Por favor, inicie sessão para aceder à sua lista de desejos
Historicamente utilizada por xamãs mexicanos, a Calea Zacatechichi tem sido empregue por exploradores de sonhos há milénios para obter orientação e conhecimento dos espíritos.
Calea Zacatechichi é uma planta mexicana largamente reconhecida pela sua influência nos sonhos vívidos e sonhos lúcidos.
Tradicionalmente utilizada por xamãs no México, a Calea Zacatechichi tem servido durante milhares de anos para guiar e procurar conselhos junto dos espíritos através dos sonhos. Os xamãs acreditavam que esta erva permitia aceder a informações do subconsciente, desempenhando assim um papel de orientação para a sua comunidade no mundo desperto. Por essa razão, esta erva é atualmente conhecida como a “erva dos sonhos” e é tida como um dos melhores suplementos naturais para quem deseja experienciar sonhos lúcidos.
Parte da família das Asteraceae, a Calea Zacatechichi está relacionada com os girassóis e as margaridas. Esta família inclui mais de 23 000 espécies, distribuídas por 12 subfamílias, sendo que a Calea Zacatechichi pertence à subfamília Heliantheae. A maioria das plantas desta família apresenta flores características, compostas por uma cabeça central rodeada por uma coroa de pétalas — como acontece no caso do girassol.
No entanto, a Calea Zacatechichi destaca-se por fugir a esta regra: é um arbusto de porte médio com flores amarelas em forma de trombeta. Cresce espontaneamente em regiões silvestres do México e da América Central. Pode atingir até 1,5 metros de altura e é possível multiplicá-la por sementes ou estacas, embora as sementes sejam conhecidas por serem difíceis de germinar. As folhas são a parte mais utilizada para promover o chamado efeito de "sonho lúcido", ainda que o caule e o restante da planta também possam ser aproveitados.
Pode ser fácil dizermos que a Calea Zacatechichi pode ajudar a ter sonhos lúcidos, mas de pouco serve se não souber exatamente o que são! De forma simples, um sonho lúcido acontece quando, enquanto sonha, tem consciência de que está a sonhar. Isto permite-lhe assumir total controlo sobre o que acontece durante o sonho, tornando a noite no seu verdadeiro parque de diversões! Esta experiência pode proporcionar sonhos marcantes e divertidos, em que decide o rumo dos acontecimentos e explora criativamente o potencial do seu subconsciente.
Se pensa que a Calea Zacatechichi não é adequada para si porque nunca teve um sonho lúcido, saiba que nunca ter experimentado não significa que não o consiga alcançar. Trata-se de treinar a sua mente para tal, e a Calea Zacatechichi pode ser um excelente aliado nesta aprendizagem.
Ao consumir Calea Zacatechichi, abre-se a porta à criatividade e ao subconsciente durante o sono. No estado de vigília, os efeitos são quase impercetíveis, podendo apenas realçar ligeiramente as cores e os sons. É, no entanto, ao adormecer que esta planta revela todo o seu potencial, potenciando experiências oníricas muito mais intensas. Diversas pessoas relatam sensações de viajar por mundos estranhos e distantes, como se fossem transportadas para realidades alternativas. Calea Zacatechichi permite que a nossa mente explore territórios inéditos, tornando mais provável a ocorrência de sonhos lúcidos.
É importante lembrar que Calea Zacatechichi não provoca diretamente o sonho lúcido, mas funciona como um intensificador de sonhos, tornando-os notavelmente mais vívidos e memoráveis. Facilita o acesso à consciência nos sonhos, tornando mais simples permanecer lúcido e consciente durante o sono. Esta planta também prolonga a sensação de duração dos sonhos: episódios de apenas 30 a 60 minutos podem parecer horas, ou até mesmo dias, quando vividos no mundo onírico. Até quem já consegue sonhar de forma lúcida espontaneamente reconhece o valor da Calea Zacatechichi para enriquecer estas experiências.
Os estudos sobre a composição química da Calea Zacatechichi ainda são bastante limitados. O que se sabe até ao momento é que esta planta é rica em flavonas1 e lactonas sesquiterpénicas2. Sabe-se também que existe um composto psicoativo de estrutura ainda desconhecida; presume-se que sejam a caleicina e a caleocromena, ambos compostos do grupo das sesquiterpenas, os principais responsáveis pelos efeitos ligados ao sono. Infelizmente, ainda há muito por descobrir sobre esta planta, conhecida como "erva dos sonhos".
A Calea Zacatechichi é uma das plantas mais fáceis de cultivar que se pode encontrar. No entanto, germinar sementes pode ser um verdadeiro desafio, o que faz com que sejam difíceis de arranjar e raramente se encontram à venda. A melhor opção para propagar esta planta é através de estacas.
É possível enraizar uma estaca de Calea Zacatechichi em qualquer substrato próprio para enraizamento, não sendo obrigatório usar hormonas. Contudo, o uso de hormonas em gel pode acelerar o enraizamento e dar origem a raízes mais saudáveis, além de proteger a estaca de doenças e outros problemas, ao vedar bem o corte. Nesta fase, recomendamos criar uma pequena estufa ou "tenda de humidade" para manter a estaca protegida da secura.
Quando as raízes estiverem bem desenvolvidas, pode transplantar a estaca para um vaso com terra. A Calea Zacatechichi adapta-se facilmente a qualquer tipo de solo comprado em loja, sem grandes exigências. Ao transplantar, coloque algumas camadas de terra no fundo do vaso, segure a planta à altura pretendida e adicione mais terra com cuidado, evitando magoar as raízes. Caso tenha usado terra para enraizar, pode transplantar tudo para um vaso maior sem ter que expor as raízes.
Depois de transplantar, volte a colocar a planta na tenda de humidade durante uns dias, para minimizar o choque do transplante. Ao tirar a Calea Zacatechichi da tenda, vigie-a por algumas horas e, se notar sinais de murcha, volte a colocá-la na estufa mais algum tempo.
A Calea Zacatechichi não precisa de muita luz, por isso cresce sem problemas num parapeito de janela ou num local abrigado no exterior. No entanto, é sensível ao sol direto – se as folhas ficarem avermelhadas, é sinal de que está a sofrer stress causado pelo excesso de sol.
É tudo! Basta continuar a regar e a alimentar a planta como faria com qualquer outra. É muito fácil de cuidar e bastante resistente – o mais complicado é mesmo conseguir enraizar e transplantar uma estaca!
Calea Zacatechichi
Categorias
Conta
Informação
As nossas ofertas
O nosso site não funcionará corretamente sem estes cookies ativados. Por isso, os cookies funcionais não podem ser desativados.