
Set & Setting: Dois factores essenciais para uma experiência psicadélica
Uma experiência psicadélica pode ser algo maravilhoso e inspirador, ou tornar-se bastante desagradável. Para garantir que tudo corre pelo melhor, é fundamental perceber a diferença entre "set" e "setting", assim como conhecer os cuidados essenciais a ter com cada um deles.
Ao experimentar uma substância psicadélica como os cogumelos mágicos ou LSD, é natural desejar uma experiência positiva. Uma preparação cuidada é fundamental para garantir que a sua viagem decorra da melhor forma possível.
Dois factores essenciais que influenciam significativamente a sua experiência são o set e o setting, que estão sempre interligados. De seguida, explicaremos o que significam e qual o seu impacto numa experiência psicadélica. Depois, partilhamos algumas recomendações para criar o melhor ambiente físico e mental para a sua viagem!
Set e setting: o que significam?
O conceito de "set and setting" foi introduzido por Timothy Leary na década de 60, durante a era flower power, e refere-se a dois elementos cruciais que moldam a experiência psicadélica: o teu estado mental ("set") e o ambiente que te rodeia ("setting").
SET
O "set" refere-se sobretudo ao teu estado emocional e mental no momento em que te preparas para tomar um psicadélico. Podes sentir-te feliz e descontraído, ou então apreensivo e nervoso. O teu pensamento, o teu ânimo, a forma como encaras a experiência psicadélica que se avizinha—até mesmo o teu estado físico—tudo isto faz parte do set.
ENVOLVÊNCIA
O "ambiente" refere-se ao espaço onde te encontras, incluindo as pessoas à tua volta. No entanto, não se trata apenas do local físico; envolve também como te sentes nesse espaço. Por exemplo, há pessoas que podem transmitir boas ou más energias, influenciando o rumo da tua experiência — e o mesmo acontece com o local. Um ambiente frio e desconfortável aumenta a probabilidade de passares por uma má experiência, em comparação com um espaço acolhedor e familiar.
A importância do estado mental e do ambiente numa experiência psicadélica
Já percebeste que o set e o setting podem influenciar decisivamente uma experiência psicadélica, mas porque razão são realmente tão importantes? Embora outros tipos de substâncias possam também beneficiar da atenção a estas variáveis, no caso dos psicadélicos esta relação é ainda mais determinante. Isto acontece porque, ao contrário de drogas normalmente associadas ao lazer ou de álcool, os psicadélicos tendem a intensificar o estado emocional em que te encontras, em vez de o alterar.
Assim, se estiveres num estado de ansiedade ou tristeza, a experiência poderá acentuar ainda mais esses sentimentos negativos. Da mesma forma, uma pessoa ou ambiente onde não te sintas confortável pode rapidamente transformar a viagem numa experiência desagradável.
Por isso, é fundamental preparar-te cuidadosamente para assegurar que a tua jornada seja positiva. Os psicadélicos não vão, por si só, animar-te se estiveres em baixo, acalmar-te se estiveres nervoso, ou proporcionar-te felicidade se estiveres infeliz. Ao invés, podem revelar tanto aspetos positivos como negativos da tua mente e emoções.
Como garantir o melhor set e setting
Deves estar ciente de que, mesmo com a melhor preparação, a tua viagem pode acabar por ser diferente do que tinhas idealizado. No fundo, é impossível prever exatamente o que vais sentir. O tipo de psicadélico, a dose, a tua tolerância e a experiência prévia que tens com psicadélicos são fatores determinantes.
Contudo, com a mentalidade adequada (set) e um ambiente apropriado (setting), a probabilidade de teres uma experiência negativa reduz-se consideravelmente. Vejamos então como podes criar o melhor set e setting.
Set
Ao falarmos do "set", referimo-nos ao autoconhecimento e à tua bagagem pessoal. Se confiares na tua intuição, a tua experiência deverá decorrer sem problemas.
Resiste à pressão dos outros
Não vás experimentar só porque os outros querem! Não te deixes influenciar pela pressão do grupo. Se tens dúvidas ou simplesmente não te apetece, é perfeitamente válido dizeres que não desta vez. Fazer uma viagem psicadélica não serve para agradar a ninguém.
NÃO TOMES PSICADÉLICOS SE ESTIVERES ANSIOSO
Evite consumir psicadélicos se se sentir nervoso, desconfortável ou triste. Embora seja possível que a experiência corra bem, é sempre preferível embarcar nesta viagem com um estado de espírito positivo.
NÃO CONSUMA SE ESTIVER DOENTE
Se não se sente bem, está magoado ou cansado, isso provavelmente terá um impacto negativo na sua viagem. Na verdade, é bastante provável que a viagem acabe por agravar o seu estado.
Tenha em atenção o seu estado de saúde mental
Deve ter especial cuidado ao consumir psicadélicos se sofrer de algum problema de saúde mental, sobretudo se tem tendência para episódios de pânico ou dissociação. Tenha também em conta que o historial familiar pode influenciar estes efeitos e que determinadas condições podem agravar-se temporariamente com o uso de psicadélicos.
INVESTIGUE A SUBSTÂNCIA ANTES DE CONSUMIR
Cada psicadélico tem os seus próprios efeitos. Certifique-se de que conhece bem o que pode esperar de cada experiência e prepare-se de acordo. Se possível, peça a amigos de confiança para partilharem as suas experiências, mas lembre-se de que as histórias tendem a ser exageradas.
DEIXE-SE LEVAR
Evite tentar controlar todos os detalhes da sua experiência. Pensar demasiado sobre cada momento e procurar significado em tudo pode, na verdade, impedir que tire partido das revelações positivas que possam surgir. Lembre-se de que uma viagem é, por natureza, algo fora do comum, e há aspetos que não precisam de ser totalmente analisados ou compreendidos. Descontraia e aproveite o momento.
Seja prudente com a dosagem
Mesmo que estejas entusiasmado e pronto para experimentar, deves ter atenção à dose. Se vais experimentar um novo psicadélico pela primeira vez, começa com uma dose leve para te familiarizares com os efeitos. Em sessões seguintes, poderás aumentar gradualmente até encontrares a dose certa para ti. Arriscar logo uma "dose heroica" só dificultará um eventual regresso à normalidade caso a experiência não esteja a correr como desejado.
Ambiente
Lembra-te de que o teu ambiente social é tão importante como o espaço físico à tua volta. Preparar cuidadosamente o contexto pode evitar muito desconforto mais tarde.
Localização, localização, localização
Escolha um local agradável para a sua experiência; um sítio sem distrações, onde se sinta confortável e seguro. Se ainda não tem muita experiência com psicadélicos, o melhor é optar por um ambiente familiar, como a sua casa. Evite lugares movimentados e barulhentos. Embora um concerto de rock possa ser divertido com outras substâncias, numa viagem psicadélica pode transformar-se numa experiência bastante desagradável.
Prepare o ambiente
Põe uma música psicadélica agradável, prepara um espaço confortável para relaxar com almofadas e mantas, baixa a intensidade das luzes e acende algum incenso. Já ficas com a ideia. Tem em mente que a música escolhida pode ter um impacto significativo na forma como vives a tua experiência psicadélica. Podes preferir techno ou rock quando estás sóbrio, mas para tirar o maior proveito desta viagem, os sons e músicas suaves são mais indicados. Sugerimos que cries uma playlist extensa antes de começares, para não teres preocupações durante o momento.
DESLIGA OS APARELHOS ELECTRÓNICOS
Desliga o telemóvel e coloca-o de lado. Tirando música ou elementos visuais, é preferível reduzir ao mínimo a utilização de dispositivos eletrónicos durante a experiência. Faz esse esforço.
Reserva tempo e espaço
Certifique-se de que está livre de imprevistos ou interrupções—isso inclui visitas inesperadas ou telefonemas. Não é boa ideia iniciar a experiência se estiver à espera de familiares, amigos, ou se tiver algum compromisso importante nesse dia. O ideal é reservar um dia inteiro para aproveitar o momento sem pressas. Uma viagem deste género pode durar várias horas, por isso planeie tudo com antecedência.
Cerque-se de pessoas de quem gosta
Presta atenção às pessoas que te rodeiam. Não vais querer fazer uma experiência destas com desconhecidos, e muito menos com quem não confias ou não gostas. Certifica-te de que quem estiver contigo compreende e aceita aquilo que estás a fazer. Caso contrário, podem provocar-te ansiedade ou sentimentos de paranoia indesejados.
NÃO TE EXCLUAS NUM LOCAL PERIGOSO
É fundamental garantir a segurança ao consumir psicadélicos. Estas substâncias alteram a perceção e a coordenação motora, por isso evita expor-te a situações perigosas durante a experiência. E, acima de tudo, nunca conduzas sob o efeito de psicadélicos.
TENS UM TRIP SITTER!
Este ponto é fundamental. Ter um trip sitter experiente ao teu lado pode fazer toda a diferença caso a experiência não corra como o esperado. Podes estar completamente absorvido no efeito e até nem conseguir perceber o que o teu amigo diz, mas a simples presença dele pode transformar um mau momento num muito melhor. É essencial que o teu trip sitter tenha experiência com psicadélicos e compreenda aquilo por que estás a passar. Por isso mesmo, a pessoa que te acompanha deve estar sóbria durante a tua viagem.
-
6 min 2 Junho 2025 9 substâncias legais que provocam experiências psicadélicas Quer saber que substâncias legais podem produzir efeitos semelhantes aos psicadélicos? Estas 9 alternativas podem surpreendê-lo pelo seu potencial para alterar a mente — mas atenção: nem todas são...
-
6 min 2 Maio 2025 Como preparar-se para uma experiência psicadélica em segurança As experiências psicadélicas tornam-se mais enriquecedoras com planeamento atento e informado. Não é preciso exagerar, mas alguma preparação pode transformar a viagem numa experiência...
-
8 min 3 Novembro 2020 Os três principais tipos de psicadélicos Os psicadélicos clássicos, empatógenos e dissociativos oferecem experiências distintas, variando entre sensações de euforia acolhedora, visões intensas e percepções dissociadas.
-
4 min 17 Maio 2020 Como pesar e dosear psicadélicos em segurança Para aumentar as probabilidades de ter uma experiência positiva e segura com psicadélicos, é fundamental saber exactamente a quantidade que está a consumir. Descubra como pesar e dosear...
-
7 min 12 Janeiro 2020 Guia definitivo sobre os efeitos cognitivos dos psicadélicos Muitas pessoas sabem que os psicadélicos têm impacto na nossa forma de pensar e sentir. A seguir, explicamos os diversos efeitos cognitivos dos psicadélicos e analisamos, com mais detalhe,...
-
15 min 21 Novembro 2019 VIPs psicadélicos As substâncias psicadélicas percorreram um longo caminho nas últimas décadas. Algumas das mais emblemáticas, como o LSD e a psilocibina, foram inicialmente sintetizadas nas décadas de 1930 e 1950,...
-
3 min 29 Outubro 2019 Cogumelos mágicos: a droga mais segura Quão seguras são as experiências com cogumelos mágicos? Uma viagem com psilocibina pode ser divertida e até transformadora, mas até que ponto é seguro consumir cogumelos mágicos? Neste artigo,...
-
5 min 5 Fevereiro 2018 Os cogumelos de psilocibina mais famosos Os cogumelos mágicos são famosos sobretudo pelas experiências psicadélicas que proporcionam, mas sabia que o consumo de psilocibina — o principal composto psicoativo destes cogumelos — pode trazer...