
Melhores coffeeshops holandeses em regiões transfronteiriças
Comprar erva em Amesterdão é fácil, mas noutras cidades as regras são diferentes. Em algumas regiões, apenas os cidadãos neerlandeses podem consumir canábis. Se vem de fora, consulte estes coffeeshops para evitar surpresas desagradáveis.
Amesterdão é amplamente reconhecida como a capital europeia da canábis. Apaixonados pela erva deslocam-se de todos os cantos do mundo para visitar a enorme variedade de coffeeshops e museus psicadélicos desta cidade icónica. No entanto, não é apenas em Amesterdão que se pode desfrutar deste ambiente único na Países Baixos, onde é possível saborear tanto um café quanto uma boa erva.
Várias outras cidades do país também proporcionam esta experiência exclusiva. Muitos destes locais situam-se próximos das fronteiras nacionais, o que os torna facilmente acessíveis a visitantes da Bélgica e da Alemanha que procuram consumir canábis de forma legal.
Descubra connosco outros destinos de referência para coffeeshops nos Países Baixos.
É possível comprar canábis em todas as cidades holandesas?
Antes de apertar o cinto e partir à descoberta dos famosos cafés de canábis nos Países Baixos, é fundamental saber onde pode efetivamente comprar e onde isso não é permitido. Infelizmente, não é legal adquirir erva em todos os coffeeshops do território neerlandês.
Os legisladores aprovaram o chamado i-criterium, uma medida que limita a compra de canábis a cidadãos dos Países Baixos em algumas cidades.
PORQUE FOI IMPLEMENTADO O I-CRITERIUM E O SEU IMPACTO NO TURISMO CANNÁBICO
O Acordo de Coligação de 2012 trouxe o i-critério, uma norma legal que determina que apenas cidadãos neerlandeses podem adquirir canábis em determinados locais. Esta lei veio suavizar a controversa weed pass, um sistema entretanto revogado que pretendia guardar os dados dos clientes das coffeeshops.
No entanto, tanto a cidade de Amesterdão como o escritório neerlandês de Turismo e Congressos manifestaram-se contra a medida, alertando que poderia estimular o mercado ilegal de canábis e afastar visitantes da cidade.
É fácil para os turistas entrarem em quase qualquer coffeeshop em Amesterdão para adquirir canábis de qualidade. Contudo, em muitas coffeeshops fora da capital é exigido comprovativo de cidadania.
A flexibilidade do i-critério permite que cada município decida se permite ou não o acesso de turistas às coffeeshops. Cidades fronteiriças como Arnhem, Eindhoven, Venlo e Tilburg facilitam o acesso legal a turistas da Bélgica e da Alemanha. Já zonas como Sittard, Maastricht e Breda exigem cidadania neerlandesa para entrada.
Quais as melhores coffeeshops perto da fronteira que vendem a estrangeiros?
Se vive na Bélgica ou na Alemanha, ou está simplesmente de visita a um destes países, há vários coffeeshops de qualidade mesmo junto à fronteira onde pode ser atendido. De seguida, apresentamos uma lista de cidades onde esta atividade é legal, bem como alguns dos coffeeshops mais recomendados.
ARNHEM
Arnhem é uma cidade e município situado no leste dos Países Baixos, reconhecida pela sua história rica e pela arquitetura marcante. Depois de explorares os coffeeshops da cidade, aproveita para visitar os tradicionais moinhos de vento e os seus belos parques.
UPSTAIRS COFFEESHOP
Upstairs Coffeeshop é um espaço emblemático em Arnhem, onde qualquer pessoa maior de 18 anos pode comprar cannabis. Neste local de lazer, pode partilhar bons momentos com amigos e experimentar jogos como matraquilhos, xadrez ou máquinas de pinball. De vez em quando, há performances ao vivo de músicos nacionais e internacionais.
O objetivo do Upstairs Coffeeshop é garantir a satisfação dos clientes, oferecendo um ambiente descontraído e acolhedor. Se está a começar, o conselho passa por desfrutar da experiência com calma e sem pressas.
Eindhoven
Eindhoven, a quinta maior cidade dos Países Baixos, situa-se no sul do país e destaca-se pelo seu ambiente industrial, resultante da união de cinco antigas aldeias. Esta cidade dinâmica oferece inúmeras experiências divertidas e culturais. Depois de explorares alguns dos coffeeshops recomendados abaixo, aproveita para visitar o museu de arte contemporânea ou experimentar patinagem no gelo. Se procurares um desafio diferente, reúne os teus amigos e tenta escapar de uma das inovadoras Escape Rooms de realidade virtual.
THE PINK
O Pink é uma das melhores coffee shops a visitar quando estiveres a explorar o centro de Eindhoven. O interior é pequeno, mas acolhedor, com revestimento em madeira e uma iluminação divertida que cria um ambiente único. No menu encontras uma grande variedade de opções, com diversas genéticas, incluindo Sunset Sherbet e Candyman. Para uma experiência ainda mais especial, aproveita para provar alguns cookies infusionados ou chocolate de canábis.
Coffeeshop Hightimes
O Coffeeshop Hightimes foi apelidado de "o lugar mais feliz da Holanda". Encontrarás lá pessoas simpáticas, música de qualidade e uma seleção de erva e haxixe de excelência. O ambiente é sofisticado, com grandes janelas, arte vibrante nas paredes e uma mesa de bilhar para prolongar o teu relaxamento.
ENSCHEDE
Enschede situa-se no leste dos Países Baixos. Depois de experimentares alguma da cannabis local, aproveita para explorar os parques, lagos e excelentes restaurantes que a cidade tem para oferecer.
THE GRASSHOPPER
O Grasshopper, em Enschede, destaca-se por oferecer um lounge para fumadores extremamente relaxante, decorado com luzes de néon, sofás de couro confortáveis e grandes mesas de madeira. O ambiente é envolto numa iluminação suave, criando uma atmosfera descontraída e ideal para relaxar. Visitantes estrangeiros são bem-vindos, bastando apresentar um documento de identificação.
No piso inferior encontra-se a zona de venda de cannabis e haxixe. Se desejar, pode levar os seus produtos para o lounge, onde estão disponíveis cachimbos de água do próprio coffeeshop. Aproveite para contemplar as belas imagens de plantas nas paredes ou desafiar os amigos num jogo de matraquilhos ou dardos. Se lhe apetecer petiscar, o menu oferece várias opções deliciosas para satisfazer qualquer desejo.
Nijmegen
Nimega situa-se na província holandesa de Guéldria, junto à fronteira com a Alemanha. Se resides na Alemanha ou estás de visita ao país, Nimega é uma excelente opção para um passeio de um dia. Mas há muito mais para descobrir além dos famosos cafés de cannabis. Esta é a cidade mais antiga dos Países Baixos e, por isso, vale a pena aproveitares para explorar o seu património histórico durante a tua visita.
COFFEESHOP DREADLOCK AND JETSET
O Coffeeshop Dreadlock and Jetset é um espaço acolhedor e luminoso, com uma atmosfera confortável graças ao mobiliário em madeira e às paredes de tijolo rústico. A carta é bastante variada e inclui genéticas como Jack Herer e Dread Haze. Também estão disponíveis charros prontos a consumir e comestíveis.
Depois de desfrutar dos canabinóides, pode entreter-se com os vários jogos de tabuleiro disponíveis. Para além disso, vale a pena admirar o extenso expositor de peças em vidro, com uma coleção impressionante de bongs e cachimbos.
Tome nota que o Coffeeshop Dreadlock and Jetset só aceita pagamentos em numerário, por isso não se esqueça de levar dinheiro consigo!
COFFEESHOP KRONKEL
O Coffeeshop Kronkel tem vindo a deliciar os clientes no centro de Nijmegen com ótimos pratos e cannabis de qualidade desde 1986. O espaço foi pensado para ser um refúgio de paz e tranquilidade no meio do rebuliço citadino. Aqui, pode relaxar junto à lareira, conversar, ouvir DJs ao vivo e desfrutar de uma partida de bilhar.
O interior alia um balcão moderno curvo a paredes de madeira rústicas e acolhedoras, oferecendo várias opções de lugares confortáveis e recantos intimistas. Pagar no Kronkel é simples e rápido graças aos pagamentos contactless disponíveis. E como fica a poucos passos do Dreadlock e do Jetset, vale a pena passar pelos três!
TILBURG
Tilburg é a sexta maior cidade dos Países Baixos, localizada a sul, na província de Brabante do Norte. Famosa pela arte ao ar livre que se espalha por toda a cidade, Tilburg acolhe ainda variados festivais de música ao longo do ano. Além disso, aqui pode-se visitar o prestigiado Museu De Pont de Arte Contemporânea e o Museu da Natureza de Brabante.
THE GRASS COMPANY
Como o próprio nome indica, The Grass Company dedica-se à compra e venda de cannabis de excelente qualidade. Localizada em Tilburg, basta apresentar um documento de identificação para comprovar que tem mais de 18 anos e assim entrar no espaço.
Os proprietários empenharam-se em criar um ambiente relaxante e despreocupado na coffeeshop. Além do ambiente acolhedor, a simpatia do staff contribui para esta atmosfera descontraída. Aproveite o espaço espaçoso e luminoso enquanto saboreia alguma Hindu Kush ou Haze. Se não lhe apetecer enrolar, pode sempre optar pelos charros já prontos de Northern Lights.
TOERMALIJN
O Toermalijn é um coffeeshop com um ambiente relaxado em Tilburg, onde pode encontrar todo o tipo de sedas, cachimbos e isqueiros. O espaço interior transmite uma atmosfera tranquila, com mesas de madeira de estilo zen e um amplo sofá. As paredes estão decoradas com arte psicadélica, e há ainda uma máquina de pinball num dos cantos para garantir momentos de diversão.
No Toermalijn encontra um menu muito variado de erva e haxixe, incluindo diversas variedades de indica e sativa. Se prefere o efeito do haxixe, pode escolher entre opções provenientes do Afeganistão, Índia, Líbano, Marrocos e Nepal.
VENLO
Situada no sudeste dos Países Baixos, Venlo é uma cidade que se destaca como ponto de paragem ideal para quem viaja a partir da Alemanha, graças à facilidade de acesso aos seus coffeeshops. Venlo encontra-se ligada às cidades alemãs de Düsseldorf e Colónia por autoestrada, e a Kaldenkirchen por linha ferroviária.
COFFEESHOP NOBODY'S PLACE
O Nobody's Place destaca-se como um coffeeshop exclusivo que funciona apenas para sócios. Estrangeiros maiores de 18 anos podem consumir no local, mas é obrigatório adquirir uma Nobocard por cinco euros e apresentá-la em cada visita. Este espaço premium pratica preços superiores aos de outros coffeeshops, compensando com um ambiente sofisticado e uma seleção diversificada de variedades indica e sativa. O mobiliário em madeira escura e as plantas suspensas contribuem para um espaço acolhedor e agradável, tornando-o ideal para desfrutar de uma experiência tranquila.
-
10 min 18 Julho 2025 Os 15 melhores coffeeshops em Amesterdão Seja um visitante habitual da vibrante cidade de Amesterdão ou esteja a planear a sua primeira visita a esta maravilha holandesa, há algo que não pode faltar: experimentar alguns dos melhores...
-
5 min 12 Setembro 2018 Top 10 variedades de canábis das coffee shops Viajar até Amesterdão para usufruir dos prazeres únicos dos coffeeshops tornou-se quase um ritual para os apreciadores europeus de cannabis. Não raras vezes, uma escapadinha inicial abre caminho a...
-
3 min 9 Agosto 2018 Amsterdam Coffeeshops: 10 dicas essenciais para estreantes Se estás a planear a tua primeira viagem a Amesterdão — a cidade do cannabis — convém saber algumas informações para aproveitares ao máximo a experiência nos coffeeshops. Não deixes de consultar as...