aromas que mais o agradam?

Max Sargent
Max Sargent
O Max dedica-se à escrita há mais de dez anos e, nos últimos tempos, concentrou-se no jornalismo sobre canábis e psicadélicos. Ao colaborar com empresas como a Zamnesia, Royal Queen Seeds, Cannaconnection, Gorilla Seeds, MushMagic, entre outras, adquiriu uma vasta experiência em diferentes áreas deste setor.
Referências
  • Cho M, So I, Chun JN, & Jeon JH. (2016 Maio). The antitumor effects of geraniol: Modulation of cancer hallmark pathways (Review). International Journal Of Oncology, 48(5), 1772-1782. - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
  • Duncan, R. E., Lau, D., El-Sohemy, A., & Archer, M. C. (2004/11/01). Geraniol and beta-ionone inhibit proliferation, cell cycle progression, and cyclin-dependent kinase 2 activity in MCF-7 breast cancer cells independent of effects on HMG-CoA reductase activity. Biochemical pharmacology, 68(9), 1739–1747. - https://www.sciencedirect.com
  • Farokhcheh, M., Hejazian, L., Akbarnejad, Z., Pourabdolhossein, F., Hosseini, S. M., Mehraei, T. M., & Soltanpour, N. (2021/10/01). Geraniol improved memory impairment and neurotoxicity induced by zinc oxide nanoparticles in male wistar rats through its antioxidant effect. Life sciences, 282, 119823. - https://www.sciencedirect.com
  • Lee, S., Park, Y. R., Kim, S. H., Park, E. J., Kang, M. J., So, I., Chun, J. N., & Jeon, J. H. (2016). Geraniol suppresses prostate cancer growth through down-regulation of E2F8. Cancer medicine, 5(10), 2899–2908. - https://onlinelibrary.wiley.com
  • Prasad, S., & Muralidhara. (2014). Protective effects of geraniol (a monoterpene) in a diabetic neuropathy rat model: Attenuation of behavioral impairments and biochemical perturbations. Journal Of Neuroscience Research, 92(9), 1205-1216. - https://onlinelibrary.wiley.com
Factos Notícias
Pesquisar em categorias
ou
Pesquisa