Como preparar o kit Zamnesia para cultivo no exterior

Como preparar o Zamnesia Outdoor Cultivation Kit

Utilizar o teu Zamnesia Outdoor Cultivation Kit para cultivar cogumelos mágicos é incrivelmente fácil. Basta algo de tempo e dedicação. Depois de preparado, o kit garante colheitas ano após ano, exigindo manutenção mínima. Segue estes passos, prepara o teu canteiro de cogumelos e observa a tua cultura prosperar.

O Zamnesia Outdoor Cultivation Kit inclui micélio pronto a inocular o teu substrato para criares um canteiro de cogumelos ao ar livre. Para além do kit, vais precisar de: um saco de 10L de aparas de faia de 6 mm (normalmente disponíveis em lojas de animais para cama de roedores), uma caixa de cartão normal, com altura máxima de 15 cm (30 x 30 x 15 cm é perfeito), um saco de plástico, e claro, alguma paciência.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons1  

Passo 1

Pegue num recipiente de plástico de 1L (com tampa) e encha-o quase completamente com aparas de madeira, deixando algum espaço livre para adicionar o micélio mais tarde. Depois, verta água a ferver até cobrir o conteúdo do recipiente.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons2  

Passo 2

Deixe as aparas de madeira submersas em água durante a noite para arrefecer completamente.

Escorra toda a água antes de prosseguir.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons3  

Passo 3

Agora lave bem as mãos, pegue no seu recipiente com micélio e desfaça-o cuidadosamente, colocando o conteúdo num saco de plástico e pressionando suavemente.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons4  

PASSO 4

Espalhe o micélio sobre as aparas de madeira húmidas. Depois de colocar todo o micélio, utilize um garfo limpo, ou um utensílio semelhante, para misturar bem o micélio e as aparas, garantindo uma distribuição homogénea.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons5  

Passo 5

Depois de misturar, cubra as aparas de madeira com uma camada de cartão húmido. Coloque a tampa no recipiente de forma solta – o objetivo é proteger o micélio, permitindo que respire. Importante! Sem circulação de ar, o micélio não irá desenvolver-se.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons6  

PASSO 6

Coloque o recipiente numa zona limpa e livre de poeiras, durante um mês, para que os pedacinhos de madeira fiquem totalmente colonizados. Recomenda-se que mantenha à temperatura ambiente nesta fase.

Saberá que o processo está concluído quando o conteúdo apresentar uma cor branca. O seu substrato está agora pronto para utilização no exterior.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons7  

Passo 7

Deite as restantes lascas de madeira de faia num balde grande e cubra-as com água a ferver.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons8  

Passo 8

Deixe os aparas de madeira de molho em água durante a noite. No dia seguinte, escorra a água.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons9  

PASSO 9

Encha a sua caixa de cartão com os seus aparas de madeira inoculadas e as aparas húmidas.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons10  

Passo 10

Com um garfo limpo, ou um utensílio semelhante, mistura bem todos os ingredientes para que o substrato inoculado fique uniformemente distribuído.


Zamnesia%20Outdoor%20Cultivation%20Kit%20Icons11  

Passo 11

Enterre a caixa (aberta) num local protegido da luz solar direta. Para potenciar ainda mais o sucesso da sua sementeira, coloque uma camada superior de terra húmida com cerca de 1 cm de espessura.


Manutenção

A sua parcela de cogumelos preparada é bastante simples de cuidar. Com o passar do tempo, tem tendência a expandir-se e até poderá transplantar parte do micélio para outros sítios. Se for devidamente mantida, esta área pode durar várias gerações, superando até uma vida humana! O mais importante é garantir que a terra se mantém sempre húmida. Para isso, basta inserir o dedo cerca de 3 cm no solo de vez em quando; se sentir o terreno seco, regue ligeiramente. Quando começarem a surgir as primeiras geadas, recomenda-se cobrir a zona com uma camada de aparas de madeira. Apesar do micélio estar protegido sob o solo, estas aparas fornecem nutrientes extras para a colheita do próximo ano.

Normalmente, estas áreas de cultivo podem ser deixadas praticamente ao natural durante quase todo o ano, e se escolher um local adequado, dificilmente secarão. Condições meteorológicas adversas podem afetar a produção de um ano, mas o micélio permanece protegido para futuras colheitas. O único momento em que o canteiro precisa de maior atenção é durante a colheita.

Atenção: não utilize fertilizantes químicos nem pesticidas junto à sua área de cultivo, pois podem contaminar os cogumelos.

Colheita:

A frutificação dos cogumelos mágicos costuma iniciar-se em novembro, prolongando-se até à chegada da primeira geada. Em condições favoráveis, é possível obter entre duas a três colheitas completas por ano; este período pode ser prolongado se optar por cobrir a área com uma pequena estufa. O momento ideal para colher um cogumelo é mesmo antes de o véu se romper, mas como esta fase pode ser difícil de prever no exterior, recomenda-se que colha qualquer cogumelo que pareça estar maduro. Para colher, segure suavemente a base do caule entre o polegar e o indicador. Faça um movimento ligeiro de torção e puxe para cima. Após o início da colheita, verifique diariamente se surgiram novos cogumelos.

ATENÇÃO: Com o tempo, podem começar a aparecer outros tipos de cogumelos devido a contaminação. Tenha cuidado e certifique-se do que está a colher!


Está a visitar o nosso site Portugal.