Wild dagga: tudo o que precisa de saber

Leonotis Leonurus: Tudo o que precisa de saber

Steven Voser
Steven Voser
Última actualização:

A wild dagga proporciona um efeito suave de alteração mental quando consumida. Graças às suas características singulares, esta planta possui uma longa tradição de utilização entre diversas tribos sul-africanas. Conhecida também como "canábis selvagem", exibe flores deslumbrantes e é comum encontrar-se a crescer nos terrenos rochosos e áridos da região.

Índice:

O que é o Leonotis leonurus?

Leonotis leonurus, conhecida popularmente como ‘wild dagga’, é uma planta vibrante e colorida da família da hortelã, valorizada há séculos pelos seus suaves efeitos psicoactivos. Originária do sul de África, pensa-se que as tribos indígenas foram os primeiros a utilizá-la. Os seus efeitos assemelham-se aos do cannabis, mas de forma muito mais leve — daí o nome wild dagga, que significa ‘cannabis selvagem’.

Apesar de ser ligeiramente psicoactiva, a Leonotis leonurus é legal na maioria dos países e costuma ser cultivada como planta ornamental graças ao seu aspecto original. As suas flores são muito resinosas e carregadas de néctar, o que as torna ideais para atrair vida selvagem aos jardins.

Devido ao seu perfil e estatuto legal, a Leonotis leonurus é frequentemente utilizada como uma alternativa leve ao cannabis. Não se trata de uma substituição directa, mas proporciona uma experiência psicoactiva consideravelmente menos intensa.

Confusão frequente

Leonotis leonurus é por vezes confundida com outras quatro plantas da mesma família (Lamiaceae), o que tem originado relatos errados sobre a eficácia da wild dagga, além de alguns vendedores disponibilizarem produtos com o nome incorreto. O que realmente procura é Leonotis leonurus, conhecida também como cauda-de-leão ou wild dagga.

As outras quatro plantas possuem o mesmo composto activo de Leonotis leonurus, mas em quantidades diferentes. São elas Leonurus sibiricus (Motherwort siberiana), Leonotis nepetifolia (orelha-de-leão/Klip Dagga), Leonurus artemisia (Yi-mu-cao/Motherwort chinesa) e Leonurus cardiaca (Motherwort comum). Por isso, certifique-se de que está a adquirir o verdadeiro produto!

Efeitos da Leonotis leonurus

Efeitos da Leonotis leonurus

O efeito da Leonotis leonurus é sobretudo relaxante, proporcionando uma ligeira sensação de euforia e promovendo o bem-estar e a tranquilidade. Ao contrário do que acontece com a canábis, os seus efeitos não são imediatos nem intensos, desenvolvendo-se de forma gradual à medida que é consumida.

Utilização tradicional da Leonotis leonurus

História da Leonotis Leonurus

Apesar de não se saber ao certo há quanto tempo Leonotis leonurus é utilizada, é entre os Hottentot, povo originário do sul de África, que esta planta ficou mais conhecida pela sua utilização em contextos espirituais e recreativos — embora outras tribos, como os Zulu e os Xhosa, também a utilizem. Esta diversidade de usos contribuiu para tornar a Leonotis leonurus numa erva fundamental nessas culturas.

Botânica da Leonotis leonurus

Leonotis Leonurus Botânica

Leonotis leonurus é um arbusto perene pertencente à família das mentas. Originária do sul de África, esta planta é hoje cultivada em climas temperados por todo o mundo. Pode atingir entre 2 a 5 metros de altura e destaca-se pelas suas impressionantes flores de cor vermelha ou laranja, reunidas em padrões espigados e radiantes. As folhas da Leonotis leonurus são estreitas, oblongas e crescem diretamente a partir do caule principal.

Como já referido, a Leonotis leonurus adapta-se especialmente bem a climas temperados e, atualmente, pode encontrar-se em matagais, pradarias e zonas pantanosas no México, Austrália Ocidental, Califórnia e Caraíbas. Apesar de preferir regiões quentes, a planta deve ser protegida da exposição solar direta e, durante o inverno, deve ser mantida no interior para evitar que não sobreviva às baixas temperaturas.

Composição química da Leonotis leonurus

7fcc6945-cb56-4f3b-92b3-667c04f37a5e

Química da Leonotis Leonurus

O principal composto activo presente na Leonotis leonurus é conhecido como leonurina, um alcaloide de leve efeito psicoactivo que também pode ser encontrado, embora em menor quantidade, noutras plantas da mesma família.

Estudos indicam que os compostos químicos da Leonotis leonurus podem apresentar propriedades antinociceptivas, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes. Fonte: Ojewole JA (Maio 2005). "Efeitos antinociceptivos, anti-inflamatórios e antidiabéticos do extracto aquoso das folhas de Leonotis leonurus (L.) R. BR. [Lamiaceae] em ratos e camundongos". Methods and Findings in Experimental and Clinical Pharmacology 27 (4): 257–64

Steven Voser
Steven Voser
Steven Voser é um jornalista independente especializado em canábis, com mais de seis anos de experiência a escrever sobre todos os aspetos da planta: desde os métodos de cultivo, às melhores formas de consumo, passando ainda pelo dinâmico setor e pelo complexo enquadramento legal que o envolve.
Está a visitar o nosso site Portugal.