Pesos de cannabis: tudo o que precisa de saber

Pesos da erva: tudo o que precisa de saber

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Última actualização:

Quantos charros consegue enrolar com um grama? Quais são as expressões mais usadas na zona? Como se faz a diferença entre o sistema métrico e o imperial? Continue a ler para descobrir tudo, tal como desfez aquela bela ganza ontem à noite.

Pede-me um oitavo… pede-me uma onça… ou dá-me alguma orientação! Se está agora a entrar no mundo da canábis, perceber todas as medidas e termos pode ser complicado. O conhecimento é poder, e ninguém quer sentir-se como um principiante.

Felizmente, estamos aqui para ajudar. Este artigo vai dar-lhe todas as dicas de que precisa para gerir as suas compras de erva sem dificuldades. Agora tente dizer isso dez vezes depressa, depois de umas passas.

De quanta erva precisa?

QUANTA ERVA PRECISAS?

Primeiro, convém esclarecer uma questão: charros vs. spliffs. Na América do Norte, um "charro" (joint) é um cigarro de cannabis sem tabaco. Já um "spliff" mistura cannabis e tabaco. No Reino Unido e noutros países, as designações trocam-se. Ora bem, para evitar confusões, nesta explicação vamos referir-nos apenas à cannabis pura.

História relacionada

Top 10 alternativas ao tabaco para charros

Portanto, sempre que falarmos de charros, falamos de cannabis simples, sem adição de tabaco. Fica atento, pois se enrolares com tabaco estes valores não se aplicam.

Vamos então ao que interessa…

De quanta cannabis precisas para enrolar um charro?

QUANTA CANNABIS É PRECISO PARA ENROLAR UM CHARRO?

Obviamente, o tamanho de um charro pode variar, consoante goste de os enrolar mais finos ou mais grossos. No entanto, há alguns dados que ajudam a definir o que é considerado um charro "médio". Segundo pesquisas realizadas na área das políticas sobre drogas, um charro típico contém 0,32 gramas de cannabis.

Isto significa que, a partir de um grama, conseguirá enrolar aproximadamente três charros. Dependendo do teor de THC e da sua tolerância, três charros podem proporcionar cerca de seis momentos de "high". A quantidade de gramas de que irá precisar depende da frequência com que fuma.

Se costuma fumar regularmente, talvez faça sentido começar a comprar quantidades maiores. Normalmente, comprar em grandes quantidades é mais económico e, ao poupar na compra da cannabis, cada fumada torna-se ainda mais satisfatória. No entanto, antes de decidir abastecer para o futuro, confirme sempre a legislação local.

Métricas da marijuana

MARIJUANA METRICS

A maioria dos países utiliza o sistema métrico. A grande exceção é os Estados Unidos, que continuam a adotar o sistema imperial.

No entanto, o universo da canábis seguiu um caminho próprio. Os pesos da erva são tradicionalmente calculados através de uma mistura única dos sistemas métrico e imperial—claramente ideia de alguém criativo. Parece confuso? Não te preocupes. As medidas do mundo da canábis podem ser peculiares, mas rapidamente se tornam fáceis de perceber.

O grama é, habitualmente, a medida base para a canábis. É raro negociar quantidades menores. Até mesmo os charros pré-enrolados vendidos em dispensários costumam ter 0,5g ou 1g inteiro.

Mas, se vieste com vontade de aprender, avancemos para quantidades maiores. "Oitavo", "quarto" e "meio" são frações de uma onça. Como já deves ter percebido: os gramas pertencem ao sistema métrico, enquanto as onças vêm do sistema imperial. E, como não se aprende estas contas na escola, vamos explicar tudo de forma simples.

História relacionada

Erva de qualidade vs erva de fraca qualidade: como distinguir

"Oitavo", "quarto" e "meio"

Um "oitavo" é uma expressão utilizada para referir 1/8 de uma onça, o que corresponde a cerca de 3,54 gramas de canábis. Em regiões mais habituadas ao sistema métrico, este termo pode ser substituído informalmente por "três e meio". Para um consumidor moderado, esta quantidade costuma ser suficiente para cerca de uma semana, permitindo enrolar aproximandamente 10 a 11 charros manuais.

Já um "quarto" ou "sete" representa 1/4 de uma onça, ou seja, 7,08 gramas de marijuana — uma opção equilibrada para quem quer adquirir uma quantidade intermédia e rende, em média, entre 21 e 22 charros.

Para quem fuma com maior frequência, pode valer a pena optar por um "meio" — ou 1/2 onça, o que equivale a 14,17 gramas, sendo o dobro de charros de um quarto.

Precisas de ainda mais quantidade? Então talvez estejas pronto para…

UM "O INTEIRO"

Antes de mais, tire pensamentos equivocados da cabeça! Estamos a falar de plantas! Um "O" ou um "O completo" é gíria informal para uma onça ou 28,35 gramas de cannabis. Embora esperamos que aprenda a usar estes termos como um verdadeiro conhecedor, recomendamos que diga simplesmente "onça" para ser mais claro.

Se for consumidor habitual, uma onça deverá dar para duas semanas até um mês. Nos Estados Unidos, este é também o limite máximo permitido para posse pessoal na maioria dos estados onde o consumo é legal.

Uma cornucópia de cannabis

Uma cornucópia de canábis

Se está com dificuldades em imaginar quanto é realmente a quantidade de canábis de que falamos, deixe-nos ajudá-lo com uma comparação usando frutas populares. Atenção: não prometemos que não lhe dê fome ao longo do caminho! Veja esta tabela prática para relembrar as quantidades essenciais:

GRAMAS ONÇAS TAMANHO SEMELHANTE A
1 grama um grama é apenas um grama Uva
3,54 gramas ⅛ de onça (um "oitavo") Kiwi
7,08 gramas ¼ de onça (um "quarto") Maçã
14,17 gramas ½ onça (meia) Toranja
28,35 gramas 1 onça (conhecida como "onça" ou "O") Coco

Glossário da canábis

Recomendamos que se mantenha pelos termos essenciais, mas aqui ficam algumas expressões informais que pode ouvir, só para o caso. Tenha em conta que esta não é uma lista completa!

  • "Dime-bag" ou "Dime" — Gíria americana usada para designar 10 dólares de erva, normalmente cerca de um grama
  • "Dub-sack" ou "Dub" — Semelhante à anterior, mas refere-se a 20 dólares
  • "Blunt" — Charro grande feito com papel de cigarro recuperado de um charuto
  • "Dank" — Cannabis de alta qualidade, com aroma intenso e aquela consistência pegajosa tão procurada
  • "Nug" — Pequeno pedaço compacto de cannabis não triturada
  • "Pinner" — Charro muito fino, normalmente com apenas ¼ de grama
  • "Roach" — Ponta de um charro já fumado
  • "Teenth" — ¹/₁₆ de uma onça ou metade de um oitavo

Integre-se com os locais

o sistema de pesagem único da cultura canábica

Já explicámos algum do vocabulário e falámos sobre o sistema de pesagem exclusivo da cultura canábica. Apesar de adorarmos esta forma híbrida de medir quantidades, recomendamos que adotes sempre a abordagem "em Roma, sê romano".

Se estiveres a planear visitar um coffeeshop em Amesterdão, o mais simples é falar diretamente em gramas. Na maior parte da Europa, reina o sistema métrico, por isso adapta-te para teres uma experiência tranquila. Por outro lado, se o teu destino for um dispensário nos EUA, prepara-te para usares os termos eighths, quarters e ounces.

Ferramentas recomendadas

guardar cannabis

Tudo isto é ótimo, mas como pode ter a certeza de quanta erva tem realmente à frente? Não se preocupe, existe uma forma muito mais precisa do que usar um objeto qualquer como referência.

Recomendamos adquirir uma balança digital de qualidade. É indispensável para pesar corretamente a sua colheita. Uma boa balança também garante que não sai prejudicado nas suas compras. A Zamnesia dispõe de uma vasta seleção de balanças digitais, cuidadosamente escolhidas pela sua precisão e facilidade de uso.

balanças digitais

Ver balanças

Convém também pensar na melhor forma de guardar o seu cannabis, especialmente se compra quantidades maiores. Erva excessivamente seca continua a ser eficaz, mas proporciona uma fumaça muito mais agressiva. Felizmente, existem truques para a manter fresca e até para revitalizar as flores demasiado secas.

Esperamos que estas dicas ajudem a tirar o máximo partido da sua erva, onde quer que esteja. Agora é só apreciar e partilhar!

Miguel Antonio Ordoñez
Miguel Antonio Ordoñez
Licenciado em Comunicação Social e Media, Miguel Ordoñez é um escritor experiente, com mais de 13 anos de carreira, dedicando-se à área do cânabis desde 2017. Uma investigação contínua e rigorosa, aliada à sua própria experiência, permitiu-lhe desenvolver um profundo conhecimento sobre o tema.
Está a visitar o nosso site Portugal.

Também lhe pode interessar