
7 formas de consumir canábis sem fumar
Embora fumar seja uma forma simples de consumir cannabis, esta prática apresenta alguns inconvenientes. Por isso, reunimos várias alternativas para ingerir cannabis de outras maneiras. Apesar de estas opções nem sempre serem tão potentes ou icónicas como fumar, cada uma traz as suas próprias vantagens. Venha descobrir connosco os pontos positivos e negativos de cada método!
Embora seja ainda uma escolha bastante comum entre os consumidores de cannabis, existem hoje em dia muitas outras formas de desfrutar da planta que não envolvem fumá-la. Graças aos avanços tecnológicos, quem aprecia cannabis encontra cada vez mais alternativas modernas e acessíveis para consumir.
Cansado de enrolar charros? Já não sente entusiasmo por fumar? Então continue a ler e conheça novas formas inovadoras de consumo.
Fumar marijuana não é a única escolha
Consumir marijuana através do fumo está presente em várias culturas por todo o mundo há muitos anos, mas isso não significa que seja um método isento de riscos. Os perigos associados ao consumo de tabaco são amplamente conhecidos, mas o que muitos desconhecem é que a maior parte desses problemas está relacionada ao próprio acto de fumar.
Seja tabaco, marijuana ou qualquer outra substância para fumar, aquecer matéria vegetal e inalar o fumo pode ter consequências prejudiciais para os pulmões. Por isso, se pretende evitar possíveis problemas de saúde associados, sugerimos que explore estas alternativas.
1. Consumir canábis crua
Os comestíveis já são bastante populares no universo do consumo de cannabis, mas pouca gente pensa em comer a cannabis crua. No entanto, a simples folha é muitas vezes considerada um superalimento, e há boas razões para isso. A cannabis crua é fácil de adicionar a pratos ou batidos, tornando-se uma excelente opção para incluir mais "verdes" na sua alimentação diária. Rica em antioxidantes e antocianinas, que ajudam a proteger o coração, não faltam motivos para experimentar.
Vantagens de comer cannabis crua
-
Vitaminas: O cannabis em estado cru é uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina C e K, além de ser rico em ferro e cálcio. Todos estes nutrientes são benéficos e ajudam a reforçar o sistema imunitário.
-
Versatilidade: O cannabis cru oferece inúmeras aplicações culinárias! Pode ser adicionado a saladas, acompanhar pratos principais ou ser incluído em batidos de uma forma simples.
-
Aproveitamento total: Muitos cultivadores costumam colher apenas as flores da planta de cannabis, descartando as folhas. No entanto, se valoriza o desperdício zero, pode utilizar as folhas para maximizar o potencial da sua colheita.
Desvantagens de consumir cannabis cru
-
Não provoca o efeito típico: Infelizmente, consumir canábis crua não oferece o mesmo efeito que fumar as flores. Como a planta ainda não passou pelo processo de descarboxilação, o THC não é ativado. Nesta fase, só está presente o ácido canabinóide precursor, o THCA.
-
Sabor natural: O principal atrativo pode ser o que mais desagrada. Quem não aprecia vegetais em cru provavelmente não vai gostar desta opção.
2. Comestíveis com infusão de canábis
Quem já entrou numa loja especializada ou num coffeeshop de canábis conhece certamente os comestíveis. Quer esteja a comprá-los ou a preparar os seus próprios, a diversão é praticamente garantida se souber como aproveitar. Os brownies de marijuana são populares, mas sabia que existem muitas outras formas de criar comestíveis? Desde gomas de canábis a gelados com THC, só a criatividade dita os limites!
Vantagens dos comestíveis infusionados com canábis
-
Eficácia: Embora demore um pouco mais a fazer efeito, não há dúvidas de que os comestíveis proporcionam uma experiência intensa e prolongada. O efeito pode demorar cerca de uma hora a sentir-se e, em média, mantém-se durante 8 a 12 horas.
-
Dosagem: Com um bom planeamento e equipamento adequado, é possível controlar exatamente a quantidade de canábis que está a consumir. Os comestíveis pré-confecionados facilitam esse processo, apresentando a dose específica na embalagem.
-
Discrição: Como se apresentam como qualquer alimento, só quem os consome sabe o que realmente têm. Contudo, talvez não seja boa ideia levá-los para o trabalho e partilhá-los com os colegas.
-
Experimentação: Divirta-se e explore diferentes receitas! Aproveite para testar os seus limites na pastelaria e cozinha, criando os mais variados comestíveis.
Desvantagens dos comestíveis de canábis
-
Risco de consumir em excesso: Como os efeitos dos comestíveis demoram algum tempo a sentir-se, é frequente as pessoas pensarem que ainda não consumiram o suficiente. Isto leva a que acabem por ingerir demasiado e, consequentemente, fiquem mais afetadas do que pretendiam.
-
Tempo de espera: Apesar dos efeitos durarem mais tempo, pode ser necessário aguardar até duas horas para que comecem a fazer efeito.
-
Dificuldade na dosagem: Se comprar comestíveis ou souber o teor de canabinóides da sua cannabis, pode dividir o produto em doses precisas. Mas, sem estes dados, torna-se complicado saber ao certo a quantidade de THC presente em cada porção.
3. Bebidas com infusão de cannabis
Já referimos anteriormente que os batidos com canábis são uma opção interessante, mas já experimentou um batido de leite com canábis? Na verdade, é possível criar bebidas verdadeiramente deliciosas e cremosas infundidas com a sua variedade preferida.
Prepare uma dose de cannabutter ou de óleo de canábis e, assim, poderá adicionar canábis a praticamente qualquer bebida. Que tal começar o dia com um café com canábis? Para algo mais fresco, pode sempre preparar os seus próprios refrigerantes ou sumos com infusão de canábis!
Vantagens das bebidas infundidas com canábis
-
Refrescante: Não há melhor forma de saborear cannabis do que numa bebida bem gelada.
-
Fácil de preparar: Basta fazer um pouco de manteiga de cannabis ou adquirir um concentrado de cannabis. Seja qual for a opção, está apenas a alguns gotas de transformar a sua bebida!
-
Dose controlada: Ao utilizar manteiga ou óleo de cannabis como fonte de THC, pode ajustar facilmente a quantidade de cannabis na sua bebida.
Desvantagens das bebidas com infusão de cannabis
-
Dose: Ao calcular mal a quantidade que pretende adicionar à bebida, pode acabar por ficar mais sob o efeito do que previa.
-
Potência dos produtos comprados em loja: Embora as lojas legais de canábis comercializem bebidas infusionadas, estas tendem a ser relativamente fracas.
4. Vaporização
Uma das alternativas mais óbvias ao consumo tradicional através do fumo é, naturalmente, vaporizar. Considerada uma das formas mais práticas de consumir canábis, a vaporização tem vindo a ganhar adeptos por ser uma opção relativamente mais saudável. Com a vasta gama de aparelhos disponível em praticamente todos os patamares de preço, certamente encontrará um vaporizador à medida das suas necessidades.
Vantagens da vaporização
-
Sabor: Ao vaporizar, o fumo deixa de ser um obstáculo entre si e as suas ervas, permitindo-lhe desfrutar de vapores incrivelmente suaves e de um máximo realce dos sabores.
-
Diversidade de produtos: Atualmente, existe uma enorme seleção de vaporizadores. Quer prefira um modelo portátil, quer um aparelho para ter na secretária, encontrará certamente a opção ideal. Além disso, há modelos aptos para flores e concentrados, adaptando-se ao tipo de cannabis que preferir consumir.
-
Fácil de usar: A utilização de um vaporizador não podia ser mais intuitiva. Basta colocar a sua erva, definir a temperatura (nos modelos mais completos) e está pronto a começar! Há ainda aplicações que tornam a configuração das preferências ainda mais prática, proporcionando uma experiência personalizada.
Desvantagens de vaporizar
-
Carregamento: Os vapes não mantêm a carga durante muito tempo, por isso é fundamental garantir que a bateria está carregada para evitar contratempos.
-
Manutenção: É necessário efectuar alguma limpeza e manutenção nos vapes de vez em quando (aproximadamente de duas em duas semanas) para assegurar o seu bom funcionamento.
-
Experiência: Por vezes, o ato de vaporizar pode ser considerado menos satisfatório do que fumar, já que este último envolve um ritual e sensação mais tradicionais.
-
Preço: Os vaporizadores podem ter um custo inicial elevado.
5. Tincturas de canábis
Em tempos, as tinturas eram uma das formas mais populares de consumir canábis. No entanto, com o passar dos anos, perderam destaque devido à popularidade do consumo por combustão, dos comestíveis e, mais recentemente, dos concentrados de elevada qualidade. Agora, as tinturas de canábis estão a regressar em força. Estes concentrados simples oferecem uma solução discreta e eficaz para consumir canábis ao longo do dia.
Vantagens das tinturas de canábis
-
Fácil de utilizar: As tinturas podem ser administradas com um conta-gotas. Basta colocar algumas gotas debaixo da língua e está pronto. Em alternativa, pode adicionar a mistura a alimentos ou bebidas.
-
Dose precisa: O frasco com conta-gotas permite controlar facilmente a quantidade administrada.
-
Sem calorias: Ao contrário dos comestíveis e bebidas de canábis, que são saborosos mas têm calorias, as tinturas não contribuem para a ingestão calórica.
-
Conservação prolongada: Mantendo a sua tintura num local fresco e escuro, esta pode durar bastante tempo.
Desvantagens das tinturas de canábis
-
Sem ritual: Optar por tinturas elimina, naturalmente, o ritual associado à preparação, como moer e enrolar flores. Para alguns, isto pode tornar a experiência mais "clínica", embora nem todos partilhem dessa opinião.
-
Preparar a tua tintura: O processo é relativamente simples e direto, mas há quem fique reticente por ter de utilizar álcool. Felizmente, existem várias opções já prontas a usar. Além disso, também podes considerar os óleos de canábis.
6. Tópicos de canábis
Cremes tópicos, bálsamos e óleos enriquecidos com canábis têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Apesar de não causarem efeitos psicotrópicos, possuem uma vasta gama de compostos derivados da canábis que interagem directamente com o sistema endocanabinoide presente na pele. Como resultado disso, os produtos de cuidado cutâneo à base de canábis tornaram-se opções bastante procuradas para quem valoriza uma pele saudável e equilibrada.
Vantagens dos cremes tópicos de canábis
-
100% natural: Pode comprar este produto com a certeza de que é inteiramente natural! Assim, tira o melhor proveito da planta sem químicos agressivos ou subprodutos.
-
Ótimo para a pele: Os produtos de cuidados com a pele à base de canábis são populares por uma razão. Muitos utilizadores notam a pele mais suave e hidratada após a sua utilização.
-
Não provoca efeitos psicoativos: Se pretende beneficiar das propriedades da canábis sem sentir efeitos de "high", as opções tópicas são ideais.
Contras dos tópicos de canábis
- Sem efeito psicoativo: Para alguns, isto é uma vantagem; para outros, pode ser uma desilusão. Tal como acontece ao consumir cannabis crua, os produtos de cuidado de pele não provocam qualquer efeito psicoativo.
7. Supositórios de cannabis
Sabemos que pode soar um pouco estranho, mas pedimos-lhe que confie em nós. Apesar de parecer algo antigo e fora de moda, os supositórios são, na realidade, uma forma eficaz e comprovada de administrar fármacos, incluindo a canábis.
Fazer os seus próprios supositórios de canábis é um processo simples: basta adquirir cápsulas com cerca de dois centímetros e meio de comprimento, preenchê-las com óleo de coco infusionado com canábis e deixá-las solidificar. E está feito! Assim que estiverem prontos, pode utilizá-los conforme necessário.
Vantagens dos supositórios de canábis
-
Eficiência: Os supositórios apresentam uma biodisponibilidade cerca de duas vezes superior à do THC consumido por via oral.
-
Sem efeitos psicoativos: Como não provocam qualquer sensação de "high", os supositórios são utilizados sobretudo de forma terapêutica e não recreativa. Por isso, esta abordagem é muitas vezes escolhida por quem pretende beneficiar do cannabis sem os efeitos psicoactivos. Embora o THC entre rapidamente na corrente sanguínea, não chega a ativar os recetores canabinoides do cérebro, evitando assim qualquer efeito psicoativo.
Desvantagens dos supositórios de cannabis
- Antiquado: Como já referido, o uso de supositórios já não é tão comum como era antigamente. Por se tratar de um método mais invasivo, pode afastar alguns consumidores de cannabis.
- Sem efeito psicoativo: Para alguns, esta opção não será apelativa, pois não provoca o típico "high" associado ao consumo de cannabis.
7 alternativas ao consumo de cannabis sem fumar: considerações finais
Quantas destas alternativas ao consumo de canábis já conhece? E quantas já experimentou? Partilhe connosco a sua experiência! Lembre-se: quer opte por fumar, vaporizar ou saborear comestíveis, não existe uma forma certa ou errada de desfrutar da canábis. O importante é aproveitar e consumir de forma responsável!
-
6 min 27 Outubro 2023 Como descarboxilar a sua canábis: 3 métodos A descarboxilação (pronuncia-se Dee-car-BOX-ee-lay-shun) é um processo que ativa o cannabis através da aplicação de calor. Este aquecimento faz com que os canabinóides presentes na planta passem da...
-
6 min 6 Abril 2021 Como fazer uma tintura de canábis: guia passo a passo As tinturas de canábis tendem a ficar em segundo plano no universo atual dominado por extrações BHO e CO₂ supercrítico. No entanto, este método ancestral de extração continua a ser a forma mais...
-
8 min 5 Novembro 2019 Tudo o que precisa de saber sobre comestíveis de canábis Os comestíveis de canábis proporcionam uma forma totalmente diferente de desfrutar da planta. No entanto, experimentar este tipo de produto pode ser intimidante, sobretudo se estiver a começar ou...
-
3 min 4 Setembro 2019 Como fazer o seu próprio bálsamo de... Os canabinóides são excelentes para cuidar da pele. Um bálsamo de canábis é simples de preparar e uma ótima forma de aproveitar todas as aparas.
-
3 min 27 Março 2019 As vantagens do vaping: Por que é a escolha mais inteligente Talvez não seja surpresa para muitos: os vaporizadores estão a tornar-se, de forma gradual, a opção preferida para consumo — suplantando até o tradicional charro. A popularidade dos vaporizadores...
-
3 min 3 Novembro 2018 A folha de cannabis crua é um superalimento? Seja para fins medicinais ou recreativos, incluir folhas frescas de canábis na sua alimentação pode revelar-lhe um novo universo de possibilidades que talvez nunca tenha explorado. Venha descobrir...