
Os cinco níveis de experiência psicadélica de Timothy Leary
Experimentar drogas psicadélicas pode ser realmente intimidante. No entanto, com algum conhecimento prévio, é possível preparar-se e diminuir bastante a probabilidade de uma experiência negativa. Na verdade, a maioria das viagens é incrível; o mais importante é estar recetivo ao que possa acontecer. Com base nos cinco níveis da experiência psicadélica definidos por Timothy Leary, vamos orientar-te ao longo deste percurso.
Os psicadélicos podem ser experiências fascinantes, mas para quem nunca os experimentou, podem também causar alguma apreensão. Existe bastante desinformação acerca dos psicadélicos e, de forma algo irónica, muitas pessoas relatam experiências negativas porque já esperavam que assim fosse. O consumo destas substâncias não tem, necessariamente, de ser algo desagradável. Conhecer aquilo que poderá sentir é meio caminho andado para uma primeira experiência mais tranquila – e nós estamos aqui para ajudar. Recorrendo ao conceito dos cinco níveis desenvolvido por Timothy Leary, inspirado no Livro Tibetano dos Mortos, vamos explicar o que pode esperar das suas viagens psicadélicas.
Preparar a sua experiência psicadélica
Não se apresse a embarcar numa viagem. Reserve algum tempo para planear, pois assim terá certamente uma experiência mais positiva. Como amplamente reconhecido, o estado mental e o ambiente físico são cruciais para garantir uma viagem confortável. Se não estiver predisposto, não avance. Haverá sempre uma próxima oportunidade. Muitas pessoas ficam de pé atrás em relação aos psicadélicos devido a uma má experiência, normalmente porque não escolheram o momento ou o local mais apropriados. Isso leva-as a pensar que não gostam da substância, quando muitas vezes foi apenas aquele episódio negativo que marcou a diferença.
Ainda que cada pessoa reaja de forma diferente às drogas psicadélicas, é fundamental ouvir o seu próprio instinto ao decidir o que é melhor para si. No entanto, existem características típicas associadas a cada substância. O célebre psiconauta Timothy Leary classificou a experiência psicadélica em cinco categorias distintas.
Quem é Timothy Leary?
Timothy Leary foi um psicólogo e explorador da mente norte-americano. Numa altura em que tanto a psilocibina como o LSD ainda eram substâncias legais, dedicou-se ao estudo das suas possíveis aplicações no tratamento de perturbações psiquiátricas. Ao longo da sua vida, defendeu fortemente os potenciais benefícios destes psicadélicos. Através do uso destas substâncias, Leary desenvolveu uma filosofia centrada na expansão da consciência. O seu livro, "The Psychedelic Experience", inspira-se na antiga filosofia tibetana (concretamente, no Livro Tibetano dos Mortos) para abordar questões ligadas à consciência e à realidade, despertadas pelo consumo de psicadélicos.
Os cinco níveis da experiência psicadélica segundo Timothy Leary
Os cinco níveis da experiência psicadélica variam desde sensações muito leves até alucinações profundas e expansivas. Estes níveis servem como uma orientação prática para quem deseja perceber o que pode encontrar numa experiência psicadélica. No entanto, convém salientar que não existem fronteiras rígidas entre os diferentes estados descritos, sendo fácil transitar de um para outro. Podem ajudar a antecipar o que esperar, mas nunca inicie uma viagem a pensar: "Hoje vou viver uma experiência de nível 3". O encanto de uma experiência psicadélica reside precisamente no elemento surpresa e nas vivências mais impactantes, que muitas vezes surgem de forma inesperada.
Nível um da experiência psicadélica
Esta é uma experiência de intensidade baixa. Raramente tem um impacto profundo na vida e costuma ser bastante confortável.
Efeitos do nível um
- Ligeira sinestesia (mistura dos sentidos) e aumento da perceção—será especialmente notório ao ouvir música.
- Ainda que a forma como experimenta o mundo mude neste estado, continuará a parecer-lhe o mesmo mundo.
Drogas psicadélicas de nível um
- Canábis
Experiência psicadélica de nível dois
É aqui que a experiência se torna verdadeiramente interessante. Este é o primeiro patamar que muitos identificam como uma “experiência psicadélica” autêntica.
Efeitos do nível dois
- Distorções visuais, ondulações e outros efeitos visuais
- Respostas emocionais intensas
- Leves visões com olhos fechados (CEVs)
Drogas psicadélicas de nível dois
- Doses leves de psilocibina
- Doses leves de peiote
- Doses médias de MDMA
Experiência psicadélica de nível três
Nesta fase, é provável que te sintas verdadeiramente "a tripar". A partir daqui, é comum começares a ter revelações profundas e a colocar em causa a realidade à tua volta.
Efeitos do nível três
- Fractais, padrões recorrentes e alucinações visuais marcantes
- Reflexões profundas sobre si próprio e o universo
- Ciclos de pensamento repetitivos
- Sensibilidade acentuada a estímulos físicos
- Visuais leves e alterações na perceção auditiva
- Risos incontroláveis
Drogas psicadélicas de nível três
- Doses regulares de psilocibina
- Doses regulares de LSD
- Doses regulares de peyote
- Doses regulares das "2Cs"
- Doses baixas a médias de Salvia divinorum
Nível quatro de experiência psicadélica
Agora as coisas tornam-se verdadeiramente entusiasmantes. Ao deixares o mundo tal como o conheces e embarcares noutros domínios, podes ter a certeza de que voltarás diferente.
Efeitos do nível quatro
- Imagens intensas e fora do comum
- Visões
- Sensação de perder a ligação com a realidade
- Experiências extracorporais
- Revelações profundas
Drogas psicadélicas de nível quatro
- Doses elevadas de psilocibina, LSD, peiote, as 2Cs e sálvia
Experiência psicadélica de nível cinco
Neste estágio, terás verdadeiramente ultrapassado todas as barreiras e a tua perceção nunca mais será a mesma. A realidade passará a ser apenas uma vaga recordação e o teu ego terá desaparecido. A partir deste momento, podes considerar-te um autêntico psiconauta.
Efeitos do Nível Cinco
- Morte do ego
- Comunicação com entidades de outros mundos
- Anulação total da realidade
- Quase não existe diferença entre ter os olhos abertos ou fechados
- Sensação de ser lançado a uma velocidade extrema
- Encontros com entidades de carácter divino
- Estado mental surpreendentemente lúcido e racional
Drogas psicadélicas de nível cinco
- DMT
- Doses extremamente elevadas de outras drogas psicadélicas
O que fazer se tiver uma experiência psicadélica negativa
É sempre possível ter uma má experiência, e reconhecer isso é uma das melhores formas de a evitar. Se tomares algumas precauções, reduzirás bastante o risco de um momento desagradável. Se és principiante, começa por doses pequenas e habitua-te gradualmente aos psicadélicos. Assim, vais aprender a conhecer-te melhor e a perceber como lidas com novas experiências neste universo fascinante dos psicadélicos. Um guia pode ser útil no início, mas com o tempo serás tu a descobrir o que precisas para tirar o melhor partido destes momentos. No fundo, não é muito diferente da vida do dia-a-dia – apenas um pouco mais confuso.
Se procuras mais informações sobre como agir caso a tua viagem psicadélica comece a correr mal, consulta este artigo para dicas úteis que te vão ajudar a regressar a um estado mais tranquilo.
-
6 min 11 Junho 2025 LSA: Tudo o que precisa saber O LSA, ou amida do ácido lisérgico, é um composto psicadélico natural encontrado em plantas como a morning glory e a Hawaiian baby woodrose. Embora apresente uma estrutura semelhante ao LSD,...
-
6 min 2 Maio 2025 Como preparar-se para uma experiência psicadélica em segurança As experiências psicadélicas tornam-se mais enriquecedoras com planeamento atento e informado. Não é preciso exagerar, mas alguma preparação pode transformar a viagem numa experiência...
-
8 min 11 Julho 2024 O guia definitivo do cacto de mescalina A mescalina é uma substância antiga e, por vezes, incompreendida. Neste artigo, vamos ajudar a esclarecer o seu uso e oferecer uma visão geral sobre tudo o que precisa de saber acerca dos cactos de...
-
4 min 20 Dezembro 2020 Top 10 comunidades do Reddit sobre psicadélicos O passa-palavra tem sido, há muito tempo, uma peça fundamental na comunidade de psiconautas. Seja para trocar informações sobre dosagens ou para partilhar relatos de experiências, as pessoas...
-
5 min 3 Outubro 2019 Guia do acompanhante de experiências psicadélicas Seja um principiante ou já com experiência no mundo dos psicadélicos, contar com um "trip sitter" pode ser extremamente benéfico. Embora o seu papel não seja orientar diretamente a experiência,...
-
9 min 13 Junho 2019 O que deve saber sobre cogumelos mágicos (shrooms) Os cogumelos mágicos são valorizados pelas suas intensas propriedades psicoativas, capazes de provocar alucinações marcantes, sensações de euforia, alterações nos processos de pensamento e uma...