Por favor, inicie sessão para aceder à sua lista de desejos
As moscas dos cogumelos são uma praga que pode atacar as tuas plantações de cogumelos mágicos e causar alguns estragos. Alimentam-se principalmente de micélio e de composto. Estas pestes são bastante resistentes, mas existem várias formas de proteger o teu cultivo. Técnicas como a pasteurização e diferentes métodos de prevenção e eliminação permitem aos cultivadores manter as moscas dos cogumelos afastadas e em controlo.
Estes pequenos seres de cor escura têm uma vida bastante curta. O seu tamanho varia entre 2 e 8 milímetros e, por vezes, actuam como polinizadores, tanto de pólen de plantas como de esporos de cogumelos. As moscas dos cogumelos são conhecidas por voarem pouco, preferindo deslocar-se a andar sobre as plantas e o solo. Pertencem a várias famílias, entre as quais Sciaridae, Diadocidiidae, Ditomyiidae, Keroplatidae, Bolitophilidae e Mycetophilidae.
Estas moscas são resistentes e conseguem sobreviver mesmo a temperaturas frias. As fêmeas podem depositar entre 50 e até 300 ovos em composto. Estes ovos transformam-se em larvas, que evoluem para pupas e, por fim, tornam-se adultos.
Se a sua plantação de cogumelos foi afetada por uma infestação de moscas dos fungos, podem surgir vários problemas. Estas moscas e as suas larvas alimentam-se tanto do substrato que nutre os seus cogumelos como das redes de micélio por baixo deles. Esta atividade pode prejudicar seriamente a produtividade da sua cultura.
Se, infelizmente, se der conta de que a sua plantação de cogumelos está a ser invadida por moscas-dos-cogumelos, existem várias estratégias eficazes para lidar com este problema e proteger o seu cultivo. Embora o recurso a químicos seja uma possibilidade, há opções naturais e biológicas igualmente eficazes.
Se tiver espaço e condições, pode considerar introduzir predadores naturais no seu ambiente. As plantas carnívoras, como a dioneia, adaptam-se bem aos ambientes húmidos do espaço de cultivo e ajudam a reduzir significativamente a presença destes insetos.
Outro aliado de peso são os louva-a-deus, que podem ser colocados na área de cultivo. Estes caçadores silenciosos erradicam rapidamente as moscas, sobretudo quando ainda são jovens e facilmente manejáveis para espaços menores.
Os ácaros predadores também são úteis para controlar as larvas das moscas-dos-cogumelos, enquanto os nemátodos predadores atacam diferentes pragas na fase larvar.
Por fim, as vespas parasíticas representam um reforço natural eficaz para manter as moscas-dos-cogumelos sob controlo.
O ideal é que os cultivadores adotem medidas preventivas desde o início, evitando assim qualquer infestação de moscas dos cogumelos. Estratégias simples, como utilizar borras de café ou tabaco no espaço de cultivo, ajudam a repelir estes insetos de forma eficaz.
No entanto, a forma mais segura de prevenir o aparecimento de moscas dos cogumelos é pasteurizar o substrato antes da utilização. Assim, garante-se que quaisquer pragas presentes são eliminadas antes de iniciar o cultivo. Para tal, pré-aqueça o forno a 93 °C. Coloque parte do composto num tabuleiro de forno e utilize um termómetro para verificar a temperatura no centro da terra. Quando atingir os 71 °C, deixe assar durante 30 minutos.
Produtos relacionados
Também lhe pode interessar
Categorias
Conta
Informação
As nossas ofertas
O nosso site não funcionará corretamente sem estes cookies ativados. Por isso, os cookies funcionais não podem ser desativados.