
Dicas para cultivar plantas de malaguetas mais picantes
Pensava que era apenas uma questão de sorte o quão picantes podem ser os seus pimentos chili? Na verdade, embora existam vários factores que influenciam o grau de picante, há diversas estratégias para extrair o máximo de intensidade destas bagas. Explicamos tudo o que precisa de saber para elevar o nível de ardência. Garantimos que não se vai arrepender.
Como cultivar pimentos mais picantes? Quer seja um principiante na jardinagem de malaguetas ou já tenha alguma experiência, todos queremos extrair o máximo dos nossos cultivos. Mas haverá métodos para aumentar os níveis de capsaicina nos frutos e obter malaguetas realmente picantes, ou será tudo uma questão de sorte? Fique a saber tudo com as nossas melhores dicas para garantir pimentos muito mais ardentes.
5 formas de cultivar malaguetas mais picantes
Nada o impede de deixar as suas plantas de Capsicum desenvolverem-se de forma natural, desde que lhes garanta os cuidados e a rega regulares — mas porque não tentar aumentar ao máximo o nível de picante? Abaixo, partilhamos cinco dicas essenciais para tornar os seus pimentos ainda mais picantes, sem grandes esforços!
Comece pela variedade de pimento mais picante (SHU)
Provavelmente o conselho mais importante que lhe podemos dar é escolher, logo desde o início, uma variedade que seja naturalmente mais picante, e evoluir a partir daí. É praticamente impossível cultivar uma chili Anaheim e esperar que atinja o grau de picante da ghost pepper ou da Carolina Reaper. Portanto, o segredo está em escolher uma planta de malagueta com o nível de picante adequado àquilo que procura, e assim dificilmente comete algum erro.
E embora estas dicas sejam para cultivar malaguetas mais picantes, não significa que tenha que ir logo para as variedades mais intensas. Se prefere um toque mais suave, mas quer experimentar um pouco mais de picante, também o pode fazer sem problema.
Mas como saber quais as malaguetas mais picantes? Uma das formas é provar várias e perceber quais prefere em termos de sabor e intensidade.
No entanto, a forma mais simples é recorrer à escala de Scoville. Este é um sistema prático em que cada malagueta é medida em unidades de calor Scoville, ou SHU. Estas unidades são determinadas pela quantidade de gotas de água necessárias para diluir o picante até este deixar de se sentir. A escala vai desde o pimento (0 SHU), passando por malaguetas como o jalapeño (5000 SHU), até à intensa Carolina Reaper (2,2 milhões SHU). Tire algum tempo para escolher uma variedade com o nível de SHU que melhor se adequa à sua preferência por picante.
Regue com moderação
Tal como acontece ao cultivar canábis, por vezes é necessário sujeitar as plantas a algum stresse para obter melhores resultados. No caso das malaguetas, um método bastante utilizado é reduzir a frequência da rega. Basta deixar o substrato secar completamente entre regas. Muitos cultivadores até esperam que as folhas comecem a murchar ligeiramente antes de voltarem a regar.
Este tipo de stresse faz com que a planta utilize ao máximo toda a água disponível e concentre toda a sua energia na produção dos frutos. É verdade que uma rotina menos regular de rega pode diminuir um pouco a quantidade da colheita, mas em compensação obtém-se malaguetas com o seu grau máximo de picante.
Alguns mais experientes arriscam ainda "inundar" as plantas após um breve período de seca, para acentuar ainda mais o stresse. No entanto, esta prática é aconselhada apenas para quem já tem bastante experiência e consegue perceber quando a planta atinge o seu limite.
Manter níveis elevados de azoto
É verdade que esta dica pode soar um pouco inusitada, mas controlar a quantidade de azoto no solo pode realmente influenciar a intensidade do picante dos seus frutos. De acordo com um estudo recente da Universidade da Califórnia (Rosenberg, 2018), níveis mais elevados de azoto resultam em malaguetas mais picantes, sem comprometer o tamanho da colheita. Pelo contrário, baixos níveis de azoto também aumentam o picante, mas reduzem consideravelmente a quantidade de frutos colhidos.
O estudo foi realizado em condições laboratoriais, mas como pode aplicar isto ao cultivo em casa? Existem várias formas de o conseguir. A adição de um pouco de estrume ao solo dará um impulso de azoto e ajudará a intensificar o sabor das suas pimentas. Também é possível adquirir compostos e fertilizantes ricos em azoto, próprios para garantir que o substrato mantém níveis elevados deste nutriente.
Colha na altura certa
O momento de colher é fundamental, especialmente quando se trata de pimentos picantes. Apesar de ser possível apanhar os frutos assim que surgem, o ideal é esperar por sinais claros de que atingiram o ponto óptimo. Não se deixe enganar pela ideia comum de que "os pimentos totalmente maduros são os mais picantes e saborosos". Na realidade, o nível máximo de ardência é atingido quando o fruto deixa de crescer em tamanho; a partir deste ponto, a concentração de capsaicina diminui acentuadamente e, mais tarde, de forma mais lenta.
Testes realizados em três variedades amplamente consumidas no México demonstraram que os níveis de capsaicina nos habanero e de arbol atingem o auge entre o 45º e o 50º dia após o início do desenvolvimento do fruto, enquanto na variedade piquin ocorre ao fim de 40 dias. Depois dessa fase, os níveis entram em declínio (Contreras-Padilla & Yahia, 1998).
Em contrapartida, outro estudo sobre pimentos serrano não registou variações de capsaicina ao longo do amadurecimento, desde o estágio verde até ao amarelo e vermelho (Rocha-Herrera, 1997).
Contudo, caso queira realçar o sabor para além da intensidade, deixe os seus pimentos amadurecerem um pouco mais na planta.
Mantenha o ambiente nocturno quente
Não é novidade que as plantas de chili prosperam em ambientes quentes e soalheiros; no entanto, embora seja fácil garantir estas condições durante o dia, muitos esquecem-se da importância da temperatura à noite. Por isso, independentemente do clima onde vive, ou se cultiva no interior ou exterior, é fundamental manter o calor de forma consistente para garantir que as plantas desenvolvam todo o seu potencial.
É simples alcançar este equilíbrio: basta deixar as plantas expostas ao sol durante o dia e, à noite, recorrer a um tapete térmico para fornecer calor adicional. Assim, as plantas de chili continuam a crescer durante a noite e até podem produzir mais capsaicina, tornando os frutos ainda mais picantes. Para cultivo exterior, pode optar por uma estufa de pequenas dimensões ou um túnel agrícola.
O que evitar se quer pimentos chili mais picantes
Depois de abordarmos as melhores práticas para cultivar malaguetas incrivelmente picantes, chegou a hora de desfazer alguns mitos. Se pesquisar ainda mais sobre como ter os pimentos mais fortes, vai certamente encontrar teorias infundadas. Entre elas, salientam-se o uso de sal de Epsom nas plantas, a polinização cruzada com pimentos doces e a adição de enxofre no buraco de plantação. Estas práticas não só podem diminuir significativamente o grau de picante das suas malaguetas, como também afectar negativamente o desenvolvimento das plantas.
É verdade que, em situações pontuais, algumas destas abordagens podem ter parecido eficazes para certos produtores. No entanto, a evidência é muito limitada. Portanto, se ainda assim quiser experimentar, faça-o por sua conta e risco. O mais importante é confiar nos conselhos já mencionados; assim, conseguirá malaguetas bem mais picantes e de forma segura!
- Margarita Contreras-Padilla, & and Elhadi M. Yahia. (1997). The Evolution of Capsaicinoids during Fruit Development of Three Varieties of Hot Peppers - https://www.researchgate.net
- Rocha-Herrera, & A. R. (1997). Influence of solvent extraction, maturity stage, and thermal treatment on the determination of capsaicin in capsicums {Capsicum armuum spp.) and their products (UMI Number; 9737753). UMI. - https://dr.lib.iastate.edu
- Rosenberg, & A. (2018, Setembro 18). Spicy science: Producing hotter peppers. University of California. Retrieved January 11, 2022 - https://www.universityofcalifornia.edu
-
5 min 24 Janeiro 2022 Quando e como colher pimentos picantes Dedicaste tempo e cuidado ao cultivo das tuas malaguetas, garantindo-lhes todas as condições necessárias para prosperarem ao longo do seu ciclo de crescimento. No entanto, aproxima-se agora o...
-
9 min 5 Outubro 2021 Top 15 pimentos mais picantes do mundo (edição 2025) Como é que um chili se torna o mais picante do mundo? Descubra connosco os 15 pimentos mais fortes que vai querer experimentar — ou talvez evitar, dependendo de quão bem tolera o picante! Saiba as...
-
7 min 6 Setembro 2021 Pimenta jalapeño: como cultivar e utilizar Embora não seja tão intensamente picante como, por exemplo, a pimenta fantasma ou a habanero, o jalapeño continua a ter muito para oferecer. Para muitos, é a introdução perfeita ao universo das...
-
7 min 12 Agosto 2021 Cultivar pimentos: Guia prático para iniciantes em 10 passos Cultivar pimentos em casa pode ser uma experiência extremamente gratificante. Colher as suas próprias malaguetas e usá-las na culinária proporciona uma enorme satisfação. Mas, afinal, como se chega...